Literatura

Quem é você, Alasca?, John Green (Edição Comemorativa)

Quem é Você, Alasca?” é o primeiro título publicado pelo autor John Green no Brasil e no mundo, que se tornou um dos meus livros favoritos. Nesta edição comemorativa de 10 anos, da editora Intrínseca, conhecemos um pouco mais do processo de criação e edição da história, além de ter respostas para nossas dúvidas sobre o enredo e personagens.

Quem é você, alasca - edição comemorativa 10 anos

Miles Halter é um adolescente que não tem muitos amigos, para não dizer nem um, e cansado de sua vida sem graça, resolve seguir os passos do pai e sai de casa para estudar no internato Culver Creek em busca de o “Grande Talvez“, que foi uma das últimas palavras do poeta François Rabelais. Se você ainda não leu este livro, saiba que nosso protagonista tem uma fascinação por últimas palavras, por exemplo, Simón Bolívar perguntou “Como vou sair desse labirinto?” antes de morrer.

E o que isso tem a ver com o livro? Bem, tudo, já que tanto Miles, quanto o leitor se envolvem numa busca para entender o que essas palavras significam. Ao lidar com a perda e o luto, refletimos bastante sobre isso, e foi exatamente por isso que eu estava passando quando li o livro pela primeira vez, num estado de depressão. Lembro que passei um bom tempo de ressaca literária e decidi buscar ajuda de um psicólogo para fazer tratamento, então, considero esta história muito importante por me fazer procurar um modo de sair do meu labirinto de sofrimento.

“O sofrimento está sempre presente, Bujão. Dever de casa ou malária ou ter um namorado morando longe e um garoto bonito deitado ao seu lado. O sofrimento é universal. É a única coisa com a qual todos, budistas, cristãos e muçulmanos, estão preocupados.”

Em “Quem é você, Alasca?“, Miles, que prontamente foi apelidado como Bujão, pelo Coronel, seu colega de quarto, pela primeira faz amigos de verdade, dentre eles, Takumi e é claro, Alasca. A garota é simplesmente um tesão aos olhos de Miles, que se apaixona à primeira vista, porém, ela tem namorado e é fiel a ele, apesar de trocarem flertes inocentes.

“Tudo o que eu queria era deitar ao lado dela no sofá, envolvê-la nos meus braços e dormir. […] Mas eu não tinha coragem e ela tinha namorado; e eu era desajeitado e ela, maravilhosa; e eu era totalmente entediante e ela, infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto […] pensando que se as pessoas fossem chuva, eu seria uma garoa e ela, um furacão.

Nesta releitura, sabendo o que vai acontecer, tentei analisar melhor os personagens, prestar mais atenção nos detalhes, no background. John Green não é superficial e o desenvolvimento dos mesmos ao longo das páginas é evidente. A primeira parte, o “Antes“, aparentemente narra a vida comum de um garoto que tem a oportunidade de viver a adolescência pela primeira vez, regada a bebidas alcoólicas, cigarros, trotes e quem sabe sexo. A contagem regressiva para o “Depois” deixa aquela apreensão sobre o que vai acontecer, apesar de em certo momento você já suspeitar.

Dizem que John Green é tipo Nicholas Sparks, escreve sempre na mesma fórmula, de garoto nerd “perseguindo” uma garota que idealizou em sua mente e que na verdade é bem diferente, mesmo assim, cada livro passa uma mensagem diferente. Pelo menos para mim, cada um é especial a sua maneira. Terminamos “Quem é você, Alasca?” sem conhecer realmente a personagem que ora é legal, ora é malvada, mas conhecemos alguém a fundo nessa vida? Todos guardamos nossos segredos.

” – Às vezes eu não entendo você. – disse eu.
Ela nem olhou para mim. Apenas sorriu na direção da tevê e disse:
– Você nunca me entende. Essa é a questão.”

Quem é você, Alasca?” é um dos melhores livros do John Green, se você ainda não teve a oportunidade de ler esta maravilha que irá te fazer sorrir e derramar algumas lágrimas, recomendo veemente que leia esta edição por ser bastante completa.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Quem é você, Alasca? (Edição Comemorativa)
Autor: John Green
Tradutor: Edmundo Barreiros
Número de Páginas: 336
Edição: 1ª – 2015
ISBN: 9788580576832
Editora: Intrínseca
Preço: R$ 29,90
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Jessica Lisboa
    29/01/2016 at 8:05 pm

    Eu li o livro, mas confesso que no final não fiquei um pouco confusa. Mas fora isso eu gostei da historia.

  • Reply
    Grupo ViDA
    10/06/2017 at 11:48 pm

    Excelente livro! Eu indico a leitura também!!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge