Literatura

Minha Irmã Mora Numa Prateleira, Annabel Pitcher

Bonitinho na medida certa.

minha irmã

Em seu livro de estreia, a autora Annabel Pitcher envolve o leitor com a história do pequeno Jamie. Um garoto de dez anos que perdeu uma das irmãs mais velha em um atentado terrorista nas ruas de Londres, há cinco anos. Ele não lembra muito bem de Rose, mas sabe que seu pai chorou, sua mãe chorou e Jasmine chorou pela sua morte. Ele ainda não derramou um lágrima durante esses anos e sua psicóloga acha que ele está em um estado de negação. Será?

Não vou mentir, livros infantojuvenis com uma pegada dramática estão se tornando my thing. Li sem expectativas de ter minha visão de mundo transformada e me deparei com temas sobre bullying, preconceito, perda, mas acima de tudo, esperança pelos olhos ingênuos de uma criança.

Jamie é um nerdzinho que passa o tempo inteiro na biblioteca, porque não tem amigos. Mas quando ele tem que mudar de cidade com seu pai e Jas, uma oportunidade de recomeçar e ser quem ele quiser surgiu. Falar no primeiro dia na escola nova que a irmã foi morta por mulçumanos seria algo legal?

Os conflitos internos do protagonista são de dar dó. Há o descaso do pai alcoólatra, a mãe que certamente o abandonou, mas em meio a tudo isso, tem aquela coisa de talvez as coisas possam melhorar. Ele tem um gato e uma irmã muito simpática que tornam o seu dia melhor. Mas e se houvesse um modo de fazer a sua família voltar a ser o que era? Com todos felizes?

Com uma boa dose de humor, devido a inocência de Jamie, o leitor acaba rindo de situação que seriam no mínimo tristes. A narrativa é corrida, com os diálogos inseridos num mesmo parágrafo, sem a necessidade de travessões ou aspas.

“Senti uma forte vontade de rir, (…), mas engoli o riso e tentei pensar em umas coisas tristes, como guerra e aquelas crianças da África que tem barrigas enormes, mesmo sem comer coisa alguma.”

Minha irmã mora numa prateleira é um livro sobre a real compreensão da perda, mas também de como é possível ser feliz com amor e apoio daqueles que realmente importam.

Informações

Cortesia para resenha.
Autor: Annabel Pitcher
Tradução:Domingos Demasi
ISBN:978-85-7980-154-9
Páginas:232
Edição: 1ª – 2013
Editora/Selo : Rocco Jovens Leitores (Twitter Facebook)
Preço : R$ 29,00
Classificação: ★★★★☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Caverna Literária
    February 6, 2014 at 8:38 pm

    Nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei bastante da sua resenha! Admito que não é o estilo de livro que eu costumo ler, mas parece ter um grande potencial, e assim que tiver oportunidade irei lê-lo! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/ (ex Hangover at 16)

  • Reply
    Nuvens de Ketchup, Annabel Pitcher - Who's thanny?
    July 14, 2015 at 12:27 pm

    […] me surpreende mais uma vez. Após seu romance de estreia, Minha irmã mora numa prateleira (resenha aqui), somos apresentados ao incrível Nuvens com Ketchup que também fala sobre morte, mas de uma forma […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge