Evento

Evento semestral da Companhia das Letras

Para quem não estava sabendo, todo semestre a Companhia das Letras faz um evento com livreiros para contar o que tem de bom por vir e, dessa vez, o WT teve a chance de participar.

companhia das letras

O evento teve tema de Award Season, o Pinguim de Ouro, e começou falando sobre a criação da empresa. Quem contou essa história foi o próprio Luiz Schuwarcz, que começou lá em 1986 lançando 4 livros por mês. O que ele queria ao fundar a editora era lançar livros que ele gostava de ler. O primeiro livro lançado pela Companhia, o primeiríssimo de todos, em 15 de outubro de 1986, foi Rumo à estação Finlândia, e desde então, o caminho da editora foi sempre para frente e para cima.

Talvez o segredo do sucesso da Cia. é que eles, desde o início, prezaram pela relação editor-livreiro, porque é o livreiro quem faz a ponte entre a editora e o leitor. Veja bem, ninguém da nossa equipe era nascido em 1986, mas a nossa função, como blogueiros, foi uma das coisas que levou a editora e seu fundador a repensar o conceito de “livro bom” e expandir sua visão de público. Num país que está crescendo e formando cidadãos pensadores, não dava para querer alcançar só o leitor cult: era preciso alcançar as crianças, alcançar o jovem que estava começando a ler, abrir o leque para quem queria essa oportunidade.

Por isso, a Cia. se adaptou. É recente. Vocês viram quando o preço dos juvenis ficou acessível com a Seguinte, viram a aquisição da Objetiva, o envolvimento da Quadrinhos na Cia., o diferencial da PARALELA. Tudo isso é a editora e seus idealizadores fazendo valer o que Luiz resumiu muito bem na abertura do evento: uma vontade de ter orgulho desse país que ainda precisa aprender a ser democrático.

companhia das letras

O Pinguim de Ouro começou oficialmente com a categoria Ficção. O grande nome para o lançamento de abril é Cidade em Chamas, de Garth Risk Hallberg, que nós provavelmente iremos resenhar aqui, porque dá uma olhada nessa premissa: é um thriller situado nos anos 70, dentro do início do movimento punk (quem nos acompanha sabe que esse cenário nos interessa). Ele vai ter 1024 páginas (!!!), é cheio de informações extras, como algo que você veria nos livros do Stephen King, e as línguas dizem que é tão envolvente que você nem sente as páginas passando. Cidade em Chamas já fez um baita alarde lá fora, foi objeto de desejo de várias editoras e chega ao Brasil ainda esse mês. Também foi citado o lançamento de março, Mr. Mercedes, o novo thriller psicológico de Stephen King. Mr. Mercedes será uma trilogia, já está disponível nas livrarias e um livreiro surtudo não apenas ganhou um livro, como tambem o GUARDA-CHUVA GENTE!!! :(

Depois disso, fomos apresentados a dois nacionais: A Resistência, de Julián Fuks (0:07 no vídeo), que foi lançado em outubro do ano passado, e Noite dentro da noite, de Joca Terron (2:20 no vídeo). Ambos livros falam sobre relacionamentos familiares, mas enquanto Julián “reconta” a história de sua família, Joca botou no papel uma epopéia familiar. Vai ser mais fácil saber do que se trata ao assistir nosso vídeo ali em baixo, porque eles fizeram questão de ler um trecho cada um.

cidade em chamas zine Julián Fuks Joca Terron
Depois disso, foi a categoria Memória. Começando com bomba, o primeiro livro divulgado, que também já está nas livrarias, foi Para Poder Viver, que conta sobre a luta de Yeonmi Park para sair da Coréia do Norte (já viram o discurso dela?). Yeonmi é considerada a Malala dos cara e sua história é tão comovente quanto. Outro livro de memórias é Linha M, da Patti Smith, uma grande aposta da editora desde o sucesso de Só Garotos. Nós ganhamos um exemplar do livro e pode ter certeza que vai rolar resenha aqui esse ano.

companhia das letras

Além deles, também foram mencionados O que é que ele tem, que vai ser lançado em junho, Diários da Presidência, que são os diários de Fernando Henrique Cardoso durante seus mandatos como presidente do Brasil, uma ótima pedida para quem quer estudar história do Brasil e entender a situação do país diante da liderança FHC. Os Diários da Presidência terão 4 volumes que terminarão de ser lançados em 2017. E Depois a louca sou eu, lançado em fevereiro, foi outro destaque no evento.

Na categoria Para Resolver a Vida, teve culinária – Comida de verdade, que será lançado em maio -, religião – Oraçoes de Nossa Senhora, com lançamento previsto para abril, bem a tempo de dar de presente para a mamãe -, exoterismo – Encontros Astrais, lançado em março, que promete te fazer entender como apimentar seu relacionamento com o boy/mina magia – e Menos é Mais, lançado em fevereiro, um guia para simplificar a vida. Mais rápido e melhor, do mesmo autor de Poder do Hábito, também é uma grande aposta da editora. E como não dá pra faltar diversão, 58 listas, da Manuela Barem, reuniu várias listas ÓTIMAS do Buzzfeed. O livro é divertidíssimo, eu já li, e vou resenhar com detalhes para vocês.

companhia das letras nasce um empreendedor

Em Não-Ficção, Vozes de Tchernóbil é o grande destaque. Com lançamento previsto para abril, Svetlana Aleksiévitch estará na FLIP e ainda lançará mais um livro, ainda esse ano, com a Companhia. Dois livros jornalísticos interessantes serão lançados: Turno da Noite, que são reportagens policiais da época da ditadura, e O Dono do Morro, com previsão de lançamento para junho, fala sobre o traficante Nem da Rocinha e já foi aclamado lá fora. Não menos importante, Nasce um Empreendedor teve grande espaço no evento. Bob Wollheim e Dony de Nuccio falaram sobre como eles tentaram fazer quase um “empreendedorismo for dummies”, abordando aquele cidadão que está abrindo seu negócio frente à crise que assola o país, mas é mais fácil deixar o Dony explicar aos 5:08 no video, porque ele fala muito melhor do que eu (cê acha que a Globo contrata gente boba? cê ta enganado).

Agora vem a parte lymdra *-* Na categoria Poesia, o destaque, é claro, foi a homenageada da FLIP: Ana Cristina Cesar. Até rolou uma lidinha de poema dela no evento (6:24 no video). Além disso, Oswald de Andrade (6:44 no video) agora está na Cia e será lançado com capa nova e linda no segundo semestre (rumores que eu tenho trauma de Oswald por causa das aulas de teoria literária, mas shh), além de Manoel de Barros. Centenários chegou em março e ainda terá mais coisas por vir. Como se isso não fosse suficiente, a Companhia das Letras também vai lançar uma linha de Poesia de Bolso!!!!!!!!!!!!!!! Fala se não é muito amor??

ana cristina cesarmanoel de barrososwald de andrade

Já em Juvenis, A Sereia, da Kiera Cass, é o grande nome. Ele foi lançado em janeiro e ter um livro da Kiera é só um gostinho pelo que está por vir: A Coroa, 5º e último livro da Seleção, será lançado em maio, graças a Deus!!! Duas outras grandes apostas são A Rebelde do Deserto, que nós ganhamos a prova e eu já to lendo e amando, com certeza vou resenhar, e Na Estrada Jellicoe, que eu to morrendo pra ler faz muito, muito tempo, mas como é literatura australiana, era super difícil de comprar. Ambos serão lançados em abril, junto de Maré Congelada, da Morgan Rhodes que eu também estou no aguardo há tempo de mais.

editora seguinte

cata o look destruidor da Diana

Em Romance, tem o último volume da série After, o Before. O livro O Acordo, ainda sem capa ou data prevista, mas é outro desses que está causando burburinho pelas ruas. No entanto, o grande nome dos romances da Cia. é a Sylvia Day, e o último volume da série Toda Sua está saindo quentinho do forno. Todo Seu tem lançamento mundial para agora, em abril, e a expectativa é ENORME.

companhia das letras

Pra fechar a conta, lá vieram os Youtubers! RezendeEvil vai lançar em abril De Volta ao Jogo, sequência de Dois mundos, Um herói, que fez sucesso entre a molecada. Lucas Rangel (Mães do Vine) também vai lançar O Sensacional Livro antitédio do Lucas Rangel, mais ou menos no mesmo esquema dos seus videos que promete ser divertidíssimo, voltado para os pré-adolescentes. É uma abordagem bem diferente do PC Siqueira, cujo livro está sendo escrito por Alexandre Matias. Ainda sem título, podemos esperar uma biografia da subida e queda do youtuber, que se encontrava numa zona bem escura quando a proposta do livro foi feita, sem saber quem era seu público ou o que ele deveria fazer.

companhia das letras

Crises também é o tema do livro da Jout Jout, que na semana do evento ainda era um grande segredo. Ainda em processo de finalização, Ta todo mundo mal segue um pouco da linha do canal da Jout Jout. Ela contou para nós como foi o processo desde que o convite para escrever foi feito, até decidir sobre o que escrever e como desenvolveu o conteúdo, além de também falar sobre seu relacionamento com os fãs (7:07 no video). O livro da Jout Jout é um dos que eu to no aguardo. Tanto ele quanto o do PC têm previsão de lançamento para maio desse ano.

pc siqueira jout jout

A Companhia das Letras é uma editora linda e ouvir o próprio fundador falar sobre as éticas da empresa me fez entender porque ela tem tanto diferencial. Inclusive, ainda dispostos a continuar se aproximando do seu público, eles terão mais atividades no canal do youtube. Espero que seja tão dinâmico quanto os snapchats dos selos! (vocês seguem? gente, sigam, é mara! @cialetras e @editoraseguinte)

No mais, estamos no aguardo: da FLIP, da Bienal SP, das comemorações de 30 anos da Companhia, do evento no segundo semestre (hehe) e de todos esses livros lymdros em nossas estantes!

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    rudynalva
    April 5, 2016 at 10:33 pm

    Byzinha!
    Esses eventos são fabulosos e gostaria que viessem mais aqui para João Pessoa.
    Deve tr sido o máximo participar.
    cheirinhos
    Rudy
    rudynalva recently posted..RESUMO DA SEMANA #12 – DE 21/03/ Á 03/04/2016.My Profile

  • Reply
    Dan Igor
    April 6, 2016 at 8:58 pm

    Nossa, que evento fantástico! Todos os lançamentos deste ano da Companhia das Letras estão prometendo serem ótimos. Estou bem ansioso para ler principalmente os do selo Seguinte.

  • Reply
    Isis Tomie Iga
    April 7, 2016 at 10:05 am

    OMG!
    Por que eu fico sabendo desses eventos sempre depois? hahahaha
    Enfim, é ótimo poder acompanhar através dos blogs :D
    E como fazer com tanto lançamento? Não tenho tempo hábil para ler, trabalhar, dormir, comer, viver… :P
    O livro da Jout Jout eu não gostei da capa =/
    Acho que capas vendem tanto quanto o nome do autor, e também não sou fã das capas da série “After/Before/Etc”. (Opinião minha, claro ;) )

    Abs,
    Isis
    Isis Tomie Iga recently posted..3 livros infantis incríveis escritos por grandes autoresMy Profile

    • Reply
      Byzinha
      April 7, 2016 at 9:01 pm

      No dia do evento, a capa do livro da Jout Jout não era a oficial, mas ela já divulgou no canal a versão final. Não mudou muito, mas eu não achei a capa ruim, até gostei. Caso você queira ver a versão oficial: https://www.youtube.com/watch?v=XWjtFhkgTHw

  • Reply
    Elaine
    August 3, 2017 at 7:59 pm

    Um evento top demais! Fantástico!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge