Música

João Rock 2018

Olá!

Eu estava com saudades DEMAIS de escrever pra cá, e assim que voltei de Ribeirão Preto até o lugar onde moro depois da edição deste ano do João Rock, um dos maiores festivais de música do interior de São Paulo – se não o maior, pensei: Por que não escrever pra contar, já que não fiz num tempo razoável uma publicação sobre o festival Rock Station da Rádio 89 FM em novembro do ano passado?

O lineup, com os horários:

Horários João Rock 2018

Achei a movimentação na hora da chegada bem tranquila – por exemplo, a fila só começou a se formar perto da hora de abrir, e uma grande parte das pessoas foi chegando mais tarde perto da hora dos shows principais. Eu acho que não faz muito sentido detalhar informações sobre compra de ingressos, setores e outras praticalidades nesta publicação – quem sabe num post de aquecimento caso eu vá novamente ano que vem?

Eu fui com duas amigas da minha faculdade; chegamos ao local do festival entre 13:30 e 14:00; os portões foram abertos às 14:30; fizemos o trajeto do terminal rodoviário até o local do festival por transporte chamado por aplicativo. Eu me plantei na frente do palco principal, que na verdade é como se fossem dois palcos “gêmeos siameses”, num esquema parecido com o Maximus Festival – #saudades – com show de um lado enquanto do outro as equipes da próxima banda fazem os preparativos. Felizmente dei sorte de ir pro lado em que iam acontecer os shows que eu gostaria de ver mais de perto.

Infelizmente, eu e minhas duas amigas acabamos nos separando logo na chegada – por algum motivo que eu não lembro qual era elas precisaram ir a algum outro local dentro do festival enquanto eu continuei na primeira fila – da pista comum – e na hora que elas voltaram elas não conseguiram me localizar de novo.

Eu gostaria MUITO de ter visto alguma apresentação no Palco Brasil, que homenageou o movimento Tropicália. Segundo relatos que vi sobre pessoas que estavam na frente daquele palco, tava incrível.

A banda que venceu o concurso para abrir o festival se chama Napkin, que eu não conhecia, e fez um show MUITO legal lá no festival. Tentei achar vídeos da apresentação no youtube, mas infelizmente não encontrei nenhum.

Foto dos integrantes:

Banda Napkin

A segunda banda foi Cordel do Fogo Encantado – eu conhecia muito pouco dessa banda, e mesmo assim gostei bastante do show. Muita música ótima – destaco Liberdade a Filha do Vento, Raiar, A Matadeira e o encerramento com Chover foram fantástico Também não achei vídeo separado; foto que eu publiquei da apresentação:

#music #festival #joaorock #joaorock2018 #liberdadeafilhadovento

A post shared by Hypia Sanches (@hmsanches) on

Continuando, Supercombo. Jovem, Campo de Força, Amianto, Piloto Automático e muitas outras músicas muito legais. Vídeo da apresentação completa:

Tive a possibilidade de cumprimentar a Carol Navarro lá; depois do show, ela estava na área vip perto do palco e foi super atenciosa com as pessoas da primeira fila da pista comum; inclusive tirei uma selfie com ela, publicada no meu perfil no instagram. Gostei bem mais deste show do que da apresentação que vi no Lollapalooza 2016, achei mais animado. Eu tinha tirado foto com a banda na CCXP no final do ano passado, e fiquei contente pela oportunidade de interagir de novo.

Próxima a subir no lado principal do palco João Rock: Raimundos. Eu tinha visto a banda na abertura pro show do Foo Fighters em janeiro de 2015, e também gostei mais desta apresentação do que da outra – também achei mais animada, e a setlist me empolgou mais. Mulher De Fases, Nega Jurema, cover de Love of My Life do Queen, cover de Lugar ao Sol de Charlie Brown Junior – que teria uma probabilidade grande de estar no lineup se integrantes da banda não tivessem falecido e ela ainda existisse, e outras bastante famosas deles. Vídeo do show, com direito a um “fora todas as raposas velhas da política” na hora que a plateia puxou grito de “Fora Temer”:

Em seguida, Skank. Tinha visto apresentação da banda no Festival Circuito Banco do Brasil de 2014 – que eu fiz post sobre aqui no WT – e também gostei mais desta. É Uma Partida de Futebol, cover de É Proibido Fumar, Saideira, Ainda Gosto Dela, Jackie Tequila, Vou Deixar, Garota Nacional, cover de Vamos Fugir do Gilberto Gil, e outras tão interessantes quanto.

Apresentação completa:

E depois foi a vez da rainha da bagaça toda, a Pitty!

Admirável Chip Novo, Memórias, I Wanna Be – que eu realmente não esperava ver/ouvir ao vivo, Setevidas, Me Adora, Na sua estante, e outras das antigas que eu fiz questão de berrar. Teve apresentação de Te conecta, que eu imagino que vá estar no próximo álbum, e da recém-lançada Contramão com as maravilhosas Tássia Reis e Emmily Barreto, cover de trechos de It’s a Man’s Man’s Man’s World do James Brown, Run the World da Beyoncè, Agora Só Falta Você da Rita Lee e Maria da Vila Matilde da Elza Soares. Por obséquio, coloquem Far From Alaska no lineup do próximo show e levem a Rita Lee pra uma participação especial no próximo show da Pitty. Nem precisa falar que foi a apresentação mais feminista daquele palco, certo?

Minha apresentação favorita das três da Pitty que já vi – Circuito BB 2014, Lollapalooza 2016, e esta.

A próxima banda a subir foi Natiruts. Não é das minhas bandas preferidas, e ainda assim considero bastante boa e tem músicas de que eu gosto bastante. Liberdade pra dentro da cabeça, e outras bem interessantes pra quem curte a banda.

Em seguida, um dos shows pelos quais eu estava mais curiosa: Gabriel o Pensador. Além de ter começado o show com o tiro em forma de música chamado “Tô feliz (matei o presidente) – Parte 2”, teve homenagem ao Charlie Brown com cover de Zóio de Lula, e Fé na Luta no setlist, que tem trecho de Dia de Luta, Dias de Glória, com Mariana Nolasco. Teve um rap freestyle, com Leandro Neurose e MC Camilla. Amei a setlist toda; vídeo da apresentação:

Eu fui embora enquanto estava tocando 2345meia78. Precisei ir embora antes porque minhas amigas não me encontravam; sinal internet móvel para celular não funcionou bem, e quando finalmente funcionou elas tinham me mandado mensagem avisado que tinham precisado ir e eu precisaria encontrá-las.

Todos os vídeos das transmissões ao vivo oficiais estão na página da 89 FM no YouTube.

Já estou torcendo por um lineup e ambiente muito incrível pra edição do ano que vem.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge