Cinema

Mama (2013)

Produzido por Guillermo del Toro, conhecido por seu fantástico trabalho em “O Labirinto do Fauno”, Mama é um filme sombrio que brinca com o sobrenatural e imaginário infantil.

Há cinco anos, as irmãs Victoria e Lilly foram sequestradas pelo pai, após sua mãe ser assassinada. Desde então, seu Tio Lucas (Nikolaj Coster-Waldau) gasta todo o seu dinheiro para tentar encontrá-las, o que milagrosamente acontece.

As garotas estavam vivendo sozinhas em uma cabana abandonada no meio de uma floresta. Por falta do convívio social, elas desenvolveram um comportamento animalesco. Mas com a ajuda do Dr. Dreyfuss (Daniel Kash) e suas sessões de terapia, é possível ver uma evolução nelas. Que passam a morar com o tio e a namorada rockeira, Annabel (Jessica Chastain), que deixa claro que não está gostando nem um pouco desta situação de ser mãe sem engravidar.

Situações estranhas, acidentes e mortes deixam claro que a imaginária Mama não é fruto de um estresse pós-traumático. E que ela pode ser bem perigosa.

É difícil encontrar um filme de terror que não recorra aos clichês de casa assombrada, insetos esquisitos, manchas na parede e sustos de fazer parar o coração, mas dependendo da forma como esses elementos são inseridos na trama, dá para ir além do entretenimento e apresentar uma boa história para o telespectador. Principalmente se contar com um bom elenco. As garotinhas dão um show, mas claro que os holofotes estão na belíssima Chastain.

tumblr_mh9dtvlSrk1qzighfo1_500

Apesar de ser super medrosa, sou uma adoradora do gênero de terror. Assisti “O Orfanato” e “Não Tenha Medo do Escuro”, que também foram produzidos por Del Toro, esperava ver algo do tipo e não me decepcionei, apesar de ter ficado com uma sensação de que o filme poderia ter sido melhor.

O desenvolvimento do enredo tem várias reviravoltas e descobertas sobre a origem de Mama. O artesanato nas cenas é uma coisa muito bem feita e a fotografia, que sempre se mantém sombria, já é marca registrada do produtor e aumenta a tensão para o que está por vir.

Mama faz essa brincadeira com o imaginário, sobre até onde uma mãe é capaz de ir, e realmente, chega a emocionar pessoas sensíveis como eu. Mas claro que o foco é assustar. E o filme faz isso com primor. Escorregando um pouco nas explicações e no final, que apesar de surpreendente, não faz muito sentido. Será que haverá uma sequência?

Vi muitos comentários sobre os efeitos especiais, mas eles são bons. A Mama é uma mulher deformada horrível e suas aparições jogando os cabelos divos lembram “O Chamado”. E é isso. Se você não tiver grandes expectativas irá gostar. Porque a história é boa, de verdade… sendo que saí do cinema pensando “Esse filme é ruim, mas é bom.”.

ficha técnica

 

Diretor: Andres Muschietti
Elenco: Jessica Chastain, Nikolaj Coster-Waldau, Megan Charpentier, Daniel Kash, Julia Chantrey, Jane Moffat, Javier Botet, Isabelle Nélisse, Morgan McGarry, Sydney Cross, Jayden Greig, Maya Dawe, Pamela Farrauto, Kevin Kirkham, Sierra Dawe, Tyler Curnew, Chrys Hobbs
Produção: J. Miles Dale, Barbara Muschietti
Roteiro: Neil Cross, Andres Muschietti, Barbara Muschietti
Fotografia: Antonio Riestra
Duração: 100 min.
País: Canadá, Espanha
Gênero: Terror
Trailer: (x)
Classificação: ★★★½☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Matheus B.
    April 19, 2013 at 9:33 pm

    já tinha assistido a “O Labirinto do Fauno” e pra dizer, superou minhas expectativas. O filme pra mim foi genial, a forma retratada do imaginário infantil e tudo o mais :D
    Mama, sendo de Guillermo del Toro, ganhou um “up” pra eu assistir. Também gosto do gênero terror, mas vi muitas criticas negativas quando a este filme. O pior é que eu não levo susto de ver “o monstro” nos filmes de terror, mas do TA-DA! quando ele aparece HUAHAUHAUHAUA anyway.. Gostei da resenha O/

  • Reply
    Mareska
    April 20, 2013 at 1:09 am

    Quero MUITO ver esse filme, mas sei que nunca mais vou dormir na vida se assistir xD
    Mareska recently posted..O LIVRO DO AMANHÃ (Cecelia Ahern)My Profile

  • Reply
    Sam
    April 20, 2013 at 2:34 am

    NEIL CROSS <3 Queria assistir o filme porque, né, o cara criou Luther, deve ter criado um roteiro bacana pra Mama, MAAAAAAAS meu medo fala mais alto. Chatiada.

  • Reply
    Regiane "Carrie" Alencar
    April 20, 2013 at 1:18 pm

    Não tenho mais saco pra filmes de terror, mas estou curiosa pra ver este. Adorei O Orfanato, nem considero terror, mais um suspense, mas adorei.
    Obs… essa fonte é muito clara, quase nem dá pra ver.
    Regiane “Carrie” Alencar recently posted..Por enquanto…My Profile

    • Reply
      thanny
      April 20, 2013 at 2:43 pm

      A fonte do post, Regiane?

  • Reply
    Tarsila Martins
    April 20, 2013 at 6:44 pm

    Não curti muito esse filme, achei tosco. Tipo, pensei que ia me assustar, mas só dava susto porque do barulho. Tem muita cena que é sem noção, que não tem objetivo nem explicação. Acho que o que “salvou” o filme foram as crianças, que se mostraram maravilhosas atrizes, deram um show de interpretação, principalmente a Isabelle Nélisse.
    Acho que daria umas 4 estrelas pela interpretação dos atores, mas pelo filme em si daria umas 2 só.
    Beijos :)

  • Reply
    Quando As Luzes Se Apagam (2016) - Who's thanny?
    October 29, 2016 at 4:01 pm

    […] chamando a atenção e virando produções cinematográficas não são exatamente uma novidade, Mama (2013) é um exemplo disso assim como Quando as Luzes se Apagam. Se você anda pelo Facebook (we […]

  • Reply
    Luiza C
    June 7, 2017 at 12:37 am

    Fiquei com uma sensação de que o filme poderia ter sido melhor, algumas cenas foram bastante cliches,
    Agora o artesanato e a fotografia ficaram perfeitos, adorei.

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge