Literatura

Mr. Mercedes, Stephen King

Apesar de Stephen King ser um autor renomado, que acabou por influenciar toda uma geração e a cultura pop em si, quando se diz respeito a terror, o único livro dele que tive a oportunidade de ler foi “O Iluminado”. Vontade nunca me faltou para ler outras obras, por isto, quando tive a oportunidade de solicitar Mr. Mercedes em parceria com a Companhia das Letras, me debrucei sobre a história, que é a primeira da trilogia de Bill Hodges, e não se trata de terror e sim um thriller, o que me agradou bastante para falar a verdade.

resenha-mr-mercedes-stephen-king-whosthanny

O livro tem foco principal em dois personagens Bill Hodges e Brady Hartfield. Bill é um policial aposentado, que encerrou sua carreira com um caso não solucionado, “O Massacre do City Center”, em que um assassino atropelou diversas pessoas que estavam numa fila para conseguir emprego, e ficou conhecido como Mr. Mercedes, que intitula o livro. Ele levava sua vida deprimido, com propensão a se suicidar, quando acaba por receber uma carta do suposto Mr. Mercedes. Isto deu uma nova razão para voltar à ativa, mesmo na posição de civil. Do outro lado temos o Brady, o próprio Mr. Mercedes, que apesar de ser jovem leva uma vida difícil com uma mãe alcoólatra e com dois trabalhos que odeia.

Mr. Mercedes aborda muito o psicológico quebrado de ambos os personagens, mesmo que por razões diferentes. De um lado temos um policial recluso, que já não tem mais a família convivendo no seu dia-a-dia, limitado a comer junk food em casa, na frente de uma televisão, e ao lado de uma arma que pensa em usar em si próprio constantemente. E um “gênio” que quer chamar a atenção por meio de ataques terroristas, por ter nojo da raça humana. A todo momento vemos um jogo de gato e rato em que cada um acha que está mais próximo de alcançar a sua presa. Brady, por ser desconhecido ao detetive, usa de atos covardes para obter vantagem e motiva-lo ao suicídio.

A obra tem leitura muito dinâmica, cambiando a história dos personagens em pontos chaves deixando-nos curiosos a cada capitulo que se passa para querermos saber qual será o próximo movimento nesta constante batalha de egos. Apesar de sabermos quem é o assassino, fica a tensão no ar de quando acontecerá o encontro dos dois e se este momento pode ocasionar num instante dramático. Por este e muitos outros motivos recomendo este Mr. Mercedes.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Mr. Mercedes
Autor: Stephen King
Tradução: Regiane Winarski
Número de Páginas: 400
Edição: 2016
ISBN: 9788556510020
Editora: Suma de Letras
Preço: R$ 44,90
Classificação: ★★★★½

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge