Cinema

Looper: Assassinos do Futuro (2012)

Por Byzinha

2044. Viagem no tempo ainda não foi inventada, mas em 30 anos será. Por ser perigosa, será banida imediatamente, e como toda coisa ilegal, ficará na posse da máfia. Os poderosos do futuro armaram um esquema de mandar qualquer um que estivesse causando problema de volta ao passado para serem mortos, porque no passado as mortes não fariam diferença no futuro. Para executar esse trabalho, são recrutados o que chamamos de Loopers, gente do presente treinada para matar quem vem ensacado e amarrado. A recompensa? Algumas barras de prata. Depois de um tempo, o loop é fechado quando o Looper tem que matar seu eu 30 anos mais velho. Ele ganha algumas barras de ouro, troca toda a prata e ouro que tem por dinheiro e vai curtir os próximos trinta anos que tem pela frente.

Joe (Joseph Gordon-Levitt what are you doing STAHP) é um Looper, o mais jovem contratado por Abe (Jeff Daniels), completamente competente e sacana (ele estoca metade de tudo que recebe). Ele desconfia que as coisas estão ficando estranhas quando todos os Loopers começam a ter seu loop fechado, mas é só quando seu melhor amigo, Seth (Paul Dano), aparece em seu apartamento fugindo da máfia por ter deixado seu futuro fugir, que ele tem certeza. Existe um novo chefão no futuro chamado Rainmaker que estava fechando todos os loops. Ninguém sabia de onde ele surgiu, só que seu passado envolvia a mãe assassinada.

Fast forward para quando Joe fecha seu loop, que vem ensacado como qualquer serviço. Ao checar a recompensa (eu contei que ela vem com o alvo?) e ver as barras de ouro, ele dá uma olhada em seu futuro eu, também conhecido por Mr. Badassery Bruce Willis no nosso mundo. Loop fechado, ele troca suas barras e, diferente do planejado inicialmente, viaja para a China. Lá ele festeja e se droga até seu dinheiro acabar. Quando isso acontece, ele volta para a máfia, até conhecer a mulher de sua vida, que o limpa das drogas e que faz com que ele acredite que, talvez, ele não precise voltar e ser morto por seu eu 30 anos mais novo. É lógico que a máfia não esquece (Lembra de Don Corleone? “Um dia eu vou precisar de um favor.” e esse dia sempre chegava) e, no mesmo dia que o levam, matam sua esposa. E isso muda tudo.

Cara, eu to ficando muito ruim em escrever resumo.

Looper é o que a gente gosta de definir em inglês como “full on”. Como toda boa distopia, ele joga você de cara no mundo que os mafiosos criaram em 2044, com as drogas, a prostituição e a violência daquela realidade (sinceramente não tão diferente como hoje em dia, mas suas pequenas diferenças são interessantes). Nem o próprio Joe entende direito como essa história de viagem no tempo funciona (Tiremos a frase de Abe como exemplo “Essa porcaria de viagem no tempo vai fritar seu cérebro”), mas ele nunca se preocupa muito com isso, já que sua vida é relativamente tranquila. Até que o incidente com Seth acontece.

Este é um filme violento e mindfuck. Tem uma cena de tortura que não é explicita porque ela é mostrada pelo futuro do cara (isto é, ele já cicatrizado, mas mostrando pedaço por pedaço sendo perdido – um dedo, dois dedos, uma perna, o nariz (é, nojento)) que talvez seja até pior do que, tipo, a luta do Statham com o Adkins em Mercenários 2, que você pode ver a cabeça do cara sendo cortada pela hélice do avião. Tem algumas cenas bem que a sua reação é

e, acredite em mim, isso não é um mal sinal. Não é a toa que ele vem sendo comparado em maestria com filmes como De Volta Para o Futuro. Ele é bom desse jeito. É como se você pudesse visualizar três realidades diferentes e esse filme é uma boa indicação pra quem teve a mente explodida por outros como A Origem e Efeito Borboleta.

E eu não posso terminar essa resenha sem falar das performances. Talvez eu esteja sendo repetitiva, mas MEU DEUS, JOSÉ GORDÃO-LEVITA. MEU DEUS. Joe-Joe tem os olhos escuros mais lindos da telona, mas, diferente da minha amiga que eu amo de paixão (de verdade) Kristen Stewart, ele não fica expressionless quando está de lente. Já tinha visto meu bebê com olhos de um azul vibrante em Mysterious Skin, e em Looper ele recebeu lentes verdes e uma maquiagem animal para ficar mais parecido com o Willis.

Ele não precisava da maquiagem. A maneira que Joe absorveu os trejeitos de Willis é quase ASSUSTADOR. Quero dizer, eu não preciso nem dizer qual cena é mais evidente, ela vai gritar na sua cara. Estou falando, é fantástico. Eu, que tinha ficado chocada com a performance de KStew como Joan Jett (amo as duas do fundo do meu coração, gente, não falem mal delas)… não é NADA. N A D A comparada à performance do Joe Young!Bruce. A expressão que usamos em inglês é SICK. O filme inteiro é SICK.

Teve gente na minha sessão falando que era até melhor que O Cavaleiro das Trevas Ressurge! (não é. Mas é bom, heim?) Looper é bom DESSE JEITO.

Sério, o que você tá esperando?

(e sim, o movie poster é gifado. vai vendo.)

Ficha Técnica

Diretor: Rian Johnson
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt, Paul Dano, Jeff Daniels, Noah Segan Trilha sonora: Nathan Johnson
Roteiro: Rian Johnson
Duração: 118 min.
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, drama
Trailer: (x) -> I DARE YOU assistir esse trailer e não ficar “HOLY MOTHER OF GOD!” I DARE YOU <-
Classificação: ★★★★½

 

 

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply
    Sara
    October 5, 2012 at 7:28 pm

    3 razões para mim ver este filme
    1-Viagem no tempo
    2- Bruce
    3- Joseph
    Como sou companheira de viagem de Time Lord, é claro que sou fã do tema. Mamãe e eu estamos ansiosa pra ver Looper.
    Sara recently posted..Mary PoppinsMy Profile

  • Reply
    Gabi
    October 6, 2012 at 12:38 pm

    Cara, eu vi esse trailer no cinema e foi tipo: *caham*
    “OOOOOOMFG OSKDCHSMD,RIOJFSFPDFGIJR!!!!!!!”

    Surto total! Já nem adoro Bruce e Joseph, os dois juntos e na temática de viagem no tempo ainda? Me abana que eu vou ter outro surto…

    E, realmente, já no trailer deu pra ver que é um filme de “fritar o cérebro”. (Adoooro)

    Fazer resumos de filmes assim não é tarefa fácil pra ninguém, mas você me ajudou a entender um pouco melhor do que se trata – mas que medo dessa cena de tortura ;x

    Beijitos
    Gabi recently posted..Recapitulando SetembroMy Profile

  • Reply
    lilian
    October 7, 2012 at 6:15 am

    quero assistir o filme e se tiver só membros sendo cortados então tudo bem menos mal dá para digeri, ainda não assisti batman,homem aranha e nem os mercenários estou bem atrasada quando se trata de filmes que fizeram sucesso /cry mas amei sua resenha.
    lilian recently posted..Apenas Aperte o Play #5My Profile

  • Reply
    Vitória Liz
    October 9, 2012 at 4:38 am

    Eu AINDA não vi o filme (ele não me escapa essa semana), mas a maquiagem do Joseph já meia mindfuck ljakçl~sçk Quase chorei num surto de “OH MY GOD THIS IS SO SICK I’M GONNA DIE” e “O que que fizero com a cara do meu bb?”

  • Reply
    Raíssa
    October 9, 2012 at 11:53 am

    Cara, que confusão! XD~ Acho que vou sair do cinema com cara de pastel, porque achei esse filme confuso! Mas parece ser bem legal, quero ver! :) Gosto bastante do Bruce Willis e do Joseph. :)

    bjs bjs!
    Raíssa recently posted..EmmaMy Profile

  • Reply
    Alexandre
    November 12, 2012 at 7:16 pm

    Assisti esse filme no cinema e achei uma porc****… O trailer me vendeu uma bana podre que além de ter comido escorreguei na casca. O filme é extremamente pretensioso, mal escrito e confuso.
    Rainmaker…. /roll
    Alexandre recently posted..Friday Mystery Movies #01 – ChinatownMy Profile

    • Reply
      Byzinha
      November 12, 2012 at 11:49 pm

      Nossa amigo, só comentou reclamando hoje heim?

      • Reply
        Alexandre
        November 13, 2012 at 11:50 am

        Engano seu amiga. Não estou reclamando, e sim, deixando minha opinião sobre o filme em questão. Quando você faz uma resenha crítica sobre alguma coisa, deve saber aceitar opiniões favoráveis e desfavoráveis. Eu achei sim o filme pretensioso e ruim. Mas se quiser que as pessoas apenas concordem com o que você escreve, coloque um aviso explicando isso nos comentários.
        A propósito, deixei um comentário sobre “Os Intocáveis” dizendo que gostei muito do filme, mas acho que você não viu.
        Alexandre recently posted..Friday Mystery Movies #01 – ChinatownMy Profile

  • Reply
    thanny
    January 4, 2013 at 5:59 am

    ACABEI DE VER ESSE FILME E TO CHORANDO AQUI KKKKK vim aqui só para parabenizar por ter conseguido escrever um resumo, porque eu tive que assistir o começo 2 vezes pra entender. Não achei tão mindfuck quanto Inception, mas to pensando em como as coisas ficaram 30 anos depois, é uma coisa meio confusa e seria legal uma sequência com o Rainmaker.

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo » Novas séries: o tempo de se apaixonar #3
    September 8, 2014 at 5:59 pm

    […] e Pierce Gagnon é um pequeno prodígio (não que já não soubéssemos, essa equipe assistiu Looper). Extant vai ter 13 episódios e é produzido pelo canal […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge