Literatura

Gênesis, Bernard Beckett

OMFG, entre outros palavrões. Aplausos de pé!

gen

Esse livro estava na minha estante de desejados do Skoob há séculos. Eu nem imaginava mais ele, quando, no susto, em uma banca promocional, encontrei e fiquei feliz por pegá-lo simplesmente por ter encontrado um livro que eu queria e que estava em conta.

Anaximandra é uma personagem encantadora. E a narrativa sob a perspectiva dela conseguiu ser pessoal. Anax se materializa em terceira pessoa, comentado sobre uma quarta. Bernard Beckett é brilhante!

Adam Ford é a quarta pessoa. Outro personagem maravilhoso. E não me interessa se é a visão de Anax sobre ele, ele é. Corajoso, impulsivo, humano.

Anax está fazendo o seu teste sobre a vida de Adam, ele já está morto, muito antes de ela ter nascido, mas a ligação entre suas personalidades a faz investigar sua vida e sua importância na História presente.

Uma sociedade distópica, depois da distópica. Adam Forde viveu em uma época de opressão, o início da República de Platão (O cientista que levou os sobreviventes para as Ilhas, e não é a única referência que o livro faz). E foram suas atitudes que acabaram com aquele tempo e transformaram tudo no mundo perfeito em que Anax vive. Tudo o que Adam teve de fazer foi salvar sua Eve (Adam & Eve, ai está o pecado original).

Durante quatro horas, Anax conta o que pesquisou sobre a vida dele e nos apresenta discursos e debates maravilhosos sobre humanidade e consciência:

“Mas o mundo não vive através de mim, ele vive em mim. Eu sou o meio pelo qual o universo teve consciência de si próprio. Sou aquela coisa que nenhuma máquina pode ser capaz de fabricar. Eu sou feito disso: de significado” Página 115

 

“Enquanto não tivermos noção do mal que somos capazes, existe uma chance de que não o ponhamos em prática.” Página 171.

Beckett tem uma narrativa que prende e não pesou na mão no número de páginas. Tudo ficou na medida certa: A história de Anax, seus motivos para estar ali naquele momento; a história da República de Platão, sua criação e ideais; a vida de Adam Forde; e a criação do novo mundo. O Clímax do livro teve o timming ajustado perfeitamente para o final do livro, deixando o leitor catando páginas desesperado.

Eu quis reler toda a história imediatamente, agora que já conhecia o segredo. Queria reler as memórias sobre a leitura que vieram em torrente me avisando que aquele momento viria.

Foi uma surpresa maravilhosa, porque a sinopse engana muito! O livro é muito melhor do que a sinopse faz parecer, ele é excelente.

INFORMAÇÕES


Título: Gênesis
Autor: Bernard Beckett
Número de Páginas: 173
Edição: 1ª – 2009
Editora: Intrínseca
ISBN: 8598078573
Preço: R$ 24,90
Classificação: ?????

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge