Textos

Especial Dia do Orgulho Nerd

DIA DO ORGULHO NERD WT post

O que é ser nerd? Pegando emprestada a citação de John Green, ser nerd é amar com muito entusiasmo alguma coisa, seja alguma série de livros ou televisiva, histórias em quadrinhos, matéria escolar, games e qualquer outra coisa, o limite não existe!

“Nerds como nós são permitidos de serem entusiasmados sem ironia sobre coisas. Nerds são permitidos para amar coisas, como pulando-da-cadeira-sem-conseguir-se-controlar amando isso. Hank, quando as pessoas chamam alguém de nerd, estão dizendo principalmente ‘você gosta de coisas’. O que não é um bom insulto de modo algum. Tipo, você é entusiasmado demais sobre o milagre da consciência humana.” – John Green

Não faz muito tempo, que ser taxado como nerd era uma coisa ruim. Motivo de bullying. Mas hoje em dia, ser nerd é legal. Tão legal que até quem não é nerd, quer ser nerd. E o lance de amar tanto uma coisa é que você precisa ter isso em suas roupas, estante, e até mesmo tatuado na pele. O movimento cresceu tanto, que invadiu as grandes lojas de departamentos. Vocês imaginaram que algum dia nós teríamos uma coleção de Star Wars na Riachuelo?

Pensando nisso, para comemorar o dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha pelos fãs do Guia do Mochileiro das Galáxias, nós convidamos alguns nerds para falarem mais um pouco sobre suas grandes paixões.

O Colecionador

1907329_10203098734422791_3359208611640667333_n

Márcio Freire, João Pessoa

Para mim o nerd é aquela pessoa que gosta de algo e procura se aprofundar naquilo, saber mais e sempre procurar novas informações, seja o que for. No meu caso, gosto muito da cultura pop em geral, e tento me aprofundar nos assuntos que mais me chamam atenção, que são principalmente: dinossauros, dragões, monstros,Transformers, aviões e certos temas ligados a cinema/quadrinhos/desenhos. Além disso, sou colecionador de itens ligados aos temas já citados.

O Otaku

WP_20140525_003

Edson Filho, João Pessoa, 16 anos

Ser otaku é ser um grande fã da cultura japonesa, de sua história, animações e mangás. Então é normal passar horas assistindo animes, e assim, aprender um pouco sobre os costumes do Japão. Colecionar mangás e action figures dos seus personagens favoritos, e até mesmo fazer cosplay deles em convenções. Porém, também é bom deixar claro que no Japão, ser otaku ainda é considerado algo negativo. Eles são tratados com repugnância pelas outras pessoas e sofrem bastante bullying. Sabendo disso, algumas produtoras de animes, de vez em quando lançam um anime em que o personagem principal é um otaku, como em Lucky Star. Hoje, o número de pessoas otakus tem crescido consideravelmente e a descriminação, não só no Japão, como em outros países, vem diminuindo.

O fã de quadrinhos

Felipe Brasil, João Pessoa, 18 anos

Acho que ser Nerd é poder fazer amizade com pessoas que você está vendo pela primeira vez, só por ter notado um bottom ou adesivo. Acho que uma das coisas mais legais da comunidade Nerd/Geek é a relação que as pessoas tem. Sou muito fã dos X-mens, aprendi varias coisas com as HQs que li, acho que a segregação é um tema muito falado pela Marvel, depois que comecei a ler HQs parei de julgar as pessoas pelos seus gostos/jeito.

As Disney Lovers

ju e bibi

Gabriela e Juliana Azevedo , João Pessoa, 18 e 20 anos

Assistimos filmes da Disney desde pequenas, ficamos com um sentimento bom toda vez que vemos um filme ou escutamos uma música. Mas o que mais nos encanta é como tudo é tão inspirador: Apesar de geralmente associarem Disney à “magia”, achando que “essas coisas não acontecem na vida real”, pare pra pensar: Em boa parte dos filmes, os personagens alcançam a vitória com coisas que vem deles mesmos: Aladdin derrotou Jafar com a inteligência, assim como Mulan salvou a China. O amor fraternal resolveu os problemas de Frozen, e todos os personagens sempre contam com muita coragem. A Disney traz magia pra nossa vida.

A CDF

Lomogram_2014-05-25_03-02-38-PM

Marina, João Pessoa, 20 anos

Eu faço de tudo para estar sempre estudando, lendo e procurando documentos confiáveis (científcos) para estar sempre por dentro dos assuntos que a minha área contém, que é o campo das artes. É muito gratificante quando alguém pergunta sobre algo e você sabe explicar o que é e ainda recomendar um livro que a pessoa com dúvida possa encontrar. Ser amiga dos professores é algo que eu sempre tento manter, eu sei que o conhecimento deles irão me ajudar bastante, além de ter debates bastantes construtivos. Além disso, também gosto de relaxar a mente com livros de ficção e games de dança.

A leitora

altAkQUtESgfQFfNnVnRYIZpG7_I20PmmDycDIjWWl5tO7J

Anne Fernandes, João Pessoa, 19 anos

Minha paixão pela leitura começou com o livro “O velho e o Mar”, quando tinha oito anos de idade e desde então, me encantei com as palavras. Acredito que nunca fui boa em me expressar falando, o que é diferente ao escrever. Escrevendo consigo falar tudo e devo isso a leitura, que nunca me deixa sozinha. Quando leio sou capaz de visitar vários lugares, fazer diversos amigos e não me decepciono com eles. Acredito que essa é a melhor parte da leitura. Talvez isso seja a parte “nerd leitor” e talvez isso também seja ser nerd, mas sei que nos livros encontro a segurança que, às vezes, a vida real nos tira.

A Promoção

Em parceria com a editora Arqueiro, nós vamos sortear entre os que enviaram sua resposta para o “Você no WT” de hoje e responderem no comentário: Que tipo de nerd você é e por quê? Como começou essa paixão?, um exemplar de O Salmão da Dúvida, de Douglas Adams.

Reunindo textos encontrados no computador de Adams após sua morte, este livro traz uma coletânea de histórias, resenhas, artigos e ensaios inéditos, além de oferecer um retrato raro da personalidade do homem por trás da obra: a devoção aos Beatles, o ateísmo radical, o entusiasmo pela tecnologia, a luta obstinada pelos animais em vias de extinção.

O sorteio será realizado às 23:59 do dia 28, quarta-feira.

Para encerrar

Vale ressaltar que, apesar dos nerds gostarem muito de determinada coisa, eles não são definidos apenas por isso. O ser humano não é limitado a esse ponto, por isso, é normal se identificar com mais de uma vertente nerd e/ou não ser 100% geek ou Potterhead, por exemplo. Em nossa equipe temos as viciadas em leitura,cinema e principalmente fangirls, e quanto de mais coisa você gosta, mais divertido é! Eventualmente, vai te causar algum sofrimento também, porque são muitos sentimentos envolvidos.

PS: Se você ainda acha chato todo esse rótulo, tudo bem. Não estamos aqui para ofender ninguém, só queremos deixar registrada a nossa homenagem a toooodos os tipos de nerd. Que a força esteja com vocês!

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    André
    25/05/2014 at 4:33 pm

    Vale ser o nerd da pizza? Coleciono sabores novos a cada novo restaurante, certo?
    André recently posted..a arte do desgostarMy Profile

    • Reply
      thanny
      25/05/2014 at 4:43 pm

      Vale! Mas diga, qual foi o sabor mais exótico que você provou?

  • Reply
    Abel Luiz
    25/05/2014 at 4:43 pm

    Sou um nerd geek, que curte jogos de Super Nintendo e muita ficção científica, sempre querendo ter mais conhecimento. Sempre fui assim, mas só há alguns anos descobri que haviam outros da minha espécie.
    Vida longa e próspera!

  • Reply
    Monalissa de oliveira
    26/05/2014 at 4:51 pm

    Minha vida era meio vazia antes de entender o sentido de ser um nerd, e sempre ficava com vergonha de sair por aí dizendo abertamente do que gostava. Então me tornei a nerd literária super consumidora de livros, e foi assim que quebrei essa barreira em mim mesma. E hoje gosto extremamente das coisas que antes minha família julgava mas agora compreende. E tenho amizades que me influenciam positivamente e sou muito grata por isso. Então me considero uma nerd realizada, que gosta de tudo sem medo de nada (só da fatura do cartão no fim do mês)

  • Reply
    Giovanna territsen
    26/05/2014 at 6:20 pm

    olha eu odeio essa modinha nerd hahaha mas infelizmente nao tenho como fugir, sou e sempre fui cdf, nao tenho como negar. sou biologa e apaixonada por ciencia, vivo lendo blogs cientifico amooo alem de ser leitora viciada. Entao acho que sou dois tipos de nerd descritos acima, ao mesmo tempo /love

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo » Saiba quem ganhou O Salmão da Dúvida, de Douglas Adams
    02/06/2014 at 9:21 pm

    […] tipo de nerd você é?. Com as respostas, montamos um artigo super legal que você pode conferir aqui e também resolvemos presentear um sortudo com um exemplar de O Salmão da Dúvida, de Douglas […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge