Cinema

Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)

Em um mundo como o nosso, globalizado e interligado em todos os pontos, é até difícil não ficarmos sabendo do que acontece em cada canto do globo, principalmente quando se refere à economia capitalista que, desde a época da Primeira Revolução Industrial, vem ditando nossas relações comercias, não importando o nível. Em 2008, uma gigantesca crise financeira arrebatou as bolsas de valores e também toda a economia mundial e o filme Margin Call – O Dia Antes do Fim, que conta com um grande elenco, retrata as horas anteriores ao estouro desse evento assolador.

Margin Call abre com a demissão do personagem de Stanley Tucci, Eric Dale, que antes de sair deixa um trabalho não terminado a um de seus subordinados, Peter Sullivan (Zachary Quinto) e este descobre uma grande falha que pode ultrapassar os valores da companhia. Assim começa uma corrida em busca de uma maneira de amenizar os efeitos de tamanho colapso, levando até mesmo à trapaça.

There are three ways to make a living in this business: be first, be smarter, or cheat.

Começando com uma confissão nem tão perturbadora assim, vou dizer que a primeiríssima coisa que me chamou a atenção nesse filme foi o elenco cheio de nomes grandiosos, muitos dos quais eu sou fã. Para citar alguns, ai vai: Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Stanley Tucci e Zachary Quinto. Acho que enlouqueci de ansiedade quando vi que todos eles fariam um filme juntos, ainda mais sobre economia, assunto que me interessa muito (mas, quando li “O Dia Antes do Fim”, achei que seria mais um filme apocalíptico — ugh, nojo desses filmes). Como já devem ter adivinhado, meu maior elogio ao filme vai para a equipe de atores que, certamente, fez o que sabe fazer. E todos eles sabem muito. Paul Bettany e Jeremy Irons foram os que mais captaram minha atenção, embora Kevin Spacey não tenha passado despercebido de forma alguma. O filme é tão cheio de talento que minha cabeça não conseguiu acompanhar corretamente o enredo da película, porque, acredite, uma equipe dessas é de perder a consciência e também é o sonho de todo cineasta ou aspirante.


No entanto, é como dizem, nem só de um elenco talentoso se faz um filme impecável. Para pessoas que não têm pelo menos uma noção do ramo financeiro, o filme pode ser um pouco difícil de entender, pois usa muito de termos técnicos, além de ter um enredo um pouco parado,  o que é compreensível, pois não se pode esperar um tiroteio no meio de uma sala de reuniões, repleta de pessoas que podem decidir o rumo da economia internacional, não é? Margin Call é um filme que não foi feito para injetar adrenalina no sangue dos espectadores, mas sim retratar o meio econômico como ele é realmente: perigoso, traiçoeiro e, na maioria das vezes, antiético e destruidor, o verdadeiro espelho do capitalismo que nos faz de vítimas há tanto tempo.

(e eu ainda tenho uma queda de um penhasco pelo Paul Bettany. Oh yes)
Assim que terminei de assistir, conclui que o final não havia me agradado muito, talvez porque eu estivesse esperando por um clímax mais arrebatador, porém, quando parei para fazer esta crítica e analisar o filme como um todo, conclui que seu final não poderia se encaixar melhor ao filme e que a cova que Sam cavou para seu animal de estimação poderia muito bem servir para a economia recém arruinada, o que foi uma interpretação brilhante, diga-se de passagem.

Cheio de coisas implícitas e sem tanto drama, Margin Call é um filme profissional, impessoal e nos faz ver até onde vai a ganância daqueles que comandam esse sistema econômico e que nós, meros mortais, não somos importantes se comparados aos trilhões de dólares prestes a serem perdidos em um abalo financeiro de magnitudes economicamente apocalípticas.

Ficha técnica

Diretor: J.C. Chandor
Elenco: Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Zachary Quinto, Penn Badgley, Simon Baker, Demi Moore
Produção: Robert Ogden Barnum, Michael Benaroya, Zachary Quinto.
Roteiro: J.C. Chandor
Fotografia: Frank DeMarco
Trilha Sonora: Nathan Larson
Duração: 109 minutos
Ano: 2011
País: Estados Unidos
Gênero: Drama financeiro
Rating: ★★★★½

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Sam
    20/01/2012 at 7:21 pm

    Geovana, faz favor de parar de me fazer sentir mal por todas as coisas que eu escrevo? Thanks. Preciso baixar esse filme pra ontem, socorro.

  • Reply
    May
    20/01/2012 at 11:06 pm

    Não tinha visto ainda esse filme, na verdade, nem ouvido falar nele! Parece interessante.

    Beijos,
    May ;*

  • Reply
    Ane Reis
    20/01/2012 at 11:36 pm

    Oie Geo =)

    Vou confessar que não gosto muito deste tipo de filme rs… acho a realidade por si só muito dura para ver ela retratada em um filme, então prefiro as comédias romanticas e os clássicos da disney.

    Acho que tudo que está acontecendo agora é reflexo desta crise de 2008 e acredito que por um bom tempo todos vão sofrer o efeito colateral dela.

    Ótima dica de filme, para quem gosta do gênero!

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary /smile

  • Reply
    Byzinha
    21/01/2012 at 10:11 am

    Eu vi o trailer, elenco e fiquei interessadíssima! Mas eu to com TANTO filme na fila que chega a ser ridículo mao/
    Vou ver se assisto no cinema memo, hm/
    Byzinha recently posted..jeff and britta alphabet:Nice wordsMy Profile

  • Reply
    Emanuella Casado
    21/01/2012 at 5:48 pm

    fui assisti, quebrei a cara… fiquei voando, vc não entende mt bem oq está acontecendo. desse, nem gostei.
    Emanuella Casado recently posted..Beyoncé – 4 put my love on topMy Profile

  • Reply
    Hangover at 16
    21/01/2012 at 11:13 pm

    Opa, vou aproveitar que eu tava na procura de filmes pra baixar pra ir no embalo com esse, haha :D

    xx carol
    Hangover at 16 recently posted..MarinaMy Profile

  • Reply
    Nana
    22/01/2012 at 8:48 pm

    Esse filme parece ser bem legal.
    Vou caçar ele depois, com o Mega fora do ar fica difícil
    Virei fan do Stanley depois que assisti Julie & Julia, um ótimo ator

    Paul Bettany é meu querido <3

    beijos e bom domingo
    Nana – Obsession Valley
    Nana recently posted..Resenha: Fronteiras do Universo – A Bússola de Ouro – Philip PullmanMy Profile

  • Reply
    Who's thanny? » Blog Archive » Confira os indicados ao Oscar 2012!
    24/01/2012 at 2:47 pm

    […] Roteiro Original Meia Noite em Paris O Artista Margin Call – O Dia Antes do Fim Missão Madrinha de Casamento A […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge