Literatura

Fique onde está e então corra, John Boyne

“It’s a big world, isn’t it?’ said Georgie. ‘Do you think they hate each other on other planets too?”

A Primeira Guerra Mundial começou exatamente no dia do aniversário de Alfie Summerfield e levou consigo seu pai – o homem do leite que acreditava que tudo era uma questão de tempo, acreditava que estaria de volta para a família antes do natal.

Bem, quatro anos depois, Alfie já sabia que a guerra terminaria antes do natal – só não tinha certeza ~qual~ natal. Veja bem, Alfie e sua mãe tinham 99 problemas, mas o fim da guerra não era um deles para o garoto de 10 anos. O problema era ele não saber onde seu pai estava, não receber mais cartas e possuir aquela dúvida incômoda da incerteza de que Georgie Summerfield provavelmente estivesse morto… até o momento em que soube que não – e então os dias de Alfie se transformaram por completo.

Tendo certeza de que seu pai estava mais perto do que jamais sonhou, Alfie agora tem um novo objetivo e passa a traçar um plano para levá-lo de volta para casa, uma ideia arriscada, mas que tem tudo para dar certo na cabeça do garoto.

“… Nine-year-old boys usually turn ten at some point. It’s the nineteen-year-olds who have difficulty turning twenty.”

Fique onde está e então corra é um livro apaixonante. John Boyne, mais uma vez se aventurando nas histórias de guerra, conseguiu nos trazer uma história delicada, encantadora e deliciosa de ser lida, ideal para uma tarde preguiçosa.

Com personagens diferentes uns dos outros e no ponto de vista do inocente Alfie que precisou crescer rápido de mais, mesmo que saibamos (e nós sabemos) o que aconteceu durante a Grande Guerra, ainda ficamos na espectativa de ver as repercussões causadas nas vidas daqueles que ficaram – mães, esposas, filhos e homens que se negaram a vestir o uniforme. Com narrativas de situações às vezes revoltantes, às vezes divertidas, somos levados numa jornada de amor e sobrevivência.

No fim das contas, você tem Fique onde está e então corra como um livro que merece ser lido, um livro que você sente vontade de indicar para os amigos, um livro que você daria de presente. E não há melhor tipo de livro do que esse.

informações

Cortesia da editora para resenha
Título: Fique onde está e então corra
Autor: John Boyne
Tradutor: Henrique de Breia Szolnoky
Número de Páginas: 224
Edição: 1a edição – 2014
ISBN: 9788565765404
Editora: Seguinte
Preço: R$34,90
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Adri Brust
    24/01/2015 at 9:41 am

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser uma história linda. Adoro história, mas essa parte da primeira e segunda guerra mundial sem dúvida é a minha preferida. Então, obviamente me interessei por esse livro. Fique onde está e então corra vai entrar para a minha lista de desejados, e espero conseguir lê-lo. Adorei.

    Beijos,
    Adri Brust

  • Reply
    Camila Oliveira
    29/01/2015 at 11:12 pm

    Eu amo esse livro e sofri demais que o John Boyne citou, mesmo que pouquinho, uns personagens de O Pacifista, foi muito </3

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge