Cinema

Equilibrium (2002)

Você já imaginou se ninguém sentisse nada? Já imaginou viver num mundo onde toda e qualquer forma de emoção é proibida? Já imaginou viver sem livros, filmes, música, video-games e qualquer tipo de arte? Essa é a premissa de Equilibrium.

Após a Terceira Guerra Mundial, foi decidido que a emoção era a maior causa de todas as mortes e desequilíbrios que ocorriam no mundo. Para acabar com isso, foi criado o Prozium, uma espécie de “remédio” que retira esse “mal” dos habitantes, que tem de injetá-lo em períodos certos do dia. John Preston (Christian Bale, de Batman – O Cavaleiro das Trevas) é um sacerdote que trabalha na busca dos tais “criminosos da emoção”, e é encarregado de matar esse povo AND queimar objetos que trariam à tona sentimentos humanos. Eles queimam até a Monalisa, quer dizer.

Ok, essa foi o plot ~mastigado~, porque não vai ser legal se eu entregar o filme inteiro, right? Então, moving on. Equilibrium é interessantíssimo. Todo esse movimento de distopia e pessoas sendo dominadas com uma quase lavagem cerebral, sendo impostas a usar um mesmo tipo de vestimenta e a agir como todos os outros, tudo isso acaba sambando na cara dos filmes distópicos atuais. Claro, tem aquelas coisas meio pastelão, tipo o som dos movimentos (assista o filme, você vai entender), e a edição que não é tããããão legal, mas o longa é ótimo.

Mankind united with infinitely greater purpose in pursuit of war than he ever did in pursuit of peace.

Pra quem gosta de ação, aqui tem também \o/ No mundo do filme, uma forma nova de luta é criada, e ela é quase infalível. E, whoa, como é awesome! Apesar de a maioria da ação ocorrer com armas, é tudo bem coreografado, e o que é triste são os barulhinhos mesmo (sério. Assista o filme). Tem muitos daqueles momentos do tipo “VIXE, AGORA FERROU”, e do meio pro final você não consegue mais desgrudar os olhos da tela. Tão legal que você só para pra procurar furos no roteiro só depois que acaba. E provavelmente acha os tais furos, MAS FAZER O QUE.

Christian Bale, que, por um simples acaso, porém não, é meu ator preferido, está ÓTIMO. E quando eu falo do Bale e digo “ótimo”, acreditem em mim. Equilibrium foi um dos primeiros filmes do Christian que eu assisti logo após ter me apaixonado por ele em Batman Begins, e tudo o que eu podia pensar quando terminei de ver o filme foi “Meu Deus, esse cara é foda”. Porque é isso mesmo. A falta de expressão de Preston no começo do filme nada se parece com o homem do final do longa. É uma atuação das que te fazem chorar mesmo sem diálogo algum, e eu considero uma das melhores do Christian, sendo que ~a~ melhor foi em O Grande Truque. O corpo do cara COM CERTEZA também merece menção, porque VIXE. God bless a cena dele sem camisa e todo suado porque GOD BLESS.

não, não é nessa cena ok

Então, tai minha dica. Um filme super bacana, não tão novo, não tão blé, não com o mesmo plot de todos os outros, mas uma distopia super boa que fica na sua cabeça durante um bom tempo. Não pude desenvolver mais, senão entregaria o filme inteiro, MAS veja o filme, porque vale a pena.

P.s. O Sean Bean é um dos atores do filme. E, se você curte o trabalho do cara e quer saber se ele faz o que ele faz de melhor nesse filme também… Sim, ele faz. Mil desculpas, ok. Ser fã do Sean é masoquismo level extreme, não é minha culpa.

Ficha Técnica

Título Original: Equilibrium
Diretor: Kurt Wimmer
Elenco: Christian Bale, Sean Bean, Emily Watson, Taye Diggs
Roteiro: Kurt Wimmer
Ano: 2002
Duração: 107 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: Ação, Drama, Sci-Fi
Rating: ★★★★☆

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply
    Byzinha
    26/05/2012 at 2:34 pm

    O SEAN MORRE, NÉ? É O QUE ELE FAZ DE MELHOR, MORRER. POXA VIDA =(
    Sammy sempre come palhacitos quando vai escrever resenha, parece uma versão mais popular de mim. MAOE.
    Eu tenho medo de ver os filmes do Bale porque ele tem cara de psicopata AAUHIUAHIUAHIAHUAHA EXCETO Batman, porque Batman. Mentira, eu tenho preguiça pra ver filme memo. =(
    ANYWAY.

    • Reply
      Sam
      27/05/2012 at 12:05 am

      SOU MEAN, PFV DFSAPIAFIOONPAFPOAF mano como assim eu nem disse nada engraçado como assim. NÃO TENHA MEDO DO BALE. Ele só é psicopata em American Psycho, ok, não tenha preconceito com o moço. Ele é bacana. :(

  • Reply
    Polie
    26/05/2012 at 2:34 pm

    Vi esse filme faz muito tempo, mas achei uma maravilha! Fiquei bem triste quando queimam a MonaLisa. @_@ E em outra cena ai. :x ashhasuuuash
    Ótimo post, quem puder, assista o filme! /grin
    Polie recently posted..Filme "A Viagem de Chihiro"My Profile

  • Reply
    Pamela Christine
    26/05/2012 at 10:21 pm

    Uhh, acho que vou assistir principalmente por casa da cena do ator sem camisa… hehehe
    Mas tô adorando essa dominação distópica. Ficção científica nunca foi meu forte, mas desde que eu estou escrevendo uma… Fora que o livro parece ter um assunto bem interessante. Gostaria de ver como seria um mundo sem sentimentos #curiosa

    Bjs
    Pamela Chris /blink

  • Reply
    Layn
    28/05/2012 at 1:04 am

    Olhei pra imagem do post e a única (juro, a única³) coisa que eu consegui pensar foi “OMFG BOROMIR E BATMAN”. Mas vamos relevar, é domingo a noite e qualquer atitude de ameba deve ser perdoada.

    O plot me pareceu bem bacana, ainda não tinha assistido esse filme. Vou procurar ele (um filme com o Boromir E com o Batman juntos precisa estar na minha lista de 1001 filmes) pra ver se é bacana.
    E é ótimo saber que o Sean Bean continua fazendo o que sabe de melhor nos filmes. Achei que ele tinha virado o Leonardo DiCaprio (já perdi dinheiro apostando que ele ia morrer e vendo ele vivo no final) e ninguém tinha me avisado
    Layn recently posted..Anime #3: ShikiMy Profile

  • Reply
    Maria Fernanda
    28/05/2012 at 4:41 pm

    Esse é um filme que eu quero muito assistir =D
    Maria Fernanda recently posted..Para começar bem a semana – Burn it DownMy Profile

  • Reply
    Thais Ortega
    29/05/2012 at 12:06 am

    Olha só, mais um filme que eu nunca tinha ouvido falar…rs
    Adorei a premissa e adoro o Bale querido, vou assistir!

    bj

  • Reply
    Davi Ferreira
    29/05/2012 at 9:39 pm

    Ainda não tinha ouvido falar do filme. Vou procurar logo assistir .
    Gostei muito ada sua resenha.
    Abraços , até mais !!

  • Reply
    Juliano Rodrigues
    31/05/2012 at 10:39 pm

    Amo este filme, me fez pensar muito, passei a gostar do Bale apartir deste filme, em Begins achei ele meio sem expressão, porém neste filme isso serviu e muito bem ao desenvolvimento da trama.

  • Reply
    Review do filme Equilibrium (2002) no Distrito 2 « Dominação Distópica
    09/06/2012 at 12:49 am

    […] Veja a review completa aqui. Compartilhe: Pin ItGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge