Cinema

Expresso do Amanhã (2014)

Snowpiercer ou Expresso do Amanhã (título nacional) é uma adaptação da história em quadrinhos, O Perfuraneve, ficção científica por Jacques Lob e Jean-Marc Rochette publicada em 1982 que apresenta uma visão bem pessimista sobre a natureza humana e um futuro não tão atraente para nós.

Snowpiercer

Devido ao aquecimento global, um elemento químico foi espalhado no ar para conter os danos e permitir que o planeta continuasse com uma temperatura tolerável para se viver, só que deu tudo errado e a Terra congelou. Isso mesmo, congelou por inteira. Mas calma que nem por isso toda a vida acabou. Graças a Wilford parte da população foi salva, pois ele conseguiu construir um trem que dá a volta completa no planeta e por estar sempre em movimento, não congela.

Planeta congelado

Claro que encontramos a nata da sociedade no expresso, afinal, só quem tem muito dinheiro consegue uma “vaga no céu”. Porém, também encontramos aquelas pessoas que clandestinamente entraram no veículo para sobreviver. E com o passar do tempo, chegamos até a pensar se valeu realmente tanto esforço para receber em troca só sofrimento.

Dirigido pelo sul–coreano Bong Joon-ho (O hospedeiro), essa distopia apresenta um elenco experiente e revela alguns talentos não explorados por Hollywood. Os clandestinos do último vagão, cansados das condições que vivem após anos sem nenhuma melhora, resolvem chamar a atenção do magnata Wilford (Ed Harris) invadindo os vagões seguintes. Liderados por Curtis Everett (Chris Evans), com a ajuda do prisioneiro Namgoong Minsu (Kang-ho Song), que criou o sistema de segurança do trem e sua filha; Grey (Luke Pasqualino), um ninja assassino ou quase isso; Edgar (Jamie Bell), e mais algumas pessoas dispostas a lutar, eles vão avançando vagão por vagão.

vagao

Toda a estética do filme é bastante sombria, mas alguns cenários e personagens destoam disto para mostrar o quão absurda é essa divisão dos ricos e pobres. A crítica está bastante presente, sendo quase sensorial. É de dar nojo da sociedade e do que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver. No fim, todos revelam sua real natureza, por mais fofinho que seja, não se deixe enganar.

snowpiercer_8

Por questão de continuidade, os diálogos entre Curtis e Minsu, que no início eram traduzidos por um aparelho em tempo real, passam a ser diretos, o que estranhei na primeira vez que assisti o filme, mas percebi que se fossem para traduzir toda conversa tornaria o filme cansativo e chato.

Cada vagão parecia um nível de um jogo, novos obstáculos e pessoas dispostas a fazer qualquer coisa para matar nossos heróis. É violento, sangrento, muitas vezes injusto, e cruel. A história te prende na tela e provoca vários sentimentos. É o tipo de filme que te faz refletir e questionar, enquanto te deslumbra com belas cenas de ação.

O final não foi o dos melhores, porque sempre criamos expectativas e desde o início as minhas estavam bastante altas, mas isso não exclui a mensagem do Expresso do Amanhã, que é um filme excelente e merece ser visto (mais de uma vez).

ficha técnica

Título original: Snowpiercer
Direção: Joon-ho Bong
Elenco: Chris Evans, Joon-ho Bong, John Hurt, Ed Harris, Tilda Swinton, Octavia Spencer, Alison Pill
Roteiro: Joon-ho Bong e Kelly Masterson
Trilha sonora: Marco Beltrami
Duração: 126 minutos
País: Coréia Do Sul , França , EUA , República Tcheca
Gênero: Ficção Científica, Ação
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Byzinha
    05/09/2015 at 2:02 pm

    LUKE PASQUALINO!!!! *insert Miranda gif here*

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge