Cinema

Homem de Ferro 3 (2013)

Homem de Ferro 3 conseguiu a façanha de ser tudo o que ninguém esperava que fosse. Com ótima ação e clima diferente dos longas anteriores, a trama cheia de reviravoltas surpreende de diversas formas. Sair da sessão boquiaberto pode ser um dos efeitos colaterais. Só avisando.

iron-man

No terceiro capítulo da história do gênio, bilionário, playboy, filantropo herói da Marvel, Tony Stark está passando por momentos difíceis após os acontecimentos de Os Vingadores. Todos sabem que ele é Tony Stark, o cara que constrói coisas legais e ocasionalmente salva o mundo. Mas ainda assim as responsabilidades não o deixam dormir. Quando o terrorista Mandarim aparece para tacar o terror no mundo, o gênio acaba tendo que enfrentar um vilão imprevisível e implacável, enquanto procura proteger as pessoas que ama e arquiteta uma boa vingança.

No que passei a considerar o segundo melhor longa-metragem da Marvel até então (o primeiro sendo Os Vingadores), temos uma abordagem totalmente diferente da vida de Tony Stark, os lados mais sombrios do homem que só se ferra ao longo da história. História que tem como pano de fundo tretas com petróleo, o que, corrijam-me se eu estiver errada, não é um assunto recorrente em filmes de super-herói. O bacana nisso é que quem estiver ali só pela diversão não vai ter este plot secundário esfregado na cara, já que é quase sutil e só pega quem prestar atenção. Mas tem tantas reviravoltas que seria sacanagem não estar ligado na tela. Sério mesmo.

You know, it’s times like these when I realize what a superhero I am.

Meio mundo que odiou as mudanças que a ADAPTAÇÃO fez acerca dos quadrinhos, porém os pontos negativos do longa são mais simples: piadas anticlimáticas e o ritmo que pareceu ter se perdido na metade e ficando meio entediante, sendo que o primeiro foi o mais frequente e tenso, já que o ritmo logo voltou ao normal. Acho bem difícil acreditar que Stark continuaria sendo engraçadinho diante de algumas situações, então é.

Mas tirando as piadas nos lugares errados, o filme é bem engraçado. Shane Black (que comandou o sensacional Beijos e Tiros) na cadeira do diretor trouxe uma visão bem diferente dos dois primeiros, com ótimas concepções ao dirigir as sequências de ação. Aqui as lutas corpo-a-corpo ganham destaque, e são tão divertidas quando as que envolvem 254252 armaduras. Os efeitos especiais são dignos de menção; por mais que eu tenha tentado achar erros, não vi nada grave. Parecem ter aprendido com Vingadores. A trilha sonora de Brian Tyler é tão linda quanto seu compositor (verdade). E por último, pra quem não tem certeza sobre o 3D, digo que está bacaninha, apesar de quase nada ~ser~ 3D. E não tem aquela coisa chata de parecer estar jogando coisas nos espectadores, então maravilha.

É fácil entender a razão de Downey ter se machucado durante as filmagens. Verdade.

Neste ponto seria desnecessário comentar a forma que Robert Downey Jr. retrata Tony Stark. Seria, porém o homem se superou. O atormentado Tony, talvez até mais do que no primeiro longa, arranca uma atuação muito emocional de Downey, além de lágrimas da platéia (QUEM CHOROU DÁ RT), e sua química com a ótima Gwyneth Paltrow continua afiadíssima (Pepper Potts, inclusive, tem seu merecido destaque no filme). Mas a novidade aqui é o jovem-porém-não-novato Ty Simpkins, um gurizinho super fofo que funciona muito bem ao lado de Robert. Happy Hogan, assim como Pepper, tem seus momentos de glória, e James Rhodes, apesar de não ter os holofotes por tanto tempo quanto seus colegas, faz suas cenas valerem a pena, trazendo à tona a pergunta: “Quem é Tony Stark na fila do pão francês?“. As adições no elenco também fazem por merecer seus papéis, principalmente o eternamente sensacional Ben Kingsley, que dispensa comentários (odiadores vão odiar, bjs), Rebecca Hall, aquela linda, e Guy Pearce, aquele lindo que aparece sem camisERROR. É tanta beleza e atuação boa no elenco que a vida fica complicada.

Em suma, Iron Man 3 é SIM um bom filme. Diferente, sombrio, reviravoltante (?), bom. Então vá correndo pro cinema conferir a primeira parte da Fase 2 da Marvel, sem esquecer de continuar sentado na poltrona até o fim dos créditos.

im3De boa na lagoa. (JARVIS + Tony = BROTP)

Agora nos resta ver se o próximo do Cara do Martelo vai ser tão bacana quanto as peripécias do Ferrinho (confira o primeiro trailer de Thor 2 aqui). Porém o coração até bate mais forte ao lembrar que em novembro teremos mais Loki em nossas vidas. AH <3

E sempre bom lembrar que Tony Stark retornará. ;)

FICHA TÉCNICA

 

Direção: Shane Black
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Guy Pearce, Rebecca Hall, Jon Favreau, Ben Kingsley, Ty Simpkins, Paul Bettany, James Badge Dale
Roteiro: Drew Pearce e Shane Black
Duração: 130 min.
País: Estados Unidos da América
Gênero: Ação, Aventura, Sci-Fi
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge