Literatura

Garotas de Vidro, Laurie Halse Anderson

Por Byzinha

Eu já tinha percebido que meus olhos estavam quebrados muito antes daquilo. Mas naquele dia eu comecei a achar que as pessoas responsáveis não conseguiam enxergar também.

Esse é um daqueles livros que eu resolvi ler porque sim. Sabe? Eu nem olhei do que se tratava exatamente e só fui saber mesmo quando li a resenha da Mareska. O livro demorou ERAS pra chegar pra mim, porque a Novo Conceito atrasou a caixa do nosso site, mas enfim.

Garotas de Vidro conta a história de Lia, uma garota de 18 anos que tem anorexia nervosa e acabou de descobrir que sua amiga de longa data, Cassie, morreu. sozinha. em. um. quarto. de. motel. E como se não fosse suficiente a garota apenas ter morrido, Cassie havia deixado TRINTA E TRÊS mensagens/ligações para Lia na noite anterior ao ocorrido.

Cassie e Lia tinham feito uma aposta quando mais novas: quem seria a mais magra. Desde então, a anorexia nervosa de Lia e a bulimia de Cassie só se agravaram com o passar dos anos, e mesmo depois de ser internada duas vezes, tudo que aconteceu com Lia foi ela saber exatamente o que os médicos queriam ouvir e como burlar os sistemas de peso e contagem de calorias.

Andamos de mãos dadas pelo caminho de pão e mel até a floresta, sangue pingando de nossos dedos. Dançamos com bruxas e beijamos monstros. Nós nos transformamos nas garotas geladas e, quando ela tentou ir embora, eu a puxei de volta para a neve, porque estava com medo de ficar sozinha.

Para mim, esse foi o parágrafo mais poderoso do livro. O livro todo, para ser sincera, é poderoso. Não agradou todo mundo, e pode até ser meio perigoso para quem já tem alguns problemas de distúrbio alimentar, mas não se engane: Garotas de Vidro mostra Lia chegando ao ponto mais baixo de sua vida. Como Quem é Você, Alasca? e Skins 6, foi escrito expondo os pontos mais obscuros e tortuosos do luto: o que você se transforma, como você toca a vida, como sua rotina muda.

Os personagens secundários foram essenciais para o desenvolvimento de Lia, inclusive a própria Cassie, aparecendo e reaparecendo como fantasmas da mente da amiga. Mas o destaque mesmo vai para a irmãzinha de Lia – Emma – e Elijah, um rapaz misterioso que encontrou o corpo de Cassie no tal motel. Ambos são personagens chave para fazer a protagonista tomar consciência de si própria e do que está fazendo não só com ela, mas toda sua família.

Não se engane, não temos romance em Garotas de Vidro. Temos apenas a vida tortuosa de Lia, com sua realidade distorcida sobre comida e magreza. Você torce por ela e não tem certeza se ela vai conseguir chegar a algum lugar, mas permanece até o fim, finalmente entendendo como a cabeça de uma pessoa com disturbios alimentares funciona.

Não é um dos meus favoritos de todos os tempos, mas recomendo bastante.

Nós deitamos a cabeça para trás e abrimos a boca bem grande.
A neve entra por nossas bocas zumbis rastejando, cheias de gordura e palavrões e flocos de tabaco e cáries e saliva de namorado/namorada, a mancha das mentiras. Por um momento, não somos provas com nota baixa, camisinhas furadas, nem cola na aula de redação; somos gizes de cera e lancheiras, indo tao alto no balanço que nossos tênis fazem buracos nas nuvens. E por um respiro tudo fica melhor.
E então derrete.

informações

Título: Garotas de Vidro
Autor: Laurie Halse Anderson
Número de Páginas: 272
Edição: 1ª – 2012
Editora: Novo Conceito
Preço: R$29,90
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply
    Ceile
    14/08/2012 at 1:54 pm

    Hey, By \o/ #MissYou

    Vi pessoas falando muito bem deste livro e está na minha lista de próximas leituras.

    Ele parece ser bem tenso e realista. /cry

    Só queria saber o que faltou para 5 estrelas…

    Bjos.
    Ceile recently posted..Sessão de autógrafos com Graciela Mayrink neste domingoMy Profile

    • Reply
      Byzinha
      14/08/2012 at 3:12 pm

      A narração quebrada incomoda de vez em quando, mas nada muito ruim. Não foi 5 estrelas porque não conseguiu alcançar meu hall de favoritos de todos no universo, mas é MUITO. BOM.

      Sdds também =(

  • Reply
    Mareska
    14/08/2012 at 7:11 pm

    Pra mim, virou favorito. É o tipo de livro que te incomoda, adoro.
    Mareska recently posted..Relançamento de Stephen King no BrasilMy Profile

  • Reply
    Juh Claro
    14/08/2012 at 8:07 pm

    Sua resenha foi a primeira que eu li, By. O livro tá lá em casa na minha fila, mas ele chama muita atenção. Sabia que se tratava de distúrbios alimentares, mas não sabia que era tão forte assim – medo de ler.
    Talvez seja bom sair um pouco dos clichês e ler algo assim. Veremos quando terei tempo D: haha

    Beijos.
    Juh Claro recently posted..Resenha: Em Chamas – Suzanne CollinsMy Profile

  • Reply
    Ana Ferreira
    15/08/2012 at 2:55 am

    By, “Garotas de Vidro” foi um livro que me surpreendeu e, principalmente, me perturbou em muitos aspectos. Sabia que estava diante de uma temática forte desde o início, mas nada comparável a narrativa dolorosa da Laurie Halse Anderson, impregnada da compulsão da Lia por não comer, por se torturar e regular tanto a vida com besteira…
    Foi uma agonia tão grande que até meu humor ficou sombrio enquanto ia chegando ao final do livro. No geral, contudo, achei que ele foi muitíssimo bem conduzido e de maneira realista, sem utopias nem desesperanças, mas apenas uma promessa incerta do que está por vir, dependendo unicamente da personagem.
    Esse parágrafo que você destacou mereceu mesmo a ressalva. Muito forte, muito característico. Acho que é um bom tipo de juvenil. Polêmico, pesado… Um tapa na cara de quem lê, mas para o qual a gente logo abre os olhos.
    Curti sua resenha :)
    Beijo!
    Ana Ferreira recently posted..Os menores livros do mundoMy Profile

  • Reply
    Gabi
    15/08/2012 at 1:51 pm

    Todo mundo diz que esse livro é forte, e ele acabou de chegar aqui pra mim! Estou bastante curiosa sobre o livro, acho que vou ser uma dessas que vou gostar dele. Gosto de livros fortes, apesar de não ter muita certeza sobre o que vou encontrar nesse livro. Vamos ver, né? Ótima resenha, me deixou super animada

    Beijitos
    Gabi recently posted..Delírio (Delirium #1) – Lauren OliverMy Profile

  • Reply
    Raíssa
    15/08/2012 at 2:56 pm

    Nossa, já vi esse livro várias vezes nas lojas, mas nunca me chamou a atençao… Gostei da resenha, acho que vou atrás pra ler qq dia! :)

    bjs!
    Raíssa recently posted..Namorados Para SempreMy Profile

  • Reply
    Jeniffer Haddad
    15/08/2012 at 4:36 pm

    Cara, quero muito ler esse livro! Ando lendo muitas resenhas positivas sobre ele. A capa é linda! Adoro estórias assim! Infelizmente tenho conhecidas que sofreram do mesmo mal ;/

  • Reply
    May
    15/08/2012 at 8:22 pm

    Eu gostei bastante desse livro. Achei o tema forte e muito bem abordado, e a leitura é bem fluida, apesar de se tratar de algo tão complexo.

    Beijinhos,
    May :*

  • Reply
    Who's thanny? » Blog Archive » Editora Valentina é nossa nova parceira!
    22/10/2012 at 7:41 pm

    […] pela nossa nova amiga editora. Até então, apenas um livro dela tinha sido traduzido – Garotas de Vidro, pela Novo Conceito, que também já tem resenha aqui – e, sinceramente, os livros da Laurie merecem ser lidos! Valeu […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge