Literatura

Lugares Escuros, Gillian Flynn

Por Nichollas Jaques

O primeiro contato que eu tive com Gillian Flynn foi no filme Garota Exemplar, interpretado por Ben Affleck, Rosamund Pike e Neil Patrick Harris e encabeçado pelo David Fincher, diretor de magníficos filmes como Millenium, Clube da Luta e Se7en. Assisti a boas horas da madruga e quando acabou já estava claro umas 5h da manhã.

Primeiro tive a sensação de o meu cérebro ter sido jogado no liquidificador e colocado de volta na minha cabeça, fiquei em posição fetal tentando discutir o que eu acabei de ver, depois percebi a hora, “Caramba, já está claro e nem vi o tempo passar!”, foram as melhores 3h de filme que gastei da minha vida depois de Senhor dos Anéis, em terceiro eu pensei se o filme é tão foda assim imagina o livro, pois fiquei sabendo que era uma adaptação horas antes de assisti-lo.

Fiquei resignado a ler os livros dela na primeira oportunidade que surgisse e cá estou eu resenhando Lugares Escuros e dizendo a vocês que este é um thriller envolto de mistérios tão bom quanto Garota Exemplar, preparem-se para ficar bugados novamente com esta autora que estou passando a gostar mais a medida que vou conhecendo-a melhor.

CAPA_LugaresEscuros_MAIN-2

Lugares Escuros retrata a vida de Libby Day com seus 31 anos, após ter sua família assassinada quando ela tinha apenas 7 anos, dia conhecido como Massacre da Pradaria ou carinhosamente chamado de Massacre Satânico de Kinnakee, em que ela seria a única sobrevivente do assassinato. A priori, a Libby depôs contra seu próprio irmão, Ben Day, como autor dos assassinatos que foi julgado e se encontra preso até os dias atuais, porém muitas pessoas não acreditam na história de Libby já que ela era muito pequena e o fato teria sido muito traumático para dar uma resposta concisa dos acontecimentos daquele dia.

“Eu tenho uma maldade dentro de mim, tão real quanto um órgão. Corte minha barriga e talvez ela escorra para fora, viscosa e escura, e caia no chão para que você possa pisar nela.”

Logo no início percebe-se que Libby é uma personagem muito odiosa, daquelas que ou você se identifica e ama muito ou odeia muito por ela ser uma completa escrota, sinceramente eu gostei bastante dela. Libby é ranzinza, cleptomaníaca, e consegue passar vários dias seguidos deitada na cama sem ao menos pensar em sair dela. Ela vive de doações que as pessoas fizeram quando era pequena, que rendeu por bons 13 anos. Porém, sua grana está a acabar, o que a deixa desesperada só pela necessidade de que teria de trabalhar para viver, e assim surge uma oportunidade milagrosa de ganhar uma grana fácil indo uma reunião do Kill Club.

O Kill Club é um grupo de pessoas aficionadas por assassinatos misteriosos e isto inclui o Massacre da Pradaria. Lyle Wirth é quem faz a proposta a Libby, e após o confronto que eles fizeram a ela, tentando provar que Ben era inocente, ela sente um total desconforto pelas pessoas a acusarem de mentirosa, porém com certa relutância e várias notas de cem começa a investigar o que realmente aconteceu naquela noite.

Gillian Flynn consegue fazer um mix de passado e presente o que deixa a história mais interessante, aumentando a curiosidade do leitor a cada capítulo que passa. Todos os personagens têm personalidades muito fortes, principalmente as mulheres. Gillian consegue mostrar que mesmo em momentos de impotência as mulheres são bastante fortes e decididas, com pulso forte a aguentar o pior dos tornados.

O livro é bem ritmado com alternâncias do passado sob a ótica de Ben Day e Patty Day, e do presente retratado por Libby, a única ressalva é que o fim foi um tanto acelerado comparado ao restante do livro o que, para mim, deixou um pouco descompassado. Mesmo assim, o fim é incrível e o desenrolar do mistério é tenso e ao mesmo tempo instigante e como em Garota Exemplar, totalmente inesperado. Lugares Escuros é mais uma estrelinha de competência e primor para a escritora Gillian Flynn, o que nos infelizmente deixará órfãos a espera de um novo lançamento, porém sabendo que coisa boa virá.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Lugares Escuros
Autor: Gillian Flynn
Tradutor: Alexandre Martins
Número de Páginas: 352
Edição: 1ª + 2015
ISBN: 9788580575910
Editora: Intrínseca
Preço: R$ 26,90
Classificação: ★★★★★

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge