Literatura

Matéria Escura, Blacke Crouch

A recomendação que eu trago hoje é o livro Matéria Escura, escrito por Blacke Crouch, um dos responsáveis pela criação de Wayward Pines, série que me conquistou pela tensão criada nos primeiros episódios, mas que pecou ao revelar tão cedo as reviravoltas do roteiro, coisa que não acontece nesta obra, graças a Odin.

Infelizmente é difícil descrever o livro sem dar um spoiler muito crucial, mas vou tentar me ater de uma maneira mais simples. Jason Dessen é um professor de universidade, que em outrora teve oportunidade de fazer uma nova descoberta científica que o tornaria o cientista mais famoso do mundo, no entanto ele preferiu constituir uma família com sua esposa Daniela e seu filho Charlie.

Assim como Jason, Daniela poderia ter tido uma vida deslumbrante sendo uma artista renomada, mas foi acometida por depressão pós-parto encerrando sua carreira. Jason amava a vida que tinha, mas num fatídico dia houve uma reviravolta completa: ele supostamente perdeu tudo que tinha e achava que estava louco por chegar a pensar que sua família era uma mera ilusão.

Eu, particularmente, amei muito livro, talvez porque trata-se da vida de um cientista, o que também sou e acabei me identificando com muitas passagens. Matéria Escura tem um ritmo bem ágil, trama tensa e envolvente. Nas primeiras páginas há vários enigmas que o protagonista vai resolvendo no decorrer da história, mas em algum ponto isso acaba se tornando um pouco previsível, o que pode desestimular alguns, mas não a mim.

Além disso, na reta final da obra tem um desenvolvimento totalmente plausível, porém você fica, WTF!!!???, com o que está se passando, coisa de doido mesmo, digno de um episódio de Além da imaginação, mesmo assim o autor tenta dar uma explicação “científica” que você acaba aceitando mesmo sem querer aceitar.

O livro aborda um tema bastante interessante que já deve ter passado na cabeça de todos os seres humanos pelo menos uma vez na vida: e se eu tivesse uma vida diferente? se eu tivesse feito uma escolha diferente? Muitos podem acabar concordando com a mensagem que o livro traz, outros nem tanto, porém algo que fica bem claro é que devemos não pensar em apenas nós, mas também em quem está ao nosso lado e também nas gerações futuras que farão uso do planeta. No demais é um bom livro de ficção científica, apesar de ter alguns clichês do gênero enraizados, eu só sei que se tivesse um filme assistiria fácil.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Matéria Escura
Autor: Blake Crouch
Tradução: Alexandre Raposo
Número de Páginas: 352
Edição: 2017
ISBN: 978-85-510-0122-6
Editora: Intrínseca
Preço: R$ 49,90
Classificação: ★★★½☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Kemmy Oliveira
    May 26, 2017 at 11:01 pm

    Oi! Puxa, eu amei demais esse livro, avaliei com 5 estrelas! Sinceramente fiquei bem curiosa para entender porque você avaliou com 3,5. O que te desagradou além dos clichês citados?
    Enfim, os direitos para adaptação foram comprados :D enquanto eu lia pensei bem isso “eu super assistiria um filme”, mas aí já descobri que tá tudo esquematizado já hahahah não sei quando sai, mas sai!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge