Televisão

Homeland

Visto que a série ainda é um tanto desconhecida, tenho certeza que para vocês também foi uma surpresa ver Homeland levando tudo na noite do Emmy, mas, veja bem, meu objetivo aqui é mostrá-los que o que aconteceu foi nada mais que o esperado — na verdade, merecido.

The nation sees a hero. She sees a threat.

Grande ganhadora dos prêmios Emmy deste ano, faturando, principalmente, as estatuetas de Melhor Drama e Melhor Ator e Atriz em Drama por Damian Lewis e Claire Danes, Homeland acabou por chamar a atenção de muitos, inclusive a minha. A série já estava na minha lista há muito tempo, mas, senhores, meu nome do meio é “procrastinação” e apenas assisti tudo agora, atrasada e nas vésperas da estreia da segunda temporada, a qual vale ressaltar que contará com o ator Rupert Friend (Wickham de Orgulho e Preconceito).

Sem mais delongas, já devo dizer que tudo o que gira na minha cabeça, agora, enquanto escrevo essa resenha um tantinho mais decentemente do que eu planejava, é a palavra “genial”. Sim, é isso que Homeland é. Ao ler a sinopse, você até pensa que a série é só mais uma que enfoca, com firmeza, a soberania e grandiosidade dos Estados Unidos, mas não, ela é bem mais que isso. Introduzindo-nos em uma trama que envolve terrorismo, crises militares e internacionais dos EUA, serviço secreto e muito mais, ainda temos a oportunidade de entrar em contato com o próprio psicológico humano. Carrie Mathison, interpretada por Danes, é uma agente da CIA que, baseada em certas informações, desconfia que o sargento americano, Nicholas Brody (Lewis), virou a casaca enquanto era mantido como prisioneiro de guerra no Iraque e agora trama um novo atentado terrorista contra o país, isso ainda posto sobre o plano de fundo dos tantos complexos obsessivos de Carrie. Escondida de seus superiores, a agente esquematiza toda uma investigação paralela e, à medida que somos mais introduzidos na vida de Brody, vemos as tantas marcas que aqueles 8 anos deixaram e as outras que sua súbita volta ainda irão traçar.

Sobre o enredo, não posso reclamar, só elogiar infinitamente! A cada episódio é uma surpresa, cada descoberta nos arrebata e todas as conspirações, as tramas! Meu Deus, é tudo genial, como eu disse! Depois que terminei a única temporada de 12 episódios, arregalei meus olhos e disse “puta merda, por que não assisti isso antes?”. Homeland é, definitivamente, aquela história que nos trata como pessoas espertas, inteligentes, nada bobas e, numa esquina aqui e ali, coloca mais e mais elementos, trazendo a nós a possibilidade de criar teorias e, holy fuck, jogar na sua cara a verdade de tantas teias entrelaçadas.

No mais, é tudo muito bem amarrado, sem furos ou lacunas. Pelo que vi, é uma super inteligente crítica aos Estados Unidos e sua conduta militar, sua imposição e ditadura sobre o globo. É, verdadeiramente, um retrato da tamanha fragilidade do país e as crueldades do seu próprio terrorismo. Devemos dizer que é quase uma lição, um aprendizado que se retira dessa série: afinal, o que é terrorismo? De onde tiramos isso? Onde foi criado? E os países invadidos pelos EUA, será que não vivem num eterno 11 de setembro?

You Might Also Like

11 Comments

  • Reply
    lilian
    03/10/2012 at 8:22 pm

    eu ainda tenho que assistir essa série mas vivo deixando para lá mas vou colcoar ela em primeiro plano muitos falam bem dela. /blink
    lilian recently posted..Minissérie A Mother’s SonMy Profile

  • Reply
    Ceile
    03/10/2012 at 9:01 pm

    Pra mim não seria mais uma entre tantas outras, pq não assisti nenhuma neste estilo, só filmes mesmo /sigh
    Que ótimo que a série não subestima os espectadores, vir com plots prontos e de fácil entendimento é muito chato!

    (Eu acho que eles vivem, sim, um eterno 11 de setembro. )
    Ceile recently posted..Três é Demais: Especial Nicholas SparksMy Profile

  • Reply
    thanny
    04/10/2012 at 12:28 pm

    Não vou mentir… nunca me interessaria por essa série se ela não tivesse recebido tantos prêmios, porque peraí, ela tem que ser muito foda! Anda bem que você confirmou isso. Já to com a primeira temporada para assistir *-*

    • Reply
      Geo
      02/02/2013 at 7:16 pm

      E espero que já tenha assistido, dona Thanny, porque esse negócio é bom mesmo e eu preciso de mais gente pra surtar comigo! /sigh

      • Reply
        thanny
        04/02/2013 at 12:31 pm

        to com a primeira temporada aqui, mas ainda não assisti :(

        • Reply
          Thayná
          04/02/2013 at 1:32 pm

          PFVR, THANNY, PFVR.

  • Reply
    coelho da cartola
    04/10/2012 at 8:24 pm

    velho essa serie é muito MASSA
    MUITO MASSA! /smile

  • Reply
    coelho da cartola
    04/10/2012 at 8:29 pm

    para qm acha q apenas mais uma serie sobre 11 de setembro engana-se , a serie é otima e debate muito sobre política, manipulação, paranoias, relacionamentos e intrigas. Terrorismo é o menor dos temas tratados, e alias ,quando é mostrado , revela pontos de vistas pouco vistos.

    Em suma quem gosta de séries com segredos, traiçoes, intrigas, problemas conjugais, e reviravoltas inesperadas, estara completamente satisfeitos com esta série!
    coelho da cartola recently posted..Novas do Fronte de novo!My Profile

  • Reply
    Who's thanny? » Blog Archive » CORRAM! Saíram os indicados para o Globo de Ouro 2013!
    13/12/2012 at 5:38 pm

    […] série dramática (KD MAD MEN??????? D:) Breaking Bad Boardwalk Empire Downton Abbey Homeland The […]

  • Reply
    Who's thanny? » Blog Archive » Confira a lista dos vencedores do Globo de Ouro!
    14/01/2013 at 5:03 pm

    […] Ator em Série Dramática: Damian Lewis, por Homeland! (NOVIDADE, KD?) Melhor Série de Drama: Homeland Melhor Trilha Sonora Original: As Aventuras de Pi Melhor Canção Original: Skyfall, da Adele, que […]

  • Reply
    Milla
    06/08/2018 at 11:37 am

    É simplesmente demais <3

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge