Literatura

Gata Branca (Mestres da Maldição #1), Holly Black

Um livro não tão surpreendente, mas com uma história que vai fazer você devorar cada capítulo com gosto.

cassel

A frase anterior pode parecer contraditória e até fazer você pensar que não gostei tanto assim de Gata Branca, mas o caso é que a narrativa rápida e envolvente me conquistou. Além do que, os personagens e a história seduzem o leitor com o mistério por trás de um passado, algum segredo escondido.

Em um mundo não muito diferente do nosso, um em cada mil habitantes são mestres da maldição – pessoas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais leve toque das mãos. Cassel é o único filho de uma família paranormal que nasceu sem o dom. Mas se você pensa que isso o faz se sentir mais normal, está enganado. Imagina como foi a infância dele? Esperando seu dom se revelar a qualquer momento e nada acontecer? Com as pessoas tratando-o como se fosse um criminoso por causa de sua família?  Porque, claro que, se você tem um poder de manipular os outros é considerado perigoso.

Cassel cresceu sem pertencer ao grupo dos mestres da maldição e sem ser aceito pela sociedade. Apesar de se esforçar para parecer um cara norma e não despertar a atenção de ninguém, ele esconde um segredo. Cassel matou a melhor amiga, Lila, há alguns anos. Ele não lembra o motivo que o levou a fazer isso, e é assombrado por memórias que aparecem do nada em sua mente, no modo como ele sorria loucamente, enquanto ela sangrava aos seus pés.

Há sangue demais, e não me lembro de ter enfiado a faca nela, mas uma faca molhada está na minha mão e o sangue está espalhado pelo piso como um revestimento pesado.

Sendo que após sonhar com uma gata branca, que parece querer lhe dizer alguma coisa, e seus irmãos agirem de modo estranho, como se tentassem esconder alguma coisa.  Cassel irá tentar descobrir o que estão escondendo dele. E o leitor também!

Não sou a pessoa mais inteligente do mundo e vibro quando consigo acertar algo em uma história, mas quando consigo prever praticamente todos os mistérios, a coisa perde a graça. Gata Branca tem sim suas reviravoltas, principalmente o final que é absolutamente genial, mas a previsibilidade tirou um pouco do encanto.

O negócio mesmo está na narrativa. Cassel é um personagem que gera uma empatia instantânea  pelo seu modo de agir e pensar, afinal é difícil encontrar um personagem masculino, dentre tantos livros para jovens adultos, que seja algo além de um badboy bonitinho que conquista a garota com apenas um olhar. Ele é mais, ele é “inteligente como o diabo e duas vezes mais bonito do que ele“.

A história tem um pouco de distopia, onde chega a ser discutido o fato do governo realizar exames na população para determinar os mestres. O exame não seria obrigatório, mas pela lógica, só se recusaria a fazer quem tivesse o dom, certo? Esse é geralmente o primeiro passo para causar uma guerra, uma segregação, e por esse motivo estou muito ansiosa para ler a sequência.

Gata Branca é o primeiro livro de uma série com muito potencial para se tornar a favorita dos jovens leitores que gostam de mistério, romance e magia.

informações

 

Título: Gata Branca
Autor: Holly Black
Tradução: Regiane Winarski
Editora/Selo: Rocco
Nº de Páginas: 360
Edição: 1ª – 2012
Preço: R$39,50
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Felipe
    19/03/2013 at 4:09 pm

    Gostei do livro, essa parte dos exames me lembrou um pouco os mutantes da marvel, só fiquei meio receoso sobre a trama ser previsivel /confuse
    Felipe recently posted..Lançamentos da Editora RecordMy Profile

  • Reply
    lilian
    19/03/2013 at 4:49 pm

    Adoro, já terminei de ler a trilogia e digo realmente vale a pena. /love
    lilian recently posted..Resenha Dash & Lily’s Book of DaresMy Profile

  • Reply
    Luísa Krummenauer
    19/03/2013 at 9:58 pm

    Ah, que daora, agora quero ler ele *-*

  • Reply
    Mareska
    20/03/2013 at 12:22 am

    Ain, quero esse livro faz tempo, mas sempre passo outro na frente e esse mês já esgotei minha cota pessoal literária!
    Mareska recently posted..CIDADE MÁGICA (Drew Lerman)My Profile

    • Reply
      Byzinha
      20/03/2013 at 4:17 pm

      Eu empresto!

  • Reply
    Camila
    20/03/2013 at 11:53 am

    Eu quero muito esse livro, estou namorando ele há um tempão na livraria, mas como ele está caro fico adiando a compra, e você me instigou ainda a ler, ou seja lá vamos nós refazer as contas de gastos literário de Abril, por que esse mês não dá mais /cry

  • Reply
    Vinícius
    21/03/2013 at 1:42 am

    Eu até curto suspenses, mas essa capinha não me chamou tanto a atenção, sabe? Nem o título…
    Beijos,
    Vinícius – Livros & Rabiscos

  • Reply
    Luva Vermelha (Mestres da Maldição #2), Holly Black
    03/02/2016 at 2:11 pm

    […] ler e me apaixonar pelo primeiro volume da série Mestres da Maldição, Gata Branca, fiquei ansiando pela sequência, Luva Vermelha, sendo que, por algum motivo ela passou batida e […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge