Literatura

Leviathan (Leviathan #1), Scott Westerfeld

Por Byzinha

Maybe this was how you stayed sane in wartime: a handful of noble deeds amid the chaos.

O que você sabe de história? Scott Westerfeld voltou, mais uma vez superando as expectativas.

Em Leviathan, conhecemos Aleksandar, o – teoricamente – herdeiro do reino da Austria. Teoricamente, porque o fato de sua mãe não ter sangue real causou um reboliço na família, que o impedia de chegar ao trono. Alek tem que fugir numa noite de julho com quatro funcionários do palácio porque seus pais foram assassinados e alguém provavelmente viria atrás dele muito em breve. Eles precisavam chegar na Suíça, o único território neutro do mundo, o quanto antes, já que a morte do Arqueduque Franz Ferdinand engataria o que chamamos hoje em dia de Primeira Guerra Mundial.

Enquanto isso, em Londres, Deryn é uma garota que se passa por menino com a ajuda do irmão mais velho para conseguir entrar na aeronáutica. Tudo que ela sabia sobre voo, ela tinha aprendido com o pai, que morrera num acidente dois anos antes. Quando uma tempestade faz Deryn, ou melhor, Dylan, sair voando livremente numa Huxley pelo céu da Inglaterra, ela acaba sendo resgatada pela tripulação do imponente Leviathan.

(seriamente uma das coisas mais geniais da literatura)

Veja bem, estamos em 1914, num mundo dividido entre Clankers (não sei como vão traduzir aqui, o site da Record parou de funcionar) – pessoas que acreditam no poder das máquinas – e Darwinists – aqueles que acreditam no poder da evolução. Enquanto Alek, um Clanker, viaja para a Suíça em terra, dirigindo um “caminhante”, fugindo dos alemães que deviam estar ao seu lado, o Leviathan de Deryn é uma enorme baleia voadora, graças às suas bolsas de hidrogênio. Mais que isso, Leviathan é um ecossistema completo, diversos animais geneticamente modificados para a batalha. Eles viajam pelo ar a caminho do Império Otomano, com uma carga importante para ser entregue, e são atrapalhados por seus inimigos de longa data, os alemães.

É graças aos alemães que os caminhos de Alek e Dylan se cruzam. Após a batalha no ar, o Leviathan acaba caindo bem perto do porto seguro de Alek, nos Alpes Suíços, e um tem que ajudar o outro a escapar daqueles alemães encrenqueiros. É como Alek e seus servos vão parar a bordo da baleia, voando para Instanbul (not Constantinople *dança*).

Most man’s awareness doesn’t extend past their dinner plates.

Esse é mais um da série “Mareska me emprestou”; tinha TEMPO que eu queria ler Leviathan e devo dizer que demorei para engrenar na leitura. Vou colocando a culpa logo em Freaks and Geeks (uma série awesome que você DEVE assistir) cuja única temporada me deixou obcecada e deprimida. Assim que a leitura engrenou, engatei os dois livros da série feito uma louca.

Porque Westerfeld fez de novo. Ele pegou tudo que você conhece e transformou numa das coisas mais brilhantes que eu já li. Com muita base histórica, do jeitinho que ele gosta, a Europa steampunk que ele nos apresenta é simplesmente genial. Genial. Quero dizer, você vai lendo e é tipo “WOA.”, QUERO DIZER, o quão mais interessante a era vitoriana seria se ela realmente fosse steampunk? É muito daora.

Ele realmente criou uma nova realidade. Westerfeld escreve tão bem que chega a dar gosto de ler e o segundo livro, Behemoth, é melhor que o primeiro. As criaturas que ele criou para o mundo Darwinista são fantásticas. OLHA O DESENHO! Os ursos da Rússia me fascinam de tal forma que nem sei explicar. Cara, é bom de mais!

Talvez ele não agrade todo mundo. Provavelmente. A linguagem do início do século XX misturada com as gírias criadas pelo autor pode cansar a beleza dos mais preguiçosos. Mas, uma vez que você entende a grandeza dessa trilogia, seu coração derrete de pagação de pau. Sério. Cadê que meu livro 3 não chegou ainda??? =(

Leviathan será lançado em outubro no Brasil pelo grupo Record.

Informações

 

Título: Leviathan (Leviathan #1)
Autor: Scott Westerfeld
Número de Páginas: 434
Edição: 1ª – 2009
Editora: Simon Pulse
Preço: R$28,20 (paperback)
Classificação: ★★★★★

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Mareska
    October 1, 2012 at 3:58 pm

    FHFOEIGH WOEJHKLIROHERJHBLM,Ç O HEPRO JHEP HHEJPH RPOEA xD mais um da série “eu tenho, mas a Raabe leu primeiro” xD mas vou só terminar Zumbis x Unicórnios (te empresto!) que engato esse!
    Mareska recently posted..Na pilha #001My Profile

  • Reply
    Ane Reis
    October 2, 2012 at 2:36 am

    Oie Byzinha =D

    Não li nada do Scott Westerfeld, mas só leio elogios sobre o autor.
    Ah! Realmente um grande expectativa de todo mundo que conheço para o lançamento deste livro.

    Quem sabe que eu não o leia /smile

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary
    Ane Reis recently posted..Resenha – Fios de Prata por Raphael Draccon.My Profile

  • Reply
    Ceile
    October 2, 2012 at 12:32 pm

    Byyyy, li sua resenha no celular e corri aqui pra comentar: CARA, ESTE LIVRO DEVE SER AMAZING!

    E como assim o segundo é melhor que o primeiro? Raridade /sigh

    Vou esperar pela Record, só estou com medo da facada $$$$$$$$$

    Beijos!

  • Reply
    Regina
    October 7, 2012 at 1:26 pm

    Minha trilogia chegou esses dias, mas não vou conseguir ler tão cedo; Bom saber que é TÃO FUCKING AWSOME assim :D

  • Reply
    Who's thanny? » Blog Archive » Vote agora nos Destaques Literários!
    January 14, 2013 at 7:37 pm

    […] Leviathan, Scott Westerfeld […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge