Cinema

Muito além do Cidadão Kane (1993)

O aniversário de 50 anos da Rede Globo me lembrou de um documentário chamado Muito além do cidadão Kane, e postar sobre ele aqui é bastante importante porque tem “tudo a ver” com a história do Brasil e com um dos nossos canais abertos de maior público.

Fiquei sabendo faz uns dois ou três anos que esse filme existe, e descobri enquanto pesquisava um pouco sobre ele antes de escrever este post que foi feito por uma produtora do Reino Unido. Parece que não podem passar esse documentário em nenhum canal de televisão aqui no Brasil – o mais provável motivo é que tem cenas nele com direitos autorais da Globo, o que dificulta bastante que ele apareça oficialmente. Acontece que, pra desgosto da televisão, tá disponível na internet e bem fácil de encontrar, então não dá pra esconder um material desse.

Depois de assistir, fica simples entender que não é do interesse da Globo de forma alguma que a população saiba sobre esse conteúdo. Roberto Marinho, fundador do canal, é o principal criticado no documentário. Ele é comparado a uma personagem de um filme chamado Cidadão Kane, e essa personagem havia sido inspirada num magnata das comunicações, por isso o nome. Não que o foco seja a pessoa do fundador da Globo, mas ele teve um papel fundamental em tudo o que o filme conta.

O documentário tem quatro partes:

A primeira é sobre a relação entre a Rede Globo e o período da ditadura militar, com relato de fatos que ocorreram no país naquela época;
A segunda parte mostra sobre um acordo entre a Globo e um grupo chamado Time-Life, uma empresa de comunicação dos Estados Unidos;
A terceira parte é sobre a influência do fundador da emissora, Roberto Marinho;
A quarta parte expõe manobras ilegais e formas de manipulação que as Organizações Globo teriam utilizado em suas parcerias com o governo.

A impressão que eu tenho é que a força da Globo já foi muito maior do que é hoje, talvez pela audiência cada vez menor, e que ainda continua a ser uma fonte importante de conteúdo pra muita gente. Apesar de ter sido feito há praticamente 22 anos, esse filme ainda é um tem-que-ver, no mínimo porque demonstra o perigo de um único meio de comunicação centralizar a audiência, e de consumir conteúdo de uma só fonte sem questionar o que eles mostram – ou, muitas vezes, não mostram.

Ainda nas pesquisas pra este post, descobri que esse material inspirou um livro, chamado “TV Globo e o Documentário Muito Além do Cidadão Kane”, que ironicamente está esgotado em praticamente todas as lojas online onde procurei, ou consta que é disponibilizado por encomenda.

Aposto qualquer coisa que a internet ajudou a diminuir a influência da TV, não só da Globo, nos últimos anos. Cada vez mais pessoas consomem conteúdo online, e enquanto isso a televisão fica de lado – o potencial da comunicação pela internet é cada vez mais gritante, não dá pra ignorar.

Quem precisa de distopias quando não passam um documentário desse na televisão?

ficha técnica

Título original: Beyond Citizen Kane
Direção: Simon Hartog
Elenco: Leonel Brizola, Chico Buarque de Hollanda, Walter Clark, Dias Gomes, Lula, Antônio Carlos Magalhães, Roberto Marinho, Armando Nogueira, Washington Olivetto
Roteiro: Simon Hartog
Duração: 93 min
País: Inglaterra
Gênero: Documentário
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Wash Albuquerque
    10/05/2015 at 12:35 pm

    Ei,cai de paraquedas aqui LOL Esse filme é muito bom, lembro que assisti ele algumas vezes enquanto cursava Geografia, a forma com que eles moldam as críticas é muito eficaz e clara, essa jogada usando o tal Kane também foi genial no roteiro. A Globo de fato perdeu muito poder com o passar dos anos, e falemos sério, só é manipulado hoje quem quer, ou em quem a ignorância prevalece, pois qualquer um pode se informar e descobrir os fatos por trás do que nos é transmitido.

    Ótima dica ein :D
    xoxo
    Wash Albuquerque recently posted..Colorindo o Blues distorcido de James Marshall “Jimi” HendrixMy Profile

    • Reply
      Hypia
      12/05/2015 at 2:10 pm

      A área de Humanas é fascinante mesmo, e fiz questão de indicar esse filme pro máximo de pessoas que consegui.

      Infelizmente, muita gente hoje não tem a menor noção do quanto de manipulação ainda existe.

      Tomara que também tenha visto o post que uma das minhas amigas da equipe desta página escreveu sobre o livro Admirável Mundo Novo.

      Muito obrigada mesmo pelo comentário, Wash, e um abraço!

    Leave a Reply

    CommentLuv badge