Cinema

Garota Exemplar (2014)


Baseado no romance de Gillian Flynn, o novo longa de David Fincher conta sobre o desaparecimento de Amy Dunne (Rosamund Pike) e as consequências de uma provável cena de crime na sua própria casa com o marido Nick Dunne (Ben Affleck). O caso rapidamente entra nos holofotes da mídia, que questiona a inocência de Nick e mistura a desordem da cobertura de um caso com uma intensa investigação criminal.

Garota Exemplar é surpreendente e inesperado, principalmente para aqueles que, como eu, o assistiram sem conhecer nenhum detalhe, spoiler ou revelação do livro. Tem reviravoltas constantes que definem o tom de cada ato e te deixam na ponta do assento para tentar descobrir o que pode acontecer. As próprias dúvidas que surgem fazem você pensar em cada detalhe mostrado na incrível direção de Fincher: “ela está morta mesmo?” “foi o marido que matou?” “ou seria o amigo de infância?”, questão colocadas no primeiro ato do filme que são completamente substituídas por outras tão intrigantes quanto ao longo dos desvios que o roteiro estabeleceu.

O roteiro carrega uma história complicada e pesada de uma forma realista e bem feita, não é cansativo e em nenhum momento o longa deixou de ser interessante; é algo que vai ficar na sua cabeça assim que sair do cinema e por muito tempo depois. O fim tem questões não respondidas e algumas pontas soltas, nada que afete seu sentido, mas que adiciona na discussão após ele, o que foi proposital e funcionou perfeitamente com o público.

“I will practice believing my husband loves me but I could be wrong.” –  Amy Dunne

A presença de personagens interessantes e realistas também funcionou para a situação delicada da história. Tyler Perry, Carrie Con e Kim Dickens são coadjuvantes excelentes, seus personagens adicionam um tom de emoção para o filme, principalmente nas piadas; mesmo com situações delicadas, existem momentos que aliviam a constante tensão de cada ato. O elenco em si é muito bom, não seria possível contar algo tão complexo em um longa sem atores competentes, e todos eles fazem isso. Falando em coisa boa, vamos falar de Rosamund Pike?? Sua atuação é empolgante e envolvente, para um personagem tão incomum, você se interessa por tudo que ela vai fazer em seguida, ela é com certeza uma das melhores coisas do filme. Sua química com Ben Affleck também funciona, o ator fez um ótimo trabalho e a produção, intencionalmente, soube criar um relacionamento próximo mas ao mesmo tempo confuso e duvidoso entre os personagens.

David Fincher prova de novo a atenção, e muitas vezes uma obcecada preocupação com sua direção. Mesmo com sua fama de perfeccionista, ele fez um filme visualmente lindo, soube trabalhar com a história e não imagino outra pessoa tomando conta de um filme como esse. A fotografia, um pouco artificial por vezes, também foi muito bonita e funcionou perfeitamente com o clima de suspense que se encontra na maioria das cenas e precisa do visual ao seu lado. Last but not least a trilha de Trent Reznor e Atticus Ross, que também trabalharam com Fincher em A Rede Social e Millennium, trazem sua marca registrada que já conhecemos, mas com tons diferentes que podem sugerir uma semelhança com suas scores anteriores, mas distinta o suficiente para ser completamente original e perfeita para o filme.

Tendo lido o livro ou não, o filme é uma produção impressionante, com personagens interessantes, uma história inesperada e uma direção linda. O longa é aberto a discussões, é confuso e ao mesmo tempo muito divertido, sua produção quase perfeita, com encaixes em cada canto da produção, funciona como um contraste à uma ficção tão complexa e nada perfeita.

ficha técnica

Título original: Garota Exemplar
Direção: David Fincher
Elenco: Rosamund Pike, Ben Affleck, Tyler Perry, Neil Patrick Harris, Carrie Coon, Kim Dickens
Roteiro: Gillian Flynn
Trilha sonora: Trent Reznor, Atticus Ross
Duração: 149 min.
País: EUA
Gênero: Drama, Mistério, Thriller
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Ana
    18/11/2014 at 10:11 am

    Eu gostei muito do filme!
    Da mesma forma que vc, eu nem tinha muita ideia da história – só havia assistido o trailer uma vez.
    Eu espero que a Rosamund ganhe uma indicação ao Oscar, ela merece muito.

  • Reply
    Melhores de 2014
    13/04/2015 at 11:42 am

    […] filme que, se Deus quiser, vai receber reconhecimento na award season, Garota Exemplar é um dos filmes mais intrigantes que já vi. Fui assistir sem saber nada do livro e levei tantos […]

  • Reply
    Lugares Escuros, Gillian Flynn - Who's thanny?
    12/08/2015 at 10:25 pm

    […] primeiro contato que eu tive com Gillian Flynn foi no filme Garota Exemplar, interpretado por Ben Affleck, Rosamund Pike e Neil Patrick Harris e encabeçado pelo David […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge