Música

Fresno em Ribeirão Preto – 01/05/2016

Olá! Eu estava com muita saudade de escrever aqui, e compartilhar um pouco sobre o show da banda Fresno em que eu estive pareceu uma boa oportunidade pra voltar a este blog.

Dia primeiro deste mês estive com alguns amigos no show da banda Fresno em Ribeirão Preto, parte da turnê de 15 anos da banda, completados em 2014.


(Fonte: página da banda no Facebook)

Admito que eu via a banda de um jeito preconceituoso – até conhecer um dos amigos meus que inclusive estava comigo no show, e daí ele tinha indicado que eu ouvisse. Se eu não tivesse gostado do que ouvi, não teria ido.

O show foi num local chamado Augusta Street Bar, incrivelmente pequeno se for levado em conta que Fresno já tocou pra dezenas de milhares de pessoas, e ali cabe “apenas” algumas centenas de fãs.

Único vídeo que encontrei do show:

Além de eu ter super gostado do som da banda, que tem uma qualidade técnica bastante boa, segundo meus amigos que entendem mais de música do que eu, o que mais me chama a atenção é que os caras expressam uma quantidade absurda de emoções nas músicas deles. Não é à toa que são chamados de “emo”, pejorativamente, o que não deveria acontecer, já que lidar com sentimentos do jeito que eles conseguem fazer é muito incrível.

As duas bandas de abertura eu não achei tão boas assim. O som não tava legal, e praticamente não dava pra entender o que tavam cantando; mesmo assim, eu tava super me divertindo porque as pessoas que estavam comigo são algumas das melhores que já conheci.

Foi difícil conter uma ou outra lágrima na hora que tavam cantando algumas das minhas músicas preferidas – por exemplo, “À prova de balas”, entre outras. É como se eles dissessem: “Ei, tá tudo certo, ter emoções e sentimentos é parte do que te faz um ser humano, você não é um robô; não precisa se preocupar”.

Fresno foi formada em 1999, enquanto os primeiros integrantes estavam na escola; conforme o meu amigo que me recomendou a banda me contou, tiveram umas questões com gravadora/produtor – coisas que, bem, acontecem com muita gente que faz música – antes de se acharem e estabelecerem por si próprios o caminho que queriam que o trabalho deles tomasse. Pelo menos pra mim, parece que a banda não tem nem de longe o respeito que deveria, já que o som deles é incrível e as letras das músicas não censuram nada do sentimento que pretendem mostrar.

Eu mal consigo imaginar a importância que essa banda tem na vida da galera que era adolescente no início da carreira dos caras e acompanha desde o começo – algumas vidas devem ter sido salvas de mais jeitos do que um por várias músicas deles, e muitos momentos devem ter ficado muito mais fáceis com o apoio que é possível tirar desses materiais.

Gostaria mesmo de ter encontrado a setlist online pra mostrar aqui, mas foram basicamente as músicas do dvd que eles fizeram em comemoração aos 15 anos da banda em 2014.

A banda vai se apresentar de novo no mesmo local em breve, e, dinheiro permitindo, estarei lá.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    A Sinfonia de Tudo Que Há - Fresno - Who's thanny?
    26/10/2016 at 6:01 pm

    […] já tinha postado sobre Fresno antes aqui neste site, e tinha chegado a começar o rascunho de um post sobre outro show deles onde […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge