Literatura

Legend, Marie Lu #1

E então decidi ler mais um livro distópico, considerado por alguns, o melhor do gênero no mercado. Mas será que Legend é tudo isso ou é apenas mais do mesmo?

trilogia-legendCréditos da foto: Editora Rocco

Escrito pela chinesa Marie Lu, Legend se passa num futuro sombrio em que o antigo Estados Unidos não existe mais e em que sua população fica dividida entre a República e a Colônia, sendo dois lugares totalmente distintos e em constante guerra um com o outro. Então, conhecemos June, uma garota prodígio de 15 anos que está em treinamento para se tornar uma militar e Day, um jovem considerado o mais procurado do país.

Em um primeiro momento, vemos que eles são completamente diferentes, assim como a realidade em que vivem. June teve uma boa vida, seu próprio apartamento, comida à vontade e até um cachorrinho de estimação. Teve oportunidade de estudar e foi para a universidade. Day nasceu numa família bastante pobre e, apesar de ser um garoto bastante inteligente, não teve muita sorte quando o governo o levou para fazer a prova de classificação, com outras crianças, aos 10 anos de idade e desde então, sua mãe pensa que está morto.

Mas como pessoas tão diferentes se encontram? O irmão de June foi assassinado e o principal suspeito é Day, então, determinada a se vingar, a garota parte numa missão para prendê-lo e fazer justiça, mas nessa jornada repleta de ação, descobertas e questionamentos são feitos, um possível romance acontece e há muitas reviravoltas que não irão te deixar largar o livro sem terminar de ler.

“Estamos fazendo a coisa certa ao seguir as ordens que nos dão? Será verdade que a República é que está certa?”
June

A narrativa é bastante envolvente, alternando os capítulos entre os protagonistas para termos uma noção dos dois mundos, por assim dizer. A forma de pensamento de June me irritou muito no começo, na verdade, a personagem não é uma das mais queridas por mim, e seu discurso sobre o Day ou os mais pobres foi tão próxima da nossa realidade que na certa você consegue lembrar de ter visto um comentário do tipo em sua timeline do Facebook.

“Eu também vim de um setor pobre, mas segui as normas. Me esforcei para subir na vida, e mereci o respeito do meu país. Vocês todos só sabem ficar sentados, reclamando e culpando o Estado pela sua falta de sorte. Vocês não passam de um bando de meliantes imundos e preguiçosos.”
June

E outra citação só para reforçar o meu comentário:

“Será que posso pegar a praga dessa gente, embora esteja vacinada? Sabe-se lá por onde eles andam.”
June

Mas calma, que ao viver numa realidade completamente diferente da sua, passando fome, sem os privilégios de tomar um bom banho ou escovar os dentes, vendo o modo como as pessoas das periferias vivem, June começa a questionar se tudo que o governo totalitário faz é realmente bom. E aí é que surge a esperança de um mundo melhor para todos, ou será que isso é realmente tão utópico?

Paralelo à caçada de June, acompanhamos as ações do governo, que enfrenta uma forte praga e constantemente vacina as pessoas para tentar combatê-la, também vemos a opressão e falta de liberdade que os menos privilegiados possuem. Há um contexto político que é satisfatoriamente explorado, e que consegue ser bastante real. Sendo este um dos pontos positivos do livro.

Li que toda a trilogia Legend foi inspirada pelo clássico Os Miseráveis, mas em nenhum momento soou como uma fanfic ou cópia, a história é bastante original e bem escrita. E, apesar de ter dois adolescentes como protagonistas e um pequeno romance, não é meloso ou infantil, coisa que muitos leitores não gostam em livros do gênero. É um livro que entretém bastante, mas acima de tudo, te faz refletir e acho que é a leitura perfeita para o momento político que estamos vivendo no Brasil.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Legend – A verdade se tornará lenda
Autor: Marie Lu
Tradutor: Ebréia De Castro Alves
Número de Páginas: 256
Edição: 1º – 2014
ISBN: 978-85-7980-205-8
Editora: Rocco Jovens Leitores
Preço: R$29,50
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Thayná
    02/04/2015 at 1:50 pm

    ESSA TRILOGIA É TÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Reply
      thanny
      15/04/2015 at 5:59 pm

      EU ESTOU AMANDO!!!

    Leave a Reply

    CommentLuv badge