Literatura

Grau 26 – A Origem, Anthony E. Zuiker com Duane Swierczynski

Por Matheus Bacil

Um livro que te prende desde as primeiras páginas; um assassino que não tem dó nem piedade; uma corrida contra o tempo para pegar o safado que um dia matou toda a sua família: tudo isso, e MUITO mais, você encontra em GRAU 26: A ORIGEM.

Grau 26

SINOPSE: Steve Dark, perito criminal que teve toda sua família assassinada por Sqweegel, foi a única pessoa que já ficou cara a cara com o seu maior pesadelo, em uma igreja em Roma. Depois disso, desistiu de seu trabalho e saiu da Divisão de Casos Especiais. Mas após tanto tempo fora da Divisão, ele é chamado novamente para capturar Sqweegel. De agora em diante, não é apenas a sua vida em jogo, há muitas outras também.

Grau 26: A origem é um romance policial publicado pela Editora Record, além de ser o primeiro de uma série de três livros e de ser o primeiro romance digital interativo do mundo. O resultado da junção de Anthony E. Zuiker -autor e criador da série CSI- com Duane Swierczynski –autor de HQs para a Marvel Comics e outro thrillers- você já deve imaginar: UMA OBRA PRIMA, ÚNICA E SENSACIONAL.

Durante todo o livro, nos finais de alguns capítulos, você encontra cyber-bridges, que são 20 códigos no total para o acesso ao conteúdo digital. Quando você pensa que a história tradicional termina, você é levado para uma imersão mais profunda do livro, do capítulo e de tudo ao redor. Cenas no melhor estilo de CSI, os atores são demais e atuam muito bem, fazendo com que você consiga perceber o que eles estão sentindo. Claro, tudo o que tem no vídeo, tem no livro alguns capítulos a frente, então não é preciso olhar o conteúdo digital. Alguns podem se incomodar por já saber do que se trata, mas não é problema algum. O livro é tão bem escrito, que esses (falsos) “spoilers” não fizeram interferência alguma.

Sqweegel é a personificação do mal em pessoa. É capaz de fazer o que qualquer outro ser humano seria incapaz de se quer imaginar. Tamanha é sua brutalidade, que os representantes da lei foram obrigados a criar uma nova classificação para ele –todos os assassinos são classificados em graus, que vão dos simples oportunistas de grau 1 até os torturadores metódicos de grau 25. Sqweegel é diferente, seu grau é 26. Nada se compara a ele. A tortura é música para seus ouvidos. Eu fiquei chocado com uma parte, tipo, mexe muito com o psicológico do leitor. Apesar de tudo, Sqweegel é muito bem caracterizado, tanto no livro quando nas gravações. Tão bem é sua representação, que eu pensava que ele pudesse estar escondido em qualquer lugar na minha casa. Fiquei meio paranoico hahaha

Ele era um predador de seres humanos, diferente de todos os demais. Tão mortífero quando uma faca enterrada no crânio, porém invisível como um fantasma.

Não somente Sqweegel, mas TODOS os personagens são muito bem caracterizados. Tanto Steve Dark, quanto sua esposa, ou detetive Tom Riggins, e outros. Só que Sqweegel é o destaque no livro, sem dúvidas.

bacil

O livro é cheio de ilustrações macabras, dividido em três partes, com capítulos curtos, o que faz a leitura fluir em um ritmo com extrema velocidade (terminei em dois dias!). Grau 26 é um livro denso, pesado e forte o bastante para pessoas mais fracas quem sabe até desistirem por não suportar o que está escrito. Cenas muito bem escritas, reviravoltas surpreendentes, e um final eletrizante. Eletrizante ao extremo que eu não queria terminar de lê-lo, pois ainda não tenho o segundo livro da série ainda pra continuar. Não achei pontos negativos nesse livro, muito pelo contrário, é um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Foi o primeiro livro que fiquei com uma ressaca literária. RECOMENDO DEMAIS.

Sqweegel esfregou as mãos com o sabão em pó e ficou olhando a água rosada escoar pelo fundo da pia de porcelana branca. Outra vida triste escorrendo pelo ralo. Mas aquele sacrifício seria o prenúncio de algo novo. Alguma coisa maravilhosa. Ele se emocionava ao pensar.

Informações


Título: Grau 26 – A Origem
Autor: Anthony E. Zuiker com Duane Swierczynski
Tradução: S. Duarte
Editora/Selo: Galera Record
Nº de Páginas: 431
Edição: 1ª – 2009
Preço: R$39,90
Classificação: ★★★★★ + <3

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Ademar Júnior
    04/06/2013 at 9:06 pm

    Oi Matheus,

    Adorei a resenha, super seguir sua dica e o livro já deve está a caminha da minha casa. Pena que os Correios nem sempre agilizam as coisas. Mas logo logo o lerei e te falo o que achei!

    Abração
    /grin
    Ademar Júnior recently posted..O Hipnotista, de Lars KeplerMy Profile

  • Reply
    Felipe
    09/06/2013 at 12:51 pm

    Achei super legal essa ideia de livro interativo, me lembrou um pouco de American horror story.
    Felipe recently posted..Leia o Primeiro capitulo do Livro “Bruxos e Bruxas”My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge