Coluna

Filmes sem plot

Olha só que honra para vocês a minha pessoa estreando uma coluna nova aqui no WT! No “Quem Nunca?” a equipe mais alto astral do mundo vai falar sobre seus “guilty pleasures”, coisas que gostamos e muitas vezes somos julgados por curtir ou temos vergonha de admitir. Quase que um confessionário mesmo, sabe? E eu já vou começar com um assunto que vai fazer cult do Filmow chorar sangue.

therockCom licença enquanto eu choro de emoção por ter conseguido pretexto pra colocar fotinhe do The Rock.

Se você segue ou a mim, ou a By ou a Jovana no Twitter, já deve ter visto alguma de nós falar sobre “filmes sem plot” e/ou o quanto a gente os adora. Filmes sem plot são aqueles que não tem um roteiro BOM, mas que te divertem mesmo assim. Os maiores exemplos desse tipo são, é claro, os filmes de ação, que, quando bem feitos, te fazem perguntar “PLOT WHO?”. De um ponto de vista crítico podem ser considerados uma grande porcaria, mas o entretenimento é garantido.

O negócio com os longas plotless é que se ele se levar a sério demais pode não dar muito certo. Tomando Mercenários como exemplo, vemos que tem umas boas cenas de ação, PORÉM ao todo é chatinho (Adrenalina 2 também, porque Ô FILME RUIM). O bom é que perceberam o que fizeram de errado e trouxeram uma sequência sensacional, cheia de ótimas lutinhas, tiros, explosões e os próprios atores tirando sarro um do outro (inclusive confira a resenha surtada da By aqui). Precisou de um roteiro elaborado e cheio de reviravoltas que exigiam grandes atuações para entreter quem queria ser entretido? Não. Só colocaram bombadões na frente da câmera fazendo o que fazem de melhor: chutando bundas.

(Acho necessário dizer que a fórmula do “não se leve a sério” não funciona apenas com roteiros ruins. Edgar Wright e Guy Ritchie usam e abusam dela e sempre trazem excelentes e divertidíssimos filmes.)

Apenas colocando um gif do Lundgren no post de forma sorrateira porque eu tenho crush no cara. E no The Rock. E no Statham. Não regreto.

O problema mesmo não é arrumar boas tramas para a bagaça, e sim que as pessoas entendam que cinema não é só arte. Alguns filmes querem contar uma história, outros querem passar uma mensagem, ou esperam que você sinta o mesmo que os personagens da tela estão sentindo, ou querem te incomodar mesmo. Mas alguns espectadores se prendem tanto no “cinema arte” que não conseguem sentar na poltrona esperando apenas puro entretenimento durante 90 minutos, sem compromisso. Esquecer de tudo durante aquele curto período de tempo e pronto, voltar para a vida real sem ter mudado nada. Porque é bom, muito bom assistir aquelas lutas completamente insanas, manobras de carro impossíveis, piadas tão sem graça que acabam sendo engraçadas. E é necessário, também. Porque senão vamos virar um bando de chatos que não compreendem o propósito de certas coisas. Ou o que, será que a verdadeira pretensão de Stallone ao juntar os caras mais badass do mundo em Mercenários 2 era ganhar indicações ao Oscar? #interrogação

Então, basicamente, depois de todo o falatório, a moral do post é: gostar de filmes sem plot não deveria ser e nem é vergonha para quem gosta de cinema. Da mesma forma que apreciamos uns Hitchcocks, Woody Allens e Almodóvars da vida, precisamos também aprender a reverenciar Jason Statham, Dwayne “The Rock” Johnson, Vin Diesel, Bruce Willis, Dolph Lundgren, Chuck NorrisStallone, Schwarzenegger, Van Damme… A lista é longa. Eles não querem fazer “arte”, e nem precisam. O que esses caras conseguem mesmo é uma façanha extremamente difícil: divertir e entreter, mesmo que com um roteiro que você já viu 316516 outras vezes em outros longas. Podem ser “ruins”, mas são tão ruins que são bons.

E, se pararmos pra pensar, cinema está aí pra isso. E não tem o menor problema dizer que Tarantino é seu diretor preferido enquanto vários filmes do Steven Seagal repousam em sua estante. Sério.

Inclusive Expendables 2 MELHOR FILME

Espero que vocês tenham gostado do post, inclusive. Aproveitem e me digam nos comentários quais são os filmes plotless que vocês mais gostam porque, né, é sempre bom conhecer outros do tipo.

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply
    Geo
    March 28, 2013 at 7:54 pm

    SÂMELA DANDO AQUELE ORGULHO PRA RAÇA GOSTO DE FILMES PLOTLESS E DAI VAI DAR O RABO (chefa, me dsclp pelo palavreado, ok)

  • Reply
    Juliano Rodrigues
    March 28, 2013 at 9:14 pm

    Estou na mesma vibe, curto Kubrick,Tarantino, Kurosawa, Haneche, Stone, e outros, mas nem por isso deixo de ver filmes como “Imortais”, comédias românticas de desfechos óbvios, desenhos divertidos…
    Precisamos largar mão de sermos cartesianos, 8 ou 80, estreitos em tudo. Por que não podemos amar o universo cult e o pop, bem como suas intersecções?

  • Reply
    Luísa Krummenauer
    March 28, 2013 at 11:02 pm

    Ah, filmes com uma boa história são ótimos, porém quando você não está afim de pensar, não tem coisa melhor que um filme sem plot

  • Reply
    Felipe
    March 29, 2013 at 12:23 am

    Eu acredito que tudo tem que ser medido, muito dos dois tipos de filmes faz mal, se exagerar nos filmes sem plot eu acabo esquecendo como é bom assistir uma ótima historia, e se assistir muitos filmes com boas tramas acaba se esquecendo de como é bom se divertir com baboseiras. Alguém entendeu? /grin
    Felipe recently posted..Destino, Ally CondieMy Profile

  • Reply
    camila
    March 29, 2013 at 8:16 pm

    Tem certos filmes de ação que são bem sem graça mesmo. Gostei de conhecer o blog..
    Bjinhoos
    camila recently posted..13 fatos sobre mimMy Profile

  • Reply
    Camila
    March 30, 2013 at 1:33 am

    Gostei, gostei do desabafo, declaração corajosa! Mesmo porque me identifiquei! Nem tudo tem que ser edificante, profundo. Algumas coisas podem ser simplesmente divertidas.

  • Reply
    pinkperry
    March 30, 2013 at 4:55 pm

    Concordo, acho ótimo e regreto nada também. Gosto muito de filmes com muito pancadaria e ação por que a realidade nem sempre é das mais felizes então um entretenimento de vez em sempre é bom. Não aguentaria viver só de Almodóvar. E levo isso para os livros também, gosto de ler os clássicos, mas não dou uma de cult, essas séries às vezes meio bobinhas são legais pra divertir.

  • Reply
    Raíssa
    April 3, 2013 at 3:25 pm

    Olha, essa galera que curte só “cinema arte” pode… ir tomar um café na esquina (pra não falar outra coisa).

    Filmes sem plot é vida! \o/ Também amo filmes com cenas de porrada, explosão, manobras de carros, carro explodindo, caindo de pontes, etc, etc, etc, e ainda por cima, com frases épicas. XD

    Adorei o post, compartilho do Guilty Pleasure, tamo junto!

    bjs bjs!
    Raíssa recently posted..Top 5 Review: Game of Thrones – 2ª TemporadaMy Profile

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo 50 tons de rosa
    October 29, 2014 at 5:29 pm

    […] Eu sou a Sam, pessoa que estreou essa mesma coluna com um post sobre meu amor e admiração por filmes de ação. E eu gosto de livros de romance também. Aham. Romance, chick-lit, viadagem, livro de menininha. […]

  • Reply
    Anjos da Lei (2012) - Who's thanny?
    April 13, 2015 at 1:17 pm

    […] e está prevista para 2014. E antes de me vaiarem por dizer que estou ansiosa para assistir, leiam nosso primeiro Quem Nunca? okay […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge