Literatura

It’s Kind of a Funny Story, Ned Vizzini

Por Byzinha

Essa foi uma semana muito feliz porque eu ganhei DOIS livros, comprei UM e ainda emprestei mais DOIS [x]. Sem contar o cd maravilhoso que a Thanny me deu, vomitei arco-íris. Mas hoje eu to aqui para falar desse um livro que eu ganhei, também da Thanny: It’s Kind of a Funny Story, do Ned Vizzini (em tradução livre: “Até Que É Uma História Engraçada” – eu traduzo como “engraçada” porque acho mais legal)

Craig Gilner é um garoto de 15 anos que fez de TUDO para entrar em uma das escolas mais difíceis de Nova York: a Escola Pré-Profissional Executiva. Ele costumava ser uma das pessoas mais inteligentes e faladeiras no ensino fundamental, mas, a partir do momento em que a pressão da escola pré-profissional começa a pesar em suas costas, ele começa a surtar. Ele tem ataques de pânico, não consegue comer e, se come, coloca tudo pra fora. Não consegue dormir. Até que, uma noite, ele está tão surtado que resolve querer se matar, pulando da ponte do Brooklyn.

Por alguma intervenção do destino, Craig encontra um livro da mãe dele sobre perdas antes de sair de casa e resolve seguir o que o livro diz: ligar para o Disk-Suicídio. Pelo telefone, Craig é aconselhado a ir para o hospital mais próximo e se inscrever para um teste psiquiátrico. Ele vai para o hospital que fica a duas quadras de distância de sua casa e é assim que ele acaba ficando internado lá por cinco dias.

I don’t feel any better.
Life’s not about feeling better; it’s about getting the job done.

pag 161


Esse quote vem de uma das conversas que Craig tem com a voz em sua cabeça – que nós podemos chamar de consciência. Ele usa essa voz como se fosse um oficial do exército e ele próprio um recruta, é interessante.

Vamos começar assim: eu assisti o filme antes. Eu vi que tinha lá “Baseado na obra de Ned Vizzini” e coloquei o livro na lista de leituras. E então a Thanny resolveu me dar, simples assim. A primeira coisa que você deve saber é que o livro é exatamente o que promete ser: até que uma história engraçada. Não estou falando que é ruim, porque não é. O livro é ÓTIMO. Ned é especialista em escrever sobre temas psicológicos (inclusive estou colocando mais livros dele na minha lista), porque ele sabe muito bem do que está falando. Inclusive ele mesmo ficou internado por cinco dias numa ala psiquiátrica antes de escrever o livro.

Apesar do quote que eu coloquei ali em cima ser muito bom, esse não é um livro com quotes espetaculares como, por exemplo, Quem é Você, Alasca? ou As Vantagens de Ser Invisível. Ele mostra com muita clareza o que se passa pela cabeça de um adolescente que ama desafios, mas não estava preparado para a pressão de uma escola que prepara pessoas para viver no mundo selvagem de Wall Street. Que tem amizades que não estão ajundando-o a melhorar. Que questiona se é isso mesmo que ele quer da vida, mas ainda não sabe qual seu plano B. É um livro sobre um adolescente descobrindo seu plano B, que devia ter sido seu plano A desde o início.

Isso meio que me faz pensar em mim, com meus planos de vida trocados exatamente como Craig. Só tirando o fato de que eu não realmente tentei me matar nem precisei ligar para um disk-suicídio.

Enfim. Terminei de ler o livro nesse domingo à tarde e amei DEMAIS. É tranquilo, adorável, bonito. Sem morrer de chorar, sem morrer de rir. Na verdade, sem chorar at all. Apenas rindo.

E comparações com o filme? Bem……… É diferente. E eu quero dizer BEM diferente. E eu quero dizer não de um jeito ruim. Keir Gilchrist (United States of Tara) foi uma escolha perfeita para Craig. Emma Roberts (Pânico 4) como Noelle foi outra que eles acertaram em cheio. Zoë Kravitz (X-Men: First Class) como Nia foi a que que eu achei mais diferente da descrição do livro, mas nada que afetasse a história. Ele foi lançado em 2010 e é muito bom mesmo, apesar de não seguir o livro exatamente igual. Mas afinal, qual adaptação segue? A nota dele no IMDb é 7,1, veja bem!

(Infelizmente eu não consegui encontrar o trailer legendado, mas o filme veio pro Brasil com o nome “Se Enlouquecer, Não Se Apaixone”)

E agora, como eu sei que vocês perguntam, lá vai um pedacinho da história para vocês testarem seus inglês.

“Well, there are a lot of people who make a lot of money on the fifth- and sixth-life crises. All of a sudden they have a ton of consumers scared out of their minds and willing to buy facial cream, designer jeans, SAT test prep courses, condoms, cars, scooters, self-helping books, watches, wallets, stocks, whatever… all the crap that the twenty-somethings used to buy, the now have the ten-somethings buying. They doubled their market.”
Bobby has pulled up a chair next to me. “This kid is a freakin’ lunatic,” he says.
“I hope they keep him in here,” says Humble.
“So pretty soon.” I keep thinking. “There’ll be seventh- and eight-life crises. Then eventually a baby will be born and the doctors will look at it and wonder right away if it’s unequipped to deal with the world; if they decide it doesn’t look happy, they’ll put it on antidepressants, get it started on that particular consumer track.”
pags 374-375

Devo acrescentar que essa foi uma parte particularmente engraçada kkk. Espero que vocês tenham gostado da minha resenha e se interessado em ler/assistir, porque eu realmente gostei e recomendo! (mais até que As Vantagens de Ser Invisível, se querem saber minha singela opinião – inclusive eu dei meu Perks para a Thanny e vou deixar para ELA resenhar pisc/ COBREM!)

OBS: Vizzini, assim como o David Levithan (Nick & Norah) e a Rachel Cohn (Cupcake), também já escreveu com o autor mais amado da atualidade, aka John Green. Pontos positivos.

Título: It’s Kind of a Funny Story
Autor: Ned Vizzini
Número de Páginas: 448 (hardcover) | 444 (paperback) | 448 (paperback, capa do filme, da foto)
Edição: 1ª – 2006 | 1ª – 2007 | 1ª – 2010
Editora: Disney Press – Harperion
Preço: esgotado | R$25,00 | R$24,40
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply
    Mareska
    23/11/2011 at 3:35 pm

    E quando esse livro aí vem pras minhas mãozinhas, hein hein?
    Mareska recently posted..The lover’s dictionaryMy Profile

    • Reply
      Byzinha
      23/11/2011 at 9:32 pm

      Quando eu for devolver os seus, pink promise! =D

  • Reply
    Bruna
    23/11/2011 at 5:47 pm

    Nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro, nem do filme. E olha que é com o cara de se Beber não case e de um Parto de viagem. Fiquei bastante interessada, especialmente por me indentificar com a fase do menino, meio que sem saber o que fazer, e pelo tema ser abordado de maneira tão criativa e sem cliches.
    Bruna recently posted..A Disney em 3DMy Profile

  • Reply
    Juh Claro
    23/11/2011 at 5:58 pm

    Não tinha ouvido falar do filme e nem do livro, mas parece ser bem interessante, hein? Não sei como uma história de uma pessoa querendo se matar pode vir a ser engraçada, mas, né, tem doido pra tudo HUSAHUASHAHAUSHA Não tem o livro em português (não que eu não leria em inglês, é só uma curiosidade)? Vou procurar o filme pra ver se é legal e quem sabe me interesso pelo livro :)

    A resenha ficou ótima (adoro quando tem imagens hihi), Byzinha!
    Beijos ;*
    Juh Claro recently posted..Resenha: O Mundo de Vidro – Maurício GomydeMy Profile

    • Reply
      Byzinha
      23/11/2011 at 9:25 pm

      Não, naõ tem o livro em português =( Mas é bem sossegado de ler, recomendo.

  • Reply
    Ângela Graziela
    23/11/2011 at 10:08 pm

    Ah, eu já ouvi falar desse filme
    E sempre falam que ele é muito bom
    Tenho que assistir *-*
    Beijos
    Ângela Graziela recently posted..Até que a morte os separeMy Profile

  • Reply
    Dana
    25/11/2011 at 12:11 am

    Faz meses que eu baixei esse filme, mas ainda não vi. Na verdade, eu tenho só baixado filme, tempo pra ver que é bom…
    De qualquer forma, acho que isso me animou. Vou tentar inventar um tempo. haha
    Dana recently posted..Em outros bares: O que tem de interessante por aí?My Profile

  • Reply
    Katy
    28/11/2011 at 3:16 pm

    Não é um livro que eu leria em inglês não… Mas talvez se for lançado aqui eu compre! ^^

    Vou procurar o filme pra baixar!

  • Reply
    Poliane Lima
    30/05/2012 at 3:26 am

    oLÁ. Preciso desse livro para fazer um trabalho para sábado. Me diz ( mata minha curiosidade ): onde posso consegui-lo???

    • Reply
      thanny
      30/05/2012 at 10:30 am

      Olá, nós compramos esse livro no bookdepository, mas você pode encontrar em grandes livrarias na sua cidade ou online.

    Leave a Reply

    CommentLuv badge