Literatura

Ligue os pontos, Gregorio Duvivier

Há muito tempo atrás, no dia da poesia, a Companhia das Letras postou isso:

ligue os pontos gregorio duvivier

E eu, que evitava poesias desde que minha época de compositora de música emo terminou graças a Deus, fiquei bem

=O - Bob Esponja

Vejam bem, eu li tanta poesia nos meus dias de ensino fundamental que pareceu que era poesia para uma vida inteira. Eu literalmente fiz cara feia para poemas pelos 8 anos seguintes e o único formato de rimas que eu tolerava era música. Esse é o tamanho da bronca, depois de tantos Fernando Pessoas e Drummonds e Vitor Hugos. Ódio do fundo do coração.

Mas talvez tenha sido uma reassistida em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, ou talvez tenha sido algum quote do dia do Goodreads, mas, de alguma forma, de dois anos para cá eu fui amolecendo de novo. Não era como seu eu fosse voltar a escrever poesia. Caramba, não era de jeito nenhum como se eu fosse parar na sessão de poesias da livraria e seriamente considerar levar alguma daquelas belezas para casa. Mas então esse poema, no dia da poesia, meio que mudou minha vida. Eu gostei tanto, mas tanto, que fiz questão de traduzir pro inglês para uma amiga minha ler. Eu fiquei embasbacada com ele por literalmente uma semana inteira e foi ele, exatamente esse poema, que destravou a poetiza em mim. Eu voltei a escrever poesia.

Ainda faltava uma coisa, no entanto. Faltava conhecer profundamente o trabalho dessa pessoa que acordou um ponto adormecido do meu eu, autora. Não as crônicas na Folha, muito menos os videos do youtube. Nope, o que eu precisava era do eu, poeta de Gregorio Duvivier, para saber se tudo que ele escreveu ecoava na alma tanto quanto ligue os pontos ecoou. Demorou, mas eu tive o livro em mãos.

E olha… você sabe que a poesia tem um poder ensurdecedor. Você sabe que a poesia é poesia de verdade quando ela te faz sentir coisas, quando ela revive memórias e dói na alma. Poesia move montanhas de emoções e transborda rios de pensamentos.

Foi exatamente o que ligue os pontos fez.

informações

Cortesia da editora para resenha
Título: Ligue os pontos
Autor: Gregorio Duvivier
Número de Páginas: 88
Edição: 1ª edição/2013
ISBN: 9788535923643
Editora: Companhia das Letras
Preço: R$29,50
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge