Entrevista

Fernanda Nia fala sobre o fenômeno “Como eu realmente…”

Sabe quando você vê um personagem enfrentando uma situação exatamente do jeito que você faria e rola aquela identificação instantânea? Como na tirinha abaixo:

Foi assim que eu conheci o site “Como eu realmente…”, da Fernanda Nia, em uma postagem aleatória do 9GAG que estava fazendo sucesso. A Niazinha, protagonista das situações, na maioria das vezes constrangedoras, age fora dos padrões permitidos pela sociedade e nos diverte com seu humor. Mas o legal é como nos identificamos com tudo. Vai dizer que você não faz a mesma coisa que ela? :P

Como adoro o trabalho da Fernanda, perguntei se ela faria uma entrevista para o WT e adivinha? Ela topou! #HappyDance Conheça, abaixo, o cérebro por trás do “Como eu realmente…”:


Foto: Daniel Marenco/Folhapress

WT: Oi, Fernanda! Conte um pouco sobre seu trabalho… Quando você começou a desenhar e trabalhar com ilustração?
Fernanda: Oi, pessoal! Então, desde criança eu já passava horas do meu dia desenhando e até fazendo tirinhas, tentando sempre melhorar e me especializar durante os anos. Como fiz faculdade de Publicidade e Propaganda, acabou que a necessidade de usar ilustrações no meio profissional veio naturalmente, já que ilustrar ideias mirabolantes faz parte do dia a dia das pessoas desse meio, heheh.

WT: De onde surgiu a ideia de criar o “Como eu realmente…”?
Fernanda: Surgiu do mesmo lugar de onde surgem a maioria das nossas grandes ideias: no banho. Hahah, ok, vou explicar melhor. Eu tinha tido essa ideia doida naquele dia de que eu queria um blog de tirinhas para extravasar minha criatividade de piadinhas bobas, e foi tomando banho que bolei todo o conceito de sempre haver comparações entre situações de como deveriam ser/como realmente são.

WT: Você se inspira em situações do cotidiano para criar suas tirinhas, certo? Já aconteceu algo inusitado que você ficou com receio de compartilhar no blog?
Fernanda: Quase sempre me inspiro no cotidiano sim, mas acho que já me condicionei a pensar nas tirinhas quando elas já têm um tema digno de ser publicado e de meus leitores gostarem. Claro, de vez em quando passo por alguma discussão sobre um tema polêmico, como política ou religião, e até penso rápido em como aquilo ficaria em tirinha, mas logo aborto a ideia, já que a última coisa que quero é trazer esse tipo de discussão ao blog.

WT: Recentemente o blog completou um ano de existência, quais foram as melhores coisas que aconteceram nesse período? Você enfrentou algum tipo de dificuldade para mantê-lo no ar?
Fernanda: Ah, o primeiro ano de um blog é sempre uma festa, eu acho. Você está mostrando seu trabalho ao mundo pela primeira vez, e quando recebe um e-mail ou um post de elogio de um desconhecido… Nossa, é uma alegria só. Eu ainda tive a sorte de receber, na primeira semana do blog, uma resposta de um e-mail que havia mandado a um dos meus maiores ídolos de tirinhas do Brasil, o Ricardo Tokumoto (RyoTiras), onde ele disse que havia gostado do meu trabalho. Que felicidade absurda! Todo e-mail de fã é uma coisa maravilhosa, assim como as indicações e aparições em outros sites grandes. Felizmente, não tive nenhuma dificuldade para manter o Como eu realmente no ar que não fosse a falta de tempo para fazer tirinhas, mas isso é normal pra mim, hehehe.

WT: Seu blog foi comparado a Mafalda da nossa geração e conquistou leitores de todo o mundo. Como você lida com esse sucesso?
Fernanda: Primeiro eu vibro com esse mix de mil sentimentos positivos, desde felicidade a um agradecimento muito, muito profundo que eu tenho por receber tanto apoio dos leitores. Claro que, como sou humana, tem sempre uma pontinha minha que continua insegura: será que meu trabalho é bom mesmo para eles? Será que consigo continuar agradando? Mas como os sentimentos positivos são infinitamente maiores, são eles que ganham na balança.

WT: A Srta. Garrinhas e o Sargento Fofura se tornaram o xodó de muita gente. É mais divertido fazer tirinha envolvendo os bichinhos?
Fernanda: Olha, todas as tirinhas são extremamente divertidas de fazer para mim, mas não tem como negar que sempre que vejo a carinha maligna da Srta. Garrinhas ou olhar bobo do Sargento Fofura no desfecho de uma tirinha eu fico aqui rindo sozinha, com a caneta na mão, feito uma idiota.

WT: Vou fazer um pedido difícil… Escolha UM livro, filme e série que você não viveria sem.
Fernanda: Omg, é agora! Ai, ai… Ok, vou escolher um livro/série de livros (posso?) porque foi muito importante no meu crescimento e desenvolvimento como pessoa, que foi a série A Mediadora, da Meg Cabot. Eu li tanto esses livros na minha adolescência que acho que até hoje muito do jeito como me expresso foi formado baseado na Suzannah Simon. Filme: não briguem comigo de novo, mas como é difícil de escolher entre tudo que gosto hoje em dia, ainda vou escolher um filme que vi muito no meu crescimento, que foi Mulan, da Disney. Por último, seriado. Recentemente decidi que meu seriado favorito agora é Sherlock, da BBC.

WT: Que dica você dá para quem está começando agora e tem interesse em criar tirinhas e virar um fenômeno na internet?
Fernanda: Esforço e persistência! Não deixem suas ideias no papel, corram atrás! Se não deu certo ainda, continue se esforçando, que uma hora vai dar. Não existe nada que você não alcance se se esforçar bastante!

WT: Obrigada pela entrevista, Fernanda. Tem algo que deseja dizer para os leitores do WT?
Fernanda: Foi uma honra estar aqui! Muito obrigada a Nathane e ao “Who’s Thanny?” por essa maravilhosa oportunidade, e muito obrigada ao apoio de todos os leitores do Como eu realmente e daqui do WT, principalmente você, lendo essa entrevista. Vocês são demais, e é por vocês que eu continuo me esforçando. Beijos!

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

19 Comments

  • Reply
    Mareska
    September 8, 2012 at 11:24 pm

    Que simpática! E adoro as tirinhas *O*
    Mareska recently posted..Sorteio O PRIMEIRO DIA de Marc LevyMy Profile

  • Reply
    Juliana
    September 9, 2012 at 2:57 am

    Eu sou mega fã das tirinhas dela! Achei super legal a entrevista, adorei!

  • Reply
    Ana Ferreira
    September 9, 2012 at 3:13 am

    Thanny, ótima ideia ter realizado uma entrevista com a Fernanda.
    Eu já tinha visto umas tirinhas circulando pelo Facebook mas, perdoem a ignorância, não sabia da existência do blog e confesso que gastei um bom tempo nele. Super divertido, leve e me identifiquei, claro, como mais milhares de outras pessoas.
    Desejo todo o sucesso a ela, mais que merecido, afinal.
    Beijo! /blink
    Ana Ferreira recently posted..Adormecida, de Anna SheehanMy Profile

  • Reply
    Ane Reis
    September 9, 2012 at 2:34 pm

    Oie Thanny /smile

    Ah!!! Eu acho essas tirinhas tão fofas *-* me identifico com várias rs…
    Parabéns pela entrevista!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary
    Ane Reis recently posted..Resenha – O Ladrão de Raios por Rick Riordan.My Profile

  • Reply
    Chel Lima
    September 9, 2012 at 3:00 pm

    Adorei a entrevista *o*
    Também fiquei conhecendo depois de um post random no 9gag e daí descobri o site de tirinhas e comecei a acompanhar. Ela é uma fofa! Muito fácil se identificar com a niazinha, hahhaha. Ótimo post!

    Beijos
    Chel Lima recently posted..Especial Nacional – Depois daquela viagem, Valéria PolizziMy Profile

  • Reply
    Emanuella Casado
    September 9, 2012 at 3:08 pm

    Ahhh, adoro o trabalho dela. conheci a pouco tempo.
    a entrevista ficou 10.

    bjs

    http://www.amodernpinup.com
    Emanuella Casado recently posted..Vencedores do VMAMy Profile

  • Reply
    Daisy
    September 9, 2012 at 5:15 pm

    Oláá
    Ahh conheci o trabalho dela também por essa tirinha sobre livros. Acho uma fofura as tirinhas e bem criativas. Adorei a entrevista, ainda não tinha visto ela.
    /blink
    Beijinhos
    Daisy
    Daisy recently posted..Um Lugar para Ficar, Deb CalettiMy Profile

  • Reply
    Fernanda Nia
    September 9, 2012 at 7:01 pm

    Muito obrigada a Thanny e a todos vocês aqui comentando! Fico emocionada! Vocês são lindos! >_< /cute
    Fernanda Nia recently posted..Enxanguante bucalMy Profile

  • Reply
    Lucas
    September 9, 2012 at 7:12 pm

    Até na foto ela não tem pé!!!!!! /roll

  • Reply
    P
    September 9, 2012 at 7:26 pm

    COMO EU REALMENTE VIBREI VENDO ESSA ENTREVISTA. Fernanda san é um exemplo de como os talentos nacionais criativos merecem seu destaque.

    • Reply
      Fernanda Nia
      September 10, 2012 at 12:52 pm

      Caramba, que coisa mais fofa! Muito obrigada, P! =) /cute

  • Reply
    Eduarda Menezes
    September 9, 2012 at 8:21 pm

    Oi Thanny!

    Eu sou fã das tirinhas da Fernanda há uns meses já, adorei conhecer um pouco mais sobre ela através da entrevista!
    Todas elas são repletas de humor e são sacadas tão boas que é impossível a gente não se identificar – é aquele tipo de coisa que a gente imagina que ninguém mais pensa, só a nossa cabeça louca haha.
    Já imaginava que ela fosse responder Sherlock (que por sinal, também adoro) pois lembro de ter lido em algum lugar que aquela tirinha (a primeira que eu vi por sinal), do livro/filme/seriado favorito havia sido inspirada no gosto dela pela série, até as roupas da personagem que é super Sherlock.
    A Mediadora eu não tenho muita vontade de ler mas tanta gente fala bem que imagino que deve ser no mínimo interessante.
    Adoro a Srta. Garrinhas e o Sarg. Fofura.

    Beijos e parabéns pela entrevista!
    Eduarda Menezes recently posted..Adormecida (Anna Sheehan)My Profile

  • Reply
    jeniffer haddad
    September 9, 2012 at 9:23 pm

    Gente, eu já vi essas ilustrações e acho uma graça *o*

  • Reply
    Andreza
    September 9, 2012 at 10:25 pm

    adorei a entrevista. uhahuauauha sou seguidora e fã do blog “Como eu realmente…” Sempre me identifico com as tirinhas rsrs
    Andreza recently posted..Just for fun and nothing elseMy Profile

  • Reply
    Axwell Godoi
    September 9, 2012 at 11:06 pm

    Por diversas vezes, em minhas buscas pela internet, caí de gaiato no blog da Fernanda. Já conhecia (bem pouco) o trabalho dela, mas nunca pensei que ela fosse um poço de simpatia. Acho muito inteligente e engraçadas as tirinhas dela, algumas situações com certeza todos nós já vivemos.

    Axwell Godoi
    http://www.ascronicasdezazuleigo.com/
    Axwell Godoi recently posted..FILME: LolaMy Profile

  • Reply
    Ana Beatriz
    September 10, 2012 at 12:09 am

    Eu sempre visito o blog dela e acho demais. As tirinhas são muito engraçadas, sem falar que aquela do livro (a minha favorita) fala muito a realidade. É um site fofo, criativo e diferente, que entrou na blogosfera exatamente quando as coisas estavam muito iguais… sem falar que a autora é bem criativa. Adorei a entrevista e parabéns equipe do WT! /smile
    Ana Beatriz recently posted..Playlist: Novidades musicaisMy Profile

  • Reply
    Mariana Paixão
    September 10, 2012 at 1:02 am

    Essa tirinha que começou o post é A MAIS PURA VERDADE do mundo!
    E a Fernanda tem o MESMO VESTIDO QUE A NIAZINHA!!!
    (Ou seria a Niazinha tem o mesmo vestido que a Fernanda? hahahahaha)
    Adorei, either way!
    Sempre me divirto com as tirinhas da Niazinha, adorei a entrevista!

    Beijos!
    Mariana Paixão recently posted..Resenha: Do Seu Lado, Fernanda SaadsMy Profile

  • Reply
    Ceile
    September 10, 2012 at 12:27 pm

    Eu conheci o Como eu realmente através daqui, do banner ali na lateral. Desde então, sempre vou dar uma olhada e adoro!

    Ela é super simpática, hein? Adorei a entrevista ^^

    Beijos!

  • Reply
    Cadu
    September 16, 2012 at 10:31 pm

    Adorei a entrevista!! Já li um montão das tirinhas, e acabei de conhecer o site, huashuahsuha
    Cadu recently posted..Nova versão: Domo-kun!My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge