Literatura

Inferno, O Mundo em Guerra, Max Hastings

Se há algo que eu posso dizer sobre este livro, é que tal é diferente de tudo que já li. Embora eu já tenha conferido alguns trabalhos puramente reais, sem pomposidades romantizadas, nenhum conseguiu inspirar-me emoção como a obra do jornalista britânico Max Hastings fez. E isso foi, sem dúvida, minha animação para encarar esse monstro de mais de 800 páginas.

hastings-books

Confesso que lê-lo foi uma tarefa difícil, principalmente por ser uma obra de não ficção. Sempre achei o gênero deveras enfadonho, pois o que mais me atrai em um livro é a capacidade de se envolver com os personagens, com as histórias contadas. Oras, em Inferno (título muito bem escolhido, aliás), vemos a realidade tomar forma num episódio que inspira, até hoje, ficções mundo a fora e tem como personagens não dez, vinte pessoas, mas um mundo inteiro.

Num retrato fiel da Segunda Guerra Mundial, Hastings conta, em detalhes, cada acontecimento, seja na Polônia surpreendida pela invasão, na Rússia faminta de Leningrado, na Alemanha expansionista ou nos hesitantes Estados Unidos da América. Durante toda a narração, vemos relatos de civis, soldados, homens e mulheres a sofrerem os horrores da guerra, os caprichos dos poderosos que, em seus escritórios, decidiam o futuro de um continente inteiro.

Não há nada de idealizado, não, e é exatamente por tal veracidade que é impossível não se surpreender e se sensibilizar pela luta humana numa horrenda e infernal época. Ideais coletivos são apagados, apenas há a ambição dos governos e sua obsessão em proteger territórios, não importando quantos inocentes sejam sacrificados. A fome na Rússia, por exemplo, é descrita tão minuciosamente que imaginar que tantos jovens foram jogados à morte por um Stalin doentio se torna um ato sofrido. Ver também, nas sombras da História, homens, mulheres e crianças, a fim de calar a dor em seus estômagos, comendo seus companheiros e vizinhos, parece até mais brutal do que qualquer bombardeio.

Inferno é, certamente, uma das obras mais completas sobre uma época que acabou por revelar tantas faces da raça humana. É preciso paciência para lê-lo e até mesmo um pouquinho de paixão por História (e eu tenho muita), mas é uma enorme fonte de conhecimento sobre os acontecimentos que assolaram as gerações anteriores e mudaram os rumos do globo.

Informações

inferno-o-mundo-em-guerra-max-hastings450Título: Inferno, O Mundo em Guerra
Autor: Max Hastings
Número de Páginas: 816
Edição: 1ª – 2012
Editora: Intrínseca
Preço: R$59,90
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Tarsila Martins
    11/02/2013 at 6:33 pm

    Acho legal esses livros que contam fatos históricos que aconteceram. Isso nos traz uma forma de conhecer mais sobre o homem e do que ele é capaz de fazer. Geralmente livros desse gênero são bastante chatos, e dão muita preguiça de ler. Mas creio que esse não é assim, pelo menos foi isso que percebi quando li o que você escreveu. Não sei se vou ler tão cedo, afinal, tenho muitos livros esperando por mim e são mais de 800 páginas, haha.
    Gostei muito da postagem!

    Beijos!
    Tarsila Martins recently posted..Um lugar acolá #01My Profile

  • Reply
    Vanessa
    12/02/2013 at 5:25 pm

    Não gosto muito de filmes/livros que falam sobre as Guerras Mundiais. Acho o assunto muito triste, que ele só deveria existir na ficção.

  • Reply
    Sam
    13/02/2013 at 1:40 am

    Jovana fazendo uma resenha tão boa que me dá vontade de esfregar minha própria cara no asfalto? Jovana pagando pau pra História? GEE, HAVEN’T SEEN THAT BEFORE.

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge