Literatura

Estilhaça-me (Estilhaça-me #1), Tahereh Mafi

Estilhaça-me é aquele livro que as estáticas apontam que você ama ou odeia. Talvez pela narrativa um pouco diferente ou pelas pessoas já julgarem distopia uma tema batido. Seja qual for o motivo, li esperando o pior e acabei caindo de amores pela história.

Juliette é uma garota de dezessete anos que não faria mal a uma mosca, mas está presa numa cela há 264 dias por ter matado um garotinho. O caso é que ela não pode tocar em ninguém, o menor dos toques pode resultar em coisas ruins como essa. Rejeitada até pelos pais, ela anseia pelo seu fim. Afinal ela só pode ser um monstro, certo?

Mas um monstro pode ter utilidade quando o mundo está um caos e é preciso poder para controlar os rebeldes. Juliette recebe um colega de cela, Adam. E apesar de não querer confiar nele, ela acaba confiando… a partir do momento que seus olhos se encontram ela sabe (o quê, só lendo para saber rs).

Warner, coronel, filho do chefão, e responsável pelo Setor 45, tem grandes planos para Juliette e, aparentemente é o badguy da parada. Ele tem apenas 19 anos e parece não possuir coração, é frio e calculista, mas mesmo assim ele vai conquistar você.

Sinceramente, esse livro foi extremamente surpreendente, de me deixar estilhaçada. Porque the feels, oh the feels.

Com a narração em 1ª pessoa, nas primeiras páginas, Juliette aparenta ter uma mente perturbada. Passar quase um ano sem interagir com nenhuma outra pessoa faz com ela pense diferente. Fica numa eterna contagem de coisas para passar o tempo. Você vai pensar “Ela só pode ser louca!” e ela diz no capítulo seguinte:

É, ela tem essa coisa de repetir palavras e censurar os pensamentos :D

A distopia é aquela que nós já estamos acostumados. O mundo está desmoronando. Falta comida, água, o céu está da cor errada, a população está morrendo… O Restabelecimento é a única coisa que pode consertar isso. Mas claro que tem uma parte da população que não concorda, os rebeldes estão esperando pelo momento ideal para começar uma guerra. E nossa protagonista terá que escolher um lado.

Ironicamente, ou não, o lado que ela irá escolher também é o lado do cara com quem ela quer ficar. Adam ou Warner? O de cabelos escuros e olhos azuis? Ou o loiro de olhos verdes? Eu não levantei bandeira para nenhum team, porque eu gosto dos dois. Simples assim.

E se você quer saber se mesmo com essa coisa de não poder tocar, o livro não tem pegação… nem se engane. A autora escreveu algumas cenas calientes ;)

Juliette foi uma personagem que passou por um processo de grande desenvolvimento no decorrer da história. Quando você termina o livro se pergunta se aquela garota é a mesma do início, pois ela ganha tanta confiança que é de dar orgulho.

Os personagens secundários, que aparecem do meio para o fim, também são bem simpáticos e espero ver bem mais deles no próximo livro. Principalmente o Kenji que é hilário <3

Estilhaça-me é uma boa introdução para o que promete ser uma ótima trilogia. Já virei fã da autora, que é a simpatia em pessoa, e só me arrependo de não ter dado um jeito de conhecê-la quando ela estava em turnê pelo Brasil.

Ah, e antes que você diga “Mas e aquela comparação que estão fazendo com X-Men?”. Por favor, dirija-se para esse post que a Ana do iCult fez com muito carinho e repense. Não deixe de ler só porque os outros não gostaram, dica.

informações

Título: Estilhaça-me (Shatter Me)
Autor: Tahereh Mafi
Tradução: Robson Falchetti Peixoto
Número de Páginas: 304
Edição: 1ª – 2012
Editora: Novo Conceito
Preço: R$29,90
Classificação: ★★★★☆

 

 

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Mareska
    08/10/2012 at 4:12 pm

    Warner <3 Kenji <3
    E eu gostei da pegada x-men!
    Mareska recently posted..PREDESTINADOS (Josephine Angelini)My Profile

    • Reply
      thanny
      08/10/2012 at 7:57 pm

      Eu pensava que ia odiar por causa do lance de x-men HAHAHAHAH tudo bem que a ideia pode não ser original, mas tá ok.

  • Reply
    Amanda Faustino
    08/10/2012 at 10:02 pm

    Em breve eu vou ler esse livro, e estou quase tendo a certeza que vou gostar. E assim espero.
    Esse vai ser meu segundo distópico. O gênero já me conquistou.

    Beijos,
    Mandi – Book and Cupcake.
    Amanda Faustino recently posted..O PactoMy Profile

  • Reply
    Vitória Liz
    09/10/2012 at 4:30 am

    Eu adorei o livro inteiro, mas as últimas páginas que me pareceram extremamente otimistas me broxaram. Mas só um pouco. O Warner é louco, mas é muito amor laçl~çl~ça. Mas o Adam… Meu Deus, o Adam!!!

    • Reply
      thanny
      09/10/2012 at 11:28 am

      MEU DEUS, O ADAM!!! +1
      Li Destroy Me semana passada e fiquei “Meu deus, o Warner!!!” Não dá pra escolher um, desculpa. E acho que todo esse otimismo vai acabar em breve rs

  • Reply
    Ceile
    09/10/2012 at 12:56 pm

    Li o artigo da Ana antes *cof cof*
    Acho que essa coisa de ama/odeie é mais pelo achismo que a Ana falou no artigo dela.

    Eu não imaginava que vc fosse gostar tanto assim do livro e até me animou mais pra ler rs. Uma coisa que eu sempre quis entender numa resenha de vcs é: o que faltou para a 5ª estrelinha? Algumas pessoas reclamaram das linhas riscadas, mas pelas poucas páginas que li, eu adorei! Deixou a narrativa bem original /gosh

    Beijos!
    Ceile recently posted..[Séries] DW – 7×05 "The Angels the Manhattan"My Profile

    • Reply
      thanny
      09/10/2012 at 1:02 pm

      Eu geralmente dou 5 estrelinhas quando o livro torna favorito HAHAHAHAHAHA Eu adorei o recurso das frases riscadas, porque é um meio de você ler os pensamentos da personagem. Tem uma parte que ela fala “se afasta”, mas na verdade quer dizer “me toque”, é muito <33333 A narração é bem original mesmo e isso pode incomodar alguns, tem muitas repetições e falta pontuação, mas isso é proposital.

      Leia, acho que você vai gostar bastante! *-* Não li Belo Desastre, mas acho que as cenas hots seguem a mesma linha rs

      Beijos!

  • Reply
    Nicolle
    15/01/2013 at 9:15 pm

    De início, eu também não estava muito afim de ler, pois vi muitos comentários negativos sobre o livro, mas minhas amigas leram e disseram que eu iria gostar, então li e simplesmente me apaixonei , como você não consigo escolher um team, porque apesar de o Warner ter aquele jeito louco, eu gostei dele da mesma forma , e o Adam , meu Deeeus ,eu me apaixonei por ele , mas ainda fico na dúvida entre os dois !! Esse livro entrou para os meus favoritos e eu amei a narrativa !
    Nicolle recently posted..100 Imagens para Afiliação 70×70My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge