Literatura

Livro: Eu, você e a garota que vai morrer, Jesse Andrews

Eu, você e a garota que vai morrer” é um livro que, apesar do título, apresenta uma história bastante divertida sobre dois garotos que cresceram fazendo filmes caseiros e uma garota que tem câncer, isso parece possível para vocês?

Eu, você e a garota que vai morrer

Através de artifícios metalinguísticos, acompanhamos a história pelo ponto de vista de Greg Gaines, um garoto que faz de tudo para não ser percebido na escola e assim, não sofrer bullying. Ele é amigo do Earl Jackson, com quem divide o hobby secreto de escrever roteiros e produzir filmes caseiros em que eles mesmos interpretam os personagens.

Greg é bastante inseguro, tanto em relação aos filmes quanto a sua aparência física, e logo no início do livro, que muitas vezes é escrito em forma de roteiro, porque ele quer, somos apresentados às suas fracassadas técnicas para conquistar garotas e onde suas crushs passadas estão hoje. Na lista está Rachel Kushner, que está com leucemia mieloide aguda desde o último ano.

Ele não sabia desta informação, mas sua mãe contou como se fosse a notícia mais triste do mundo para o filho que teve um “lance” com Rachel há 6 anos atrás e o aconselha a dar um telefonema, dar uma visitinha e ser mais presente na vida da garota com quem ele não troca palavras.

“Que diabos eu deveria fazer? Como as coisas poderiam ficar melhores se eu telefonasse e finalmente me oferecesse para sair com ela? O que eu teria para dizer? ‘Ei, ouvi que você tem leucemia. Parece que você precisa de uma receita de emergência… para Greg-acil.'”

O protagonista tem essa coisa de fazer piadas sem graça que às vezes arrancam um sorrisinho, mas engraçado mesmo são certas situações que acontecem no decorrer da história ou alguns fatos que ele lembra do passado. Isso ajuda a observar também o desenvolvimento de Greg e de suas relações com os demais personagens do livro.

O fato de Rachel ter câncer adiciona sim uma carga dramática, mas o autor, Jesse Andrews, não força a barra só para nos fazer chorar. Não há frases bonitas e inspiradoras, até porque a narração é bem objetiva, principalmente quando há listas, diálogos em forma de roteiro, etc.

Achei a história bastante sincera e verossímil, Greg não é um personagem por quem você irá se apaixonar, ele é idiota, mas até que é legal. Sua busca pra fazer algo legal por Rachel tem seu mérito, afinal.

O livro foi adaptado para as telonas pelo próprio Andrews, com direção de Alfonso Gomez-Rejon, e estou ansiosa para conferir. Vocês já leram o livro? Viram o filme? Contem nos comentários!

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Eu, você e a garota que vai morrer
Autor: Jesse Andrews
Tradutor: Ana Resende
Número de Páginas: 288
Edição: 2015
ISBN: 978-85-68432-18-1
Editora: Fábrica 231
Preço: R$ 29,50
Classificação: ★★★½☆

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Sabrina Piano
    19/01/2016 at 1:46 pm

    Sinceramente, não é lá minha escolha favorita de livros, não faz muito meu estilo, mas gostei da resenha, não tanto que me faça correr pra ler, mas quem sabe em algum momento esbarre no livro e sinta vontade de ler.

  • Reply
    Jessica Lisboa
    30/01/2016 at 8:33 am

    Eu quero para mim, parece ser uma historia linda (tenho um Q com esse tipo de livro, sempre me tocam, vai entender) a capa é um charme, gostei de verdade. Sem duvida alguma já esta na minha lista de desejados.
    PS: Não fazia ideia da existência do filme.

  • Reply
    Top Comentarista - Eu, Você e a Garota que vai Morrer - Who's thanny?
    08/02/2016 at 10:13 pm

    […] vocês mais um livro super desejado, “Eu, você e a garota que vai morrer” (resenha aqui), em parceria com a editora […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge