Literatura

Memória da água, Emmi Itäranta

Sabe aqueles livros tão bons que você vai lendo e quer muito saber o que vai acontecer, mas também não quer que ele acabe? Esse é o caso de Memória da Água.

memória da água

Num futuro que pode ou não ser muito distante, a água é rara e os que a possuem têm poder sobre todos os outros. A intervenção militar desse futuro gerou uma situação de calamidade e milícia que faz de muitas cidades pequenos lugares de propagação do medo. É assim no vilarejo de Noria Kaitio. Ela, uma moça de 18 anos criada nos costumes dos mestres de chá pelo seu pai, se vê num curto espaço de tempo orfã, dona de um segredo capaz de mudar a vida de muita gente e no meio de uma guerra pela supremacia sobre o bem mais valioso que já existiu. Noria, assim como muitos Kaitio antes dela, é retentora do conhecimento da localização de uma nascente que já está morta há muito tempo nos livros de história e é seu dever manter esse segredo.

But water doesn’t care for human sorrows. It flows without slowing or quickening its pace in the darkness of the earth, where only stones will hear.

Quando se começa a ler esse livro, o leitor já sabe que algo vai dar errado. Ele é apresentado a uma situação crítica e tem que aguardar a narradora caminhar elos pontos que a levaram até ali antes de mais ou menos explicar aconteceu. Mais ou menos, porque muita coisa o leitor é estimulado a adivinhar e muita coisa é desvio de rota.

Emmi demonstrou um talento evidente sobre fazer o leitor acreditar que sabe o que vai acontecer, só para descobrir que estava completamente enganado. E, se quer saber minha opinião, esse é um talento e tanto. Nós viajamos no ponto de vista de Noria e somos inundados com meia informações, obrigados a tirar conclusões e submergidos nesse universo que pode ser tão próximo de casa. É incrível. É de tirar o fôlego. E é um livro que merece toda a atenção que recebeu.

Relativamente novo, é surpreendente o quão rápido ele chegou ao Brasil (obrigada Galera Record!). A Memória da Água é um livro poético, delicado e que provavelmente vai agradar não a poucos, porque existe uma quantidade boa de gente que gosta de arriscar seus gostos literários, mas talvez não o suficiente. Portanto, quando o vir na prateleira da sua livraria preferia, dê uma chance a ele. Você pode se surpreender e apaixonar tanto quanto eu.

informações

Cortesia da editora para resenha
Título: Memória da água
Autor: Emmi Itäranta
Tradutor: Liliana Negrello
Número de Páginas: 288
Edição: 1ª edição/2015
ISBN: 9788501103116
Editora: Galera Record
Preço: R$35,00
Classificação: ★★★★☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge