Literatura

Galveston, Nic Pizzolatto

Galveston é o primeiro romance de Nic Pizzolatto, pra você que não conhece (porém eu acho muito difícil não conhecer) ele é o roteirista da famosa série True Detective, que nós tirou do sério na primeira temporada e na segunda nem tanto, porém tanto a série quanto o livro tem aquela atmosfera noir resgatada dos clássicos filmes dos anos 60, com uma pincelada da atmosfera do sul dos Estados Unidos, o que deixa a história bem mais “dark” e cruel. O livro foi lançado em 2010, antes da existência da série, porém só foi trazido para as prateleiras brasileiras em 2015 pela editora Intrínseca, provavelmente devido ao sucesso da série.

galveston

O livro retrata o final da vida de Roy Cady, um cobrador, ou melhor, um matador de aluguel, que se considera bom no seu serviço por ser um cara mau e até impiedoso, que descobre ter um câncer terminal no pulmão, o que acarreta em diversas crises existenciais no personagem no decorrer livro.

No início da história, ele fala do seu amor por Carmen e de outros amores que marcaram a sua vida, e logo em seguida é chamado para mais um serviço que acaba por dando errado, e no decorrer deste conhece Rocky, ambas estas ocasiões mudarão totalmente sua vida “pacata”.

O livro faz uma discussão constante com o passado e o presente e a ligação destes dois momentos acabará sendo um grande plot twist, existem vários outros plots twists durante a história que só o mais atentos notarão, e esta característica literária é intrínseca ao autor. Além disso, há uma constante qualificação do passado e o futuro como ilusório, que apenas o presente é importante pelo personagem do Roy, o que dá um tom de seriedade e sapiência a ele.

Galveston é um ótimo livro, pena que é curtinho, apenas 235 páginas, tem uma história interessante e amarrada, com personagens comuns tipicamente do sul dos EUA. Para os fãs de plots twists o livro é ótimo, só não supera a excelência asiática neste quesito, o livro também é um chamariz para os fãs da série, de temáticas escuras e pesadas e aqueles que gostam daqueles filmes de ação que se passam no Texas onde sempre rola tiro, porrada, bomba e brigas de bar.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Galveston
Autor: Nic Pizzolatto
Tradutor: Alexandre Raposo
Número de Páginas: 240
Edição: 2015
ISBN: 978-85-8057- 650-4
Editora: Intrínseca
Preço: R$ 29,90
Classificação: ★★★★☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge