Literatura

Não Conte a Ninguém, Harlan Coben

Há mil anos eu estou planejando essa resenha. Sério, mil anos, desde que esse livro e esse autor se tornaram uns dos meus favoritos. É impressionante como Harlan Coben te laça à narrativa desde a primeira linha e, olha só, te laça as suas outras obras também!

naoconteaninguem_s(imagem tirada daqui)

Não Conte a Ninguém foi o primeiro livro dele que li e, certamente, não foi nem será o último (aliás, quando se trata de Harlan Coben, nunca haverá um último pra mim). Autor da famosa série sobre o detetive Myron Bolitar, Coben é um dos mais bem sucedidos escritores do gênero policial e as razões pra isso são até óbvias, mas não menos impressionantes. É difícil nesse meio você ver uma narrativa simples e que ainda te passe uma perfeita veracidade, além de uma complexidade que só se torna visível mesmo no final. Harlan, no entanto, faz exatamente isso em todas as páginas desse livro, te conquista no enredo, na construção, nos personagens, nos mistérios envolvidos que, é, te pegam de surpresa no final.

Acompanhando o pediatra David Beck, o livro conta com o mistério que passa a rondar o assassinato de sua esposa, já solucionado oito anos antes. Tida como mais uma vítima de um serial killer, Elizabeth Beck tem seu caso rapidamente fechando, mas tudo muda quando David, preso no passado, começa a receber estranhas mensagens que só poderiam ter sido mandadas por sua esposa. A primeira delas é justamente a frase “não conte a ninguém”.

Na vida de Beck, tudo parece estar uma confusão, mas as coisas só pioram quando uma antiga amiga de sua esposa é assassinada logo depois de ele a procurar. Cabe a ele agora desenterrar as diversas pontas soltas na morte de Elizabeth, provar sua inocência para o FBI e ainda fugir de um assassino de aluguel contratado por alguém muito próximo.

Acho que já devem saber que eu adorei o livro. Pois é. Li ele em muito pouco tempo e me encantei, me vi totalmente absorta na história de Beck e na profunda realidade que o personagem mostra. Acima de tudo, ele é um humano complexo que se vê revelado numa narrativa incrivelmente simples.

Aliás, o livro foi adaptado para o cinema por Guillaume Canet (sim, o marido da Marion Cotillard!). François Cluzet (de Os Intocáveis) interpretou David Beck e, adivinhem, o filme foi indicado a 9 César (o Oscar francês) e ganhou 5! Eu ainda não assisti, mas logo, logo vou e venho aqui com uma resenha pra vocês. O importante é: PELO AMOR DOS CÉUS, VÃO LER ESSE LIVRO E CONHECER MAIS SOBRE O HARLAN COBEN!!!!

Desculpem. É só.

INFORMAÇÕES

 

Título: Não Conte a Ninguém
Autor: Harlan Coben
Tradução: Ivo Korytowski
Número de Páginas: 256
Edição: 1ª – 2009
Editora/Selo: Arqueiro
Preço: R$ 29,90
Classificação: ★★★★★

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Dryelly Kércya
    July 11, 2013 at 11:23 pm

    Hahahahaha! Que coisa linda! Adoro quando vejo resenhas assim perfeitas sobre autores assim perfeitos! A-m-o Harlan Coben. Como pode escrever tão bem e prender as pessoas assim? O primeiro livro que li dele – o livro que definitivamente me fez amar mais a leitura -, foi Confie Em Mim. Comprei logo 4 numa promoção e a partir disso não parei mais.

    Myron Bolitar? Minha série favorita! Myron e Win são os melhores. /cute

    Harlan é mesmo incrível.

  • Reply
    Fábrica dos Convites
    July 12, 2013 at 9:45 am

    Este autor realmente é muito bom e concordo contigo, dificilmente terá um último livro dele para ler.
    Bs, Rose.
    Fábrica dos Convites recently posted..Questão de OpiniãoMy Profile

  • Reply
    May
    July 13, 2013 at 1:33 pm

    Não Conte a Ninguém foi o primeiro livro do Harlan que eu li, também. Assim como você, não consigo mais parar de ler ago dele, desde então, já li mais dois, se não me engano, e estou louca por todos os outros. O cara é fera mesmo.

    Beijo grande,
    May :*
    May recently posted..Obsessão – Maya BanksMy Profile

  • Reply
    Jheyscilane
    July 14, 2013 at 3:31 pm

    Não Conte a Ninguém é mesmo um livro ótimo! Adorei ele quando li e foi meu primeiro livro do autor ^.^ Hoje tenho vários livros do Harlan na estante.

    Beijos
    Jheyscilane recently posted..Capas pelo mundo: DeslembrançaMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge