Literatura

Em Chamas (Jogos Vorazes #2), Suzanne Collins

Spoiler Alert: Se você não leu Jogos Vorazes, ou até mesmo Em Chamas, não leia esta resenha.

Eu não tenho palavras para descrever meus sentimentos ao ler Em Chamas, o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, publicado no Brasil pela editora Rocco. Suzanne Collins tem uma narrativa deliciosa, rica em detalhes e com muita ação que faz qualquer um ler vorazmente as páginas de seus livros. Só para você ter uma ideia, fui digitar os quotes da história e quase que relia tudo, é viciante!

Katniss Everdeen e Peeta Mellark saíram vitoriosos da 74ª edição dos Jogos Vorazes, fingindo um romance que não existe na vida real, mas que salvou a vida de ambos. Sendo que eles desafiaram o governo em rede nacional e acenderam a fagulha de revolta em alguns distritos que começam a se agitar. Será que a Capital vai deixar por isso mesmo? Claro que não!

O presidente Snow vai pessoalmente à casa de Katniss, agora na Aldeia dos Vitoriosos, para informá-la que se ela não convencer todos os distritos, durante a Turnê da Vitória, de que quase cometeu suicídio por amor, Gale será executado… e quem sabe suas famílias? Seu destino está selado. Mesmo após os Jogos, eles tem que continuar a farsa e fazer isso perfeitamente, para que ninguém suspeite de nada.

São muitos momentos de tensão. E nossa heroína sofre bastante com toda a pressão em cima dela. Gale quer fugir e Peeta continua apaixonado por ela. Mas o que ela vai fazer? Há uma grande confusão de sentimentos, que é totalmente plausível. As coisas estão longe de serem simples. E com certeza, você fica no mesmo dilema que ela.

Katniss sabe que não está segura. Durante a turnê, não há ninguém para recepcioná-los, eles são guiados pelos Pacificadores para dentro de um caminhão blindado, como se fossem criminosos, é o que exclama Effie. Todo o glamour da fama não existe. E quando um discurso inocente desencadeia uma reação, um simples gesto em protesto aos Jogos Vorazes, nossa protagonista percebe que não irá fazer o que Snow lhe pediu.

Dividido em três partes: “A Fagulha”, “O Massacre” e “O Inimigo”. Em Chamas mantém o nível de ação do volume anterior e com muito mais suspense, eu realmente não sei como alguém consegue dormir sem terminar de ler o livro inteiro. Meu coração ficava apreensivo sobre o que estava por vir.

O Massacre Quaternário acontece a cada vinte e cinco anos, marcando o aniversário da derrota dos distritos com comemorações de alto nível e, para garantir uma diversão extra, algumas mudanças terríveis para os tributos. Pág. 45

Para o horror de Katniss e Peeta, que já têm vários pesadelos envolvendo a arena, eles terão que ser mentores do tributo do Distrito 12, assim como Haymitch foi o deles. E certamente não será fácil. Qualquer coisa pode acontecer no Massacre, regras podem ser mudadas e Gale até questiona se a Capital não manipula o sorteio para acrescentar uma carga extra de dramaticidade enviando filhos de campeões para a arena. E quem duvida?

Mas então vem o anúncio do Presidente Snow que deixa todos perplexos:

No aniversario de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivo. Pág. 189

Peeta e Katniss podem voltar para arena! Isso estava claro na sinopse do livro e é o motivo de eu não recomendar ler nada antes de pegar Em Chamas, para não estragar a surpresa. Não é só o leitor que fica indignado com tamanha injustiça,

[…] é surpreendente saber que as pessoas na capital sentem algo por nós. Elas certamente não se importam nem um pouco em assistir a crianças sendo assassinadas ano após ano. Mas talvez conheçam bem demais os vitoriosos, principalmente aqueles que são celebridades há anos, para se esquecerem que são seres humanos. Seria, talvez, como assistir a seus próprios amigos morrerem. Pág. 218

Sim. É realmente surpreendente que as pessoas tenham desenvolvido uma relação parassocial com os vitoriosos da arena. Mas se você for analisar, quando você assiste esses reality shows, como American Idol, X Factor, The Glee Project (só para não citar Big Brother Brasil, ops), você torce por uma pessoa, você acompanha a trajetória da vida dela, pesquisa fatos sobre ela, se sente íntimo dela, como se já a conhecesse, como se fossem amigos. Torce para ela vencer o programa e quando isso não acontecesse, xinga muito no Twitter. Por que não acontecer o mesmo com o Jogos Vorazes?

Apesar do apesares, não achei que a 75º edição do Jogo tenha sido tudo isso. Dava pra sentir que algumas coisas estavam mais fáceis, a arena estava mais calma, comparada a edição anterior, mas não se engane pensando que ninguém irá morrer. E lá pro final você entende o que aconteceu. Além de desafios físicos, os Idealizadores dos Jogos brincam com a mente dos jogadores. É perturbador! Acho que a pior coisa é não saber em quem confiar e dormir com medo de ser apunhalado durante a noite.

Peeta mantém Katniss confiante e com esperança. Ele tem um poder incrível de persuasão que faz qualquer um acreditar em qualquer coisa, mesmo que seja só para continuar lutando. Se antes eu já gostava dele, passei a gostar ainda mais. Mesmo achando ele um atraso em algumas situações, confesso.

Os personagens secundários também possuem um carisma e características únicas que já te conquistam nos primeiros diálogos, até quando são sarcásticos… suas atitudes então, me fizeram cair na gargalhada. É esse mix de emoções que faz esse livro, a trilogia, ser diferente dos demais. Collins, você pode matar meu personagem preferido, mas continuarei te amando.

Quando você chega às páginas finais, se você não tiver A Esperança, como eu, pode chorar ou correr para comprar. O livro termina da forma mais tensa possível. E quero logo fazer uma advertência, por mais que você seja curioso, por mais que você queira saber se fulano morreu, não leia a última página de Em Chamas!

QUOTES

– Peeta, como é que pode eu nunca saber quando você está tendo um pesadelo? – digo.
– Não sei. Acho que não grito e nem esperneio, ou qualquer coisa assim. Fico paradinho, paralisado de terror, e só – diz ele.
– Você devia me acordar – digo, pensando em como eu interrompia o sono dele duas ou três vezes numa noite ruim. Em quanto tempo era preciso para me acalmar.
– Não é necessário. Meus pesadelos normalmente tem a ver com perder você – diz ele. – Eu fico legal logo que percebo que você está aqui. Pág. 97

Prim… Rue… por acaso não são elas o principal motivo de eu tentar lutar? Porque o que foi feito com elas é tão errado, tão além de qualquer justificativa, tão malévolo que não me dá nenhuma outra escolha? Porque ninguém tem o direito de tratá-las como elas foram tratadas?
Sim. Isso é o que deve ser lembrado quando o medo ameaça me engolir. Pág. 135

– Coitado do Finnick. Por acaso, essa é a primeira vez na vida que você não está com a aparência bonitinha? – digo.
– Deve ser. A sensação é completamente nova. Como foi que você conseguiu lidar com isso ao longo de todos esses anos? – pergunta ele. Pág. 334

Informações

Título: Em Chamas (The Hunger Games #2)
Autor: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D’Elia
Nº de Páginas: 413
Edição: 1ª – 2011
Editora: Rocco
Preço: R$39,90
Classificação: ★★★★½

 

 

 

You Might Also Like

16 Comments

  • Reply
    Juliana Pires
    March 20, 2012 at 1:45 pm

    Eu ainda não li Em chamas, por isso não lia resenha, mas tenho que expressar o quanto eu gostei de Jogos vorazes e como eu estou ansiosa para ler os outros dois livros, que só tendem a ficar melhor. E tem o filme também que estou super ansiosa para ler.

    Beijos /blink
    Juliana Pires recently posted..Resenha: Visão do Além – Charlaine Harris/Lua de PapelMy Profile

  • Reply
    Juliana
    March 20, 2012 at 2:01 pm

    Oi, Thanny!
    Eu gosto bastante dessa série, meu problema é só a Kantiss e a capacidade nula que ela tem de perceber que sempre é manipulada – e de não saber agir espontaneamente. ENFIM.

    Eu fico em dúvida seu meu livro preferido é Jogos Vorazes ou esse, porque os dois me deixaram aflita hahahaha A Esperança eu achei mais ou menos e MUITO MUITO confuso, mas como sou lerda, não conto muito hahaha

    Vamos ver o que você vai achar *-*

    beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    • Reply
      thanny
      March 20, 2012 at 2:11 pm

      Eu acho que a Katniss percebe que está sendo manipulada, ela só não visualiza isso como o Gale, por exemplo. E também, ela sempre fica sem ação, ou faz o que querem ou alguém da família morre, acho isso muito complicado de enfrentar.

      Gostei mais de Jogos Vorazes… sempre prefiro os primeiros livros HAHAHAHA Estou morrendo pra ler A Esperança, espero gostar /cry

      Beijos

  • Reply
    Katy
    March 20, 2012 at 3:11 pm

    Pra variar, adorei a resenha Thanny! ^^
    Ao reler JV e Em Chamas, acho que gostei mais de JV mesmo… lembro que da 1ª vez q li Em Chamas fiquei pertubada e desesperada pra saber o que acontecia… É muito tensa essa dependência que os livros causam na gente! =P
    Acho que lendo Em Chamas meu favorito foi o Finnick Odair! <3 Ele é tudo de bom! huahuah Esse quote que vc colocou, define bem ele! hahaha
    Essa questão do Peeta ser um atraso… No fim, é bem por aí msm… Mas, acho ele perfeito mesmo assim! hauahuahua

    • Reply
      thanny
      March 20, 2012 at 3:58 pm

      Finnick é um lindo, melhor personagem de Em Chamas /love
      Mulher, to quase arrancando os cabelos e subindo pelas paredes, vou ter que quebrar minha promessa e comprar A Esperança… Sobre Peeta, tadinho, ele não tem culpa de ter perdido a perna, né? rs

  • Reply
    Breno Rodrigues
    March 20, 2012 at 5:07 pm

    Gente, ainda não li nenhum dos livros da série. Isso é uma vergonha, eu sei. Mas não foi por falta de vontade, é tempo mesmo! =(
    Bom, tenho muita vontade de iniciar a leitura.

    Abraços
    Breno Rodrigues recently posted..Lendo Mais Brasil #7My Profile

  • Reply
    Ceile
    March 20, 2012 at 8:55 pm

    Shame on me, eu li a resenha! Meu Deus, tô morrendo (igual a Geovana sem internet /grin )

    Menina, eu imaginei que eles seriam mentores mesmo, mas voltar pra arena? Como assim? Sério, já tô pensando em quem vai morrer e mais um monte de coisas que quando chegar em casa vou pegar Em Chamas. Cara, tô passando mal! Acho que vou pegar fogo se não ler /sigh

    E, bom, sobre a Katniss… Nem preciso comentar, né? Já saquei que vc /love hahahaha. Acho tudo que ela faz justificável. Sério, toda vez que lia sobre a Rue, logo lembrava o que ela tinha falado da Primm e talz… Mas sobre o Peeta, não tem jeito… Ela poderia associar ao Gale, se era o caso hihihi Ah, sei lá. Adorei a narrativa, o jeito dela falar é como se estivesse conversando com uma amiga, além de deixar tudo explicado. MAS…

    E, não, a Suzanne não poderia matar meu protagonista.

    Um beijo!
    Ceile recently posted..Promoção: Delírio + Antes Que Eu Vá (via twitter)My Profile

  • Reply
    Letícia Santos
    March 21, 2012 at 1:07 am

    Ainda não li Em Chamas, mas SOU UMA IDIOTA QUE NÃO RESISTE e acabei lendo a resenha.
    E o fato é que ESTOU LOUCA PRA CORRER E COMEÇAR A LEITURA NESSE MINUTO!
    Infelizmente tenho que passar livro de parceria na frente, mas vou dar um jeito de EC ser o próximo.. /blink
    Letícia Santos recently posted..Feliz dia do blogueiro!My Profile

    • Reply
      thanny
      March 21, 2012 at 1:48 am

      HAUHAUHAUAH Menina, se segura pra não ler a última página então. É sério!

  • Reply
    Maccky
    March 21, 2012 at 2:19 pm

    Ai Thanny que resenha linda…
    Eu senti tudo isso enquanto lia, do mesmo jeito que você, eu não tinha A Esperança do lado para continuar e quase me descabelei sem ele… E agora que eu tenho estou adiando ao máximo esse final…
    E eu li a ultima pagina antes de iniciar a leitura… E OMG! Eh de partir o coração, e eu não vejo a hora de ler o ultimo… Quer saber, vou começar a ler ainda hoje… RUM!
    hahahahhha’
    Adorei sua resenha, falou tudo o que eu tbm senti, meu amor por Peeta, o final arrebatador, os jogos, a maneira que a Capital joga e manipula as pessoas…
    Com certeza a melhor serie dos últimos tempo. <3

    Beijos ;**
    Minha resenha de Em Chamas: http://macckysbookshelf.blogspot.com.br/2012/03/resenha-em-chamas-by-suzanne-collins.html
    Maccky recently posted..Especial #1 Namore uma garota que lêMy Profile

  • Reply
    Sabrina Pepe
    March 22, 2012 at 6:38 am

    Ah, estou doidaaaaa por esta série!
    O lançamento do filme só atiça a gente né?
    gostei muito da sua resenha, não sei se gostei de saber que acaba em momento tenso. Todas as series estão utilizando este recurso de Tv , mas acabam nos prendendo MESMO né??
    Valeu pelo aviso, sempre tentamos nos policiar para não dar aquela olhadinha básica na ultima folha huauuauau

    Bjus, Sabrina – Leituras & Devaneios
    Sabrina Pepe recently posted..Promoção: A Maldição da Pedra – Cornelia FunkeMy Profile

  • Reply
    Byzinha
    March 25, 2012 at 4:34 pm

    E amooooooo Catching Fire e Mockingjay é meu preferido porque a Katniss ta lokona kkkk O meltdown que ela tem com a Rue no livro 1 e os dois por causa do Peeta no livro 2 (da cerca e no final, com o Haymitch, só digo isso, porque vai que quem não leu me xinga né?) ela tem no livro 3 INTEIRO. É meltdown atrás de meltdown e eu adoro Crazy!Katniss.
    Concordo com você sobre o Peeta e acho que a Suzanne trolla ele de mais nos dois primeiros livros. Tadinho ._. Por isso gostei do que fizeram no filme, a parte dos mutts.
    Arg, que péssimo escrever codificado kk Mas quem leu/assistiu entende o que eu quero dizer, eu acho.

  • Reply
    Camila Costa
    March 26, 2012 at 3:21 pm

    MENIINAAA vou começar Em Chamas HOJE sério mesmo e já estou com o coração acelerado de expectativa! PRECISO providencias A Esperança imediatamente pelo visto!!

  • Reply
    Kamila Wozniak
    March 29, 2012 at 9:30 pm

    Como não li ainda o primeiro … to me segurando pra nao ler essa resenha haha … mas temos q compartilhar essa ansiedade neh hehe ainda bem q a trilogia ja ta aki na minha lista dos próximos e na minha prateleira hahaha

    beijos

    Ka Wozniak
    Cinco das Artes

  • Reply
    filipa
    June 16, 2012 at 8:20 pm

    O peeta morre??? /cry /confuse

    • Reply
      thanny
      June 18, 2012 at 12:03 am

      Não, esqueceu que ele tá em A Esperança, o último livro? :D

    Leave a Reply

    CommentLuv badge