Cinema

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Hoje eu quero comprar o DVD,  hoje eu quero voltar pro cinema e ver esse filme de novo.  Faz um tempo que não fico tão feliz com um filme como fiquei com esse, e sair do cinema sorrindo e continuar sorrindo pelos próximos 15 minutos é um ótimo sinal para uma primeira impressão.

O diretor e roteirista Daniel Ribeiro se baseia no seu curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, de 2010, e faz maravilhas com sua ideia inicial. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho tem como personagem principal Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente com deficiência visual tentando alcançar mais independência, principalmente dos pais. Ele e sua melhor amiga, Giovana (Tessa Amorim) conhecem o aluno novo Gabriel (Fabio Audi), e lidam com aqueles já conhecidos problemas do colegial: ciúmes, brigas e primeiros amores, o que pode ser motivo para alguns não gostarem, mas a repercussão do público diz o contrário.

Os temas são tratados de uma forma leve, e as relações entre os personagens ganham destaque, seja com a bela amizade de Leo e Gi, as conversas de Leo com sua avó, os pais e Gabriel. O roteiro é romântico, simples e consegue ser novo para o cinema brasileiro, tirando suspiros dos espectadores na sala de cinema. Se apaixonar pelos personagens aconteceu de uma forma completamente sem esforço, e o desenvolvimento deles deu abertura para um sentimento de “quero mais”, quero conhecer mais sobre eles e quero saber o que vão fazer no futuro, mesmo que momentaneamente, foi isso que senti nos meus 15 minutos de imersão pós-filme.

A deficiência visual de Leo não é algo que define seu personagem, e nem sua paixão Gabriel. Vemos tudo na vida dele, vemos sua família, seus amigos, seus desejos, suas inseguranças e finalmente o seu interesse em outra pessoa, que acaba sendo um menino, mas a história não depende apenas disso. Tudo no filme funciona em sincronia, a direção, roteiro, atuações, e principalmente a trilha sonora. Está aí outra coisa que o filme acertou: a linda trilha sonora; se encaixou perfeitamente e harmoniosamente com o clima de cada cena, não foi forçada nem exagerada, é daquelas trilhas que faz você ficar o resto da semana procurando cada música que tocou para aproveitar tudo de novo. Cícero, Marcelo Camelo, Belle & Sebastian, The National e David Bowie são alguns da lista.

No momento não consigo formar uma crítica negativa, o filme não foi feito pra esconder a sua temática, não foi feito pra representar uma sociedade por completo; foi feito para contar uma história de uma forma que não foi contada antes, e em uma época em que esconder qualquer tabu não faria sentido. Com certeza entrou para a minha lista de melhores do ano, e espero ansiosa pelo próximo trabalho de Daniel Ribeiro.

ficha técnica


Título original:
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Direção: 
Daniel Ribeiro
Elenco: 
Ghilherme Lobo, Fabio Audi, Tessa Amorim, Isabela Guasco, Eucir de Souza, Selma Egrei
Roteiro: 
Daniel Ribeiro
Trilha sonora: 
Ariel Henrique e Gabriela Cunha
Duração: 95 min.
País:
 Brasil
Gênero: 
Drama, Romance
Trailer: 
(x)
Classificação:
★★★★★

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Babi Lorentz
    May 3, 2014 at 10:48 pm

    Quero assistir esse filme pra ontem. Amei o curta (só conheci no mês passado) e fiquei apaixonada pela história. É bem bonita e diferente. Me conquistou rapidinho. <4

  • Reply
    Fabio
    May 5, 2014 at 10:57 pm

    Como nao amar esse filme divertido tocante. Confesso que depois de ve lo nao consigo parar de pensar em uma sequencia. Facu trabalho namoro sao temas que poderiam vir no proximo contados de uma maneira leve simples. Como a vida deve ser!!

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo » Programe-se: O que fazer na Bienal do Livro?
    August 19, 2014 at 4:55 pm

    […] – 17:20, L700, Alameda L Exibição do filme “Hoje eu quero voltar sozinho”. (Review aqui) Distribuição de ingressos 30 minutos antes do espetáculo, na bilheteria do […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge