Cinema

Maze Runner – Correr ou Morrer (2014)

ELE ESTÁ ENTRE NÓS!

the maze runner

Maze Runner – Correr ou Morrer é a adaptação do livro homônimo que resenhamos, veja bem, ONTEM! Por isso eu não vou resumir a história muito não, tá bom? Até porque eu tenho que contar uma coisa muito séria para vocês: É extremamente difícil resumir algum livro dessa trilogia quando se conhece o produto final; sempre rola um medinho de estar 1) sendo superficial ou 2) dar informações de mais.

Mas vamos ao que interessa.

Eu, particularmente, estava esperando ansiosamente por esse filme há mais de ano. A história de Thomas (Dylan O’Brien), Newt (Thomas Brodie-Sangster), Alby (Aml Ameen), Minho (Ki Hong Lee), Gally (Will Príncipe Poulter), Chuck (Blake Cooper) e Teresa (Kaya Scodelario) é cheia de ação e mistério e OLHA ESSE ELENCO!!!!! A cada entrevista não só deles, mas do autor James Dashner eu ficava mais empolgada, porque, poxa vida, JD está completamente apaixonado pela adaptação, o que é um sinal que, como fãs da saga, poderíamos nos apaixonar com facilidade também.

JD disse esses dias aí pelo twitter: Assista ao filme em IMAX e eu fui obediente e fiz exatamente o que ele mandou. Cara, que experiência sensacional. Embora algumas cenas sejam escuras – o que carrega a sensação de mistério e que você pode levar um susto a qualquer momento, a fotografia e trilha sonora e vibe do filme é fantástica.

Maze Runner é mais uma daquelas adaptações que são diferentes, mas são iguais. Sabem? E que as diferenças não doem ou afetam a linha narrativa da história – pelo contrário, só acrescentam riqueza à história. Sua visão externa (mas não tão externa, dicona) dão dicas sobre as sequências e ao fato que… bem, Maze Runner não é uma história sobre crianças que correm por um labirinto. É difícil de acreditar nisso logo de cara, mas Scorch Trials (Prova de Fogo, como veio para o Brasil e cuja resenha será postada aqui em breve) expande sua visão e lhe faz perceber com o que realmente aquelas crianças estão lidando.

Para quem não leu os livros, talvez esse seja o momento “??????????”. Até mesmo aqueles que leram apenas o primeiro livro podem ficar confusos. Eles acabam tendo… digamos.. informação de mais.

Quero dizer, não se enganem. O final do filme é o final do livro, a adaptação é maravilhosa (eu posso dizer que gosto mais que de Jogos Vorazes, shhhhhhhh), mas há uma coisinha a mais que pode deixar aqueles que estão entrando em contato com a saga agora meio “Mas?????”

Talvez esse seja o pecado das adaptações que dão certo: ou elas são muito literais, ou elas são muito ambiciosas. Ou o público sai entendendo a trama perfeitamente ou ele sai cheio de perguntas, cheio de “cadê mais?”. Fiquem avisados: Os três livros da saga Maze Runner terminam com “O QUÊ? PERAINDA!”. OS TRÊS. Então o sentimento da audiência é o mesmo sentimento dos leitores quando enfrentaram os livros pela primeira vez.

Vale ressaltar algumas coisas que aquecem seu coração: 1) Dylan O’Brien (haha, OF COURSE); 2) O sotaque de Thomas Sangster, que pôde ficar. (infelizmente, o mesmo não foi aprovado para Kaya e Will); 3) Chuck!; 4) KI HONG LEE. QUER DIZER, OLHA ESSE PEDAÇO DE TORTA:

Por isso e por muitos motivos eu digo: ASSISTAM MAZE RUNNER. ASSISTAM NO CINEMA E ASSISTAM EM IMAX, se possível. Super vale a pena e digo mais: garante que Scorch Trials esteja entre nós num futuro muito próximo.

Olha a primeira arte conceitual de Scorch Trials! Ela já existe e está só esperando pelo nosso amor (dinheiro), sejam bonzinhos.

ficha técnica

 

Título original: The Maze Runner
Direção: Wes Ball
Elenco: Dylan O’Brien, Kaya Scodelario, Will Poulter, Aml Ameen, Ki Hong Lee, Thomas Brodie-Sangster, Dexter Darden, Patricia Clarkson
Roteiro: Noah Oppenheim, Grant Pierce Myers, T.S. Nowlin
Trilha sonora: John Paesano
Duração: 113 min.
País: EUA
Gênero: ação, ficção-científica, distopia
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo Melhores de 2014
    29/12/2014 at 10:37 pm

    […] todas as ações que estreiaram em 2014, quem roubou a cena foi, sem dúvidas, Maze Runner. Pode ter a ver com o fato que colocaram Dylan O’Brien (Teen Wolf), Kaya Scodelario (Skins) e […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge