Coluna

As melhores séries policiais

Desde cenas de perícia até aliens, drogas e tribunais, o mundo do crime é muito bem retratado nas séries de televisão. Com anos já em seu currículo, as séries policiais sempre manterão seu espaço em qualquer lugar que você vá.
E aqui estão algumas das melhores séries policiais, algumas mais famosas que outras, ou até mesmo mais antigas, porém todas com a nota A+.

Arquivo Morto

wt11

Focada na equipe do departamento de homicídios com sua divisão policial de casos arquivados não resolvidos, Arquivo Morto tem como personagem principal a Detetive Lily Rush, interpretada pela lindíssima Kathyn Morris (Minority Report). Com nova tecnologia, o que pode ser crucial para o encerramento de casos mais antigos, interrogatórios e todo o esforço para não classificar o caso como não resolvido mais uma vez, os episódios vão passando sem que você perceba. A melhor parte, na opinião desta pessoa que vos fala, é observar como as pessoas envolvidas seguem com a vida, a forma como mudam ou continuam as mesmas. Infelizmente foi cancelada em 2010, mas isso não é motivo para deixar de assistir.

Arquivo X

wt12

I WANT TO BELIEVE, foi um dos slogans mais populares dos anos 1990. Arquivo X era um deleite para os fãs das teorias de conspiração que sempre pairavam no ar. Guardados no subsolo do FBI, os casos não resolvidos envolvendo atividade paranormal são encontrados pelo Detetive Mulder, interpretado por David Duchovny, e mais tarde pela agente e média Dana Scully, interpretada por Gillian Anderson. Os casos passam de visões fantasmagóricas, satanismo, ocultismo e alienígenas. E quando você terminar, meu amigo, you will trust no one.

CSI: Crime Scene Investigation

Focada no trabalho dos cientistas forenses de Las Vegas, CSI relata o trabalho dos peritos para resolver o caso que aparecem todos os dias em suas mãos. Testes de DNA, fibras, minúsculos objetos e tudo o mais que formar a cena do crime passam pelo laboratório criminal. A maior surpresa consiste na resolução dos casos, onde um aparente suicídio é, na verdade, um assassinato. O sucesso da série foi tão grande que gerou dois spin-off, também de grande sucesso: CSI: Miami e CSI: Nova Iorque, ambos cancelados. O fascinante mundo da perícia passa diante dos seus olhos pelos episódios, sempre marcados inicialmente pela clássica abertura com a música Who Are You? da banda The Who.

Criminal Minds

wt13

Um esquadrão do FBI voltado para a análise comportamental, não das vítimas, mas sim dos criminosos. Utilizando a prática do perfilamento (criar um perfil a partir dos dados comportamentais obtidos), cada membro da equipe investe suas habilidades até que o suspeito do crime investigado seja encontrado. Conta com um spin-off chamado Criminal Minds: Suspect Behavior que contava com Forest Whitaker, mas foi cancelada com apenas 13 episódios. Você também pode conferir a resenha de Criminal Minds aqui.

Law & Order

wt14

Intercalando-se entre a investigação criminal dos detetives e as dificuldades da promotoria em levar os casos à corte de justiça, Law & Order é um dos maiores sucessos da televisão, não só na linha de séries policias, mas no mundo televisivo, e seus 20 anos de exibição são uma prova disso. Seus spin-off são quase tão famosos quando o original, como Law & Order: Special Victims Unit. Mostrando as dificuldades em se prender um criminoso, a principal marca da série é a narração na abertura: “No sistema judiciário criminal, o povo é representado por dois grupos distintos porém igualmente importantes: a polícia, que investiga os crimes, e os promotores de justiça que processam os autores. Estas são as suas histórias.”

NCIS

wt15

O quão legal é quando nós vemos uma série mais distante do FBI? NCIS é um spin-ff da clássica série JAG, voltada para as investigações de crimes que envolvem a Marinha dos Estados Unidos, o Corpo de Fuzileiros Navais e suas respectivas famílias. As tramas envolvem desde de assassinatos por alguma briga de bar de um marinheiro em suas férias, até intrigas de terrorismo e roubos de navios. Existem também a participação de outras organizações governamentais como o Exército Americano, Mossad e CIA.

Miami Vice

wt16

Um deleite nos anos 1980 e obra de muitas inspirações até os dias atuais, Miami Vice foi aquela série que chocava o publico com as investigações de crimes contra a moral, como tráfico de drogas, prostituição e lavagem de dinheiro, e ainda ditava moda. Pode perguntar aos seus pais, ou quem sabe você mesmo se lembre, da combinação de paletós com camiseta que viraram quase uma febre graças à serie. Próxima festa à fantasia, vá de Miami Vice, tenho certeza que alguém vai reconhecer. A série ganhou até um filme em 2006, com Colin Farrell e Jamie Foxx no elenco. Carrões, moda, trilha sonora e investigações policiais voltadas para o mundo mais “real”. Porque mesmo você ainda não está assistindo?

The Shield

wt17

O ditado “o bem e o mal andam de mãos dadas” se aplica perfeitamente nessa série. The Shield era aquela série que esfregava a corrupção no sistema policial na sua cara, sem dó nem piedade. O protagonista era o detetive Vic Mackey, interpretado por Michael Chiklis, líder do Strike Team, um esquadrão voltado para o controle de gangues e tráfico de drogas. A moral de cada policial é questionaa várias vezes, mas sem deixar que você desvie os olhos um minuto que seja.

24 Horas

wt18

Jack Bauer, senhoras e senhores. Narrada num formato de tempo real, 24 Horas são os dias do agente da Unidade Contra Terrorista. É aquela série “doidera” que te tira o fôlego com aquele relógio correndo contra Kiefer Sutherland tentando impedir ameças como assassinato do presidente, atividades terroristas nucleares, químicas e biológicas e conspirações governamentais. Ganhou um filme intitulado 24 Horas: A Redenção, em 2008 e ano passado foram lançados mais 12 episódios com a minissérie 24: Live Another Day.

Desaparecidos

wt19

O Departamento de Pessoas Desaparecidas do FBI é o foco da série. Milhares de pessoas somem todos os dias em todos os lugares, inclusive na cidade de Nova Iorque, palco principal da série. O relógio sempre está contra eles, uma vez que cada segundo que passa é essencial para se encontrar um desaparecido. Uma fotografia e recursos tecnológicos são a base de tudo para a investigação comece e que, todos nós esperamos, termine com a pessoa resgatada.

 

E ai, gostou da lista? Concorda? Discorda? Acha que faltou alguma? Os comentários são inteiramente de vocês <3

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Jana
    28/01/2015 at 6:32 pm

    desaparecidos /love
    série policial é tudibom. São as melhores.

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge