Coluna

Ler é importante!

Por Hypia

Depois da By dizer que um post sobre a importância da leitura não ia ser “chover no molhado”, preparei uma lista de 10 benefícios da leitura, já que todo mundo – ou pelo menos a maioria – aqui do WT ama ler:

kindle-381242_640

1. Desenvolve empatia: vamos tirar o mais óbvio do caminho primeiro. Apesar desse benefício ter lá suas críticas – a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa nem sempre é usada de um jeito que aumenta os níveis de awesome, dá pra dizer que uma boa parte da galera que lê bastante fica mais legal com os outros. Então, sim, é uma vantagem.

2. Ajuda a criatividade: uma definição possível para criatividade é utilizar de uma forma nova informações que você já tem. Ler te dá informações, logo, mais material pra você usar pra ter ideias. Lógico, também dá pra criticar isto aqui, mas também parece funcionar geralmente de uma maneira que faz muita gente ter ideias longe de serem prejudiciais.

3. Estimula a curiosidade: procurar se informar sobre algo que viu em um livro, quem sempre? Às vezes aquela referência naquele livro pode ser o empurrão que faltava pra você descobrir algo que muda totalmente sua vida. Ou, sei lá, talvez você só vá se informar um pouquinho mais sobre aquele período histórico que a pessoa autora citou, e acabe descobrindo muita coisa interessante no caminho.

4. Melhora a argumentação e articulação de ideias: parte do segredo aqui é refletir sobre o que se lê. Durante leitura de ficção, conforme você acompanha as situações que sua personagem vivencia, você consegue produzir argumentos pra defender ou criticar ações que ele ou ela pratica, e dá pra usar essa habilidade quando você tem que defender ou criticar alguém, ou alguma coisa, na vida real. E textos argumentativos já na cara dura te dão argumentos prontos pra você refutar ou reproduzir mesmo. Outros formatos de texto afiam de jeitos diferentes, é só prestar atenção.

5. Alimenta o vocabulário: aprender palavras que não conhecia é uma das vantagens de ler que ajudam bastante na hora de escrever, junto com a argumentação melhorada. Conhecer mais palavras significa contar com mais possibilidades de expressar e compreender ideias com mais clareza e precisão, dizer exatamente o que pretende. Pra não citar que melhora a ortografia e a gramática, coisa que faria bem pra muita gente que posta/comenta em rede social.

6. Dá ferramentas pra lidar com situações da “vida real”: às vezes ler aquela personagem que você adora em uma situação de alguma maneira parecida com algo que você viveu vai ajudar de formas que vão ser praticamente impossíveis de descrever. Todo mundo merece um livro que ao ler deixe a sensação de “UAU, PARECE QUE FOI ESCRITO DE PRESENTE PRA MIM!”.

7. Entretém: nem precisa levar em conta as incontáveis vantagens que leitura traz, não é crime simplesmente se divertir com um livro, seja ele o mais cheio de problemas que você já pegou, ou um que você ache tão sem defeitos que mereça um prêmio se ainda não ganhou um. Só isso já é motivo pra não julgar ninguém pelas preferências de leituras. Mas a gente pode sutilmente e com respeito sugerir outras possibilidades se você discordar das escolhas da pessoa.

8. Traz assunto pra conversar: Vale desde o best-seller que todo mundo ama odiar do momento até aquele livro que ninguém que você conhece faz ideia que existe, comentar livros tem potencial pra abrir discussões muito interessantes. Só vamos ser sensatos e não apedrejar quem não escolhe as mesmas leituras que você.

9. Aprendizado sobre assuntos, culturas e pontos de vista diferentes: o truque aqui é buscar materiais fora da “zona de conforto”. Que tal um livro com uma narrativa que acontece em um país diferente das que você normalmente lê? Ou um material que você SABE que vai discordar de cada parágrafo que tem nele, mas que na leitura você vai refutar mentalmente os argumentos de quem escreveu, ou quem sabe repensar sua opinião? Só vale se existir um esforço pra buscar diversidade na prateleira.

10. Melhora a capacidade de relacionar ideias: as possibilidades são infinitas. Confrontar informações dentro de um texto, entre dois ou mais materiais, entre materiais que você leu e uma letra de uma música que você ouviu, ou algo que você viu na televisão ou no cinema, etc. Dá pra chegar nuns raciocínios interessantes assim.

RAZÃO EXTRA – Ajuda a te deixar mais uma pessoa mais questionadora: você se interessa por direitos sociais? Então você presta atenção em questões de racismo, machismo e outras formas de opressão representadas nos materiais que você lê, certo? Esse é só um dos jeitos como a leitura pode te ajudar a questionar não só os próprios textos que você lê, mas também situações do dia-a-dia. Preferências e opiniões da pessoa que escreve muito frequentemente transparecem nos textos, é importante reconhecer pra interpretar mais adequadamente o que lemos.

Tem muito mais pra discutir sobre a importância de ler, mas ficaria muito feliz se esse post ajudasse de alguma maneira ao menos uma pessoa.

E eu me despeço com uma citação do meu querido Tyrion Lannister de Game of Thrones/As Crônicas de Gelo e Fogo:

“Uma mente precisa de livros como uma espada necessita de uma pedra de amolar para se manter afiada.”

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge