Literatura

Fale!, Laurie Halse Anderson

(…)
Você:
Melinda se parece muito com uma garota que eu conheço
Não, ela se parece muito
(comigo)
Sou MelindaSarah
Sou MelindaRogelio sou MelindaMorgan,
MelindaAmberMelindaStephenToriPhillipNavdiaTiaraMeteoKristinaBeth
ainda dói, mas
mas
mas
mas
este livro me fez sair da concha
continua a doer, eu estou bolada, mas
o seu livro me fez sair da concha
(…)

É assim que começa a edição da Valentina de Fale!: com um poema escrito com frase de leitores sobre o que o livro de Laurie H. Anderson, primeiramente publicado em 1999, refletiu em suas vidas. E você sabe, você sabe a partir daí que esse livro é importante.

A história de Melinda Sordino, a garota que parou de falar porque sentia que não seria ouvida – ou entendida, ou compreendida – já foi retratada no cinema. Nós já a conhecíamos, porque ela já aconteceu nas nossas escolas. Nas nossas famílias. Com nossos amigos. Com pessoas de quem ouvimos falar. É a história de todos aqueles que foram julgados e zuados e machucados e não fizeram nada para se defender. Daqueles que estavam tão perdidos que ficava difícil enxergar além de suas ações sem emoção.

É complicado falar de um livro que faz tanta diferença na vida das pessoas. Fale! é delicado, engraçado, discreto, poderoso. Suas páginas são fáceis de ler e mexem com o interior do leitor de maneira inesplicável. Ele tem a característica de todos aqueles livros que são muito mais do que você espera e ele merece ser lido.

Acho que o Hawthorne queria que a neve simbolizasse o frio. Frio e silêncio. Não há nada mais silencioso que a neve. O céu grita para liberá-la, uma centena de almas penadas esvoaçantes envoltas na nevasca. Mas, assim que a neve atinge o chão, silencia, natureza morta, como o meu coração.

informações

infinity

 

Cortesia para resenha.
Título: Fale!
Autor: Laurie Halse Anderson
Número de Páginas: 247
Edição: 1ª – 2013
ISBN: 9788565859073
Editora: Editora Valentina
Preço: R$29,90
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Juh Claro
    15/08/2014 at 1:34 pm

    Tenho muuuita vontade de ler esse livro, mas tenho um pouco de receio rs ‘Garotas de Vidro’ me tocou de um jeito que foi difícil digerir tudo muito rápido… Um livro que eu não esperava nem metade do que ele me proporcionou. Acredito que Fale! seja no mesmo estilo e por isso tenho meio medo de começar a ler.

    Beijo!
    Juh Claro recently posted..Eu vou: Bienal do livro 2014 em São Paulo!My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge