Literatura

Eleanor & Park, Rainbow Rowell

Eleanor & Park é um romance que vai te fazer se apaixonar logo nas primeiras páginas, com uma sinceridade gritante sobre a vida, a história de ficção torna-se próxima da realidade de muitos leitores e ainda surpreende pela diversidade dos personagens, questão debatida nesse texto da Geo. Afinal, quantos livros você leu em que os protagonistas são um garoto descendente de coreanos e uma garota acima do peso?

eleanor e park

Mas vamos começar do início.

Eleanor é uma garota grande e ruiva, que usa roupas estranhas e muitas vezes masculinas. Ela está indo para uma nova escola, após passar um ano morando longe da família, mas por causa de sua aparência, acaba sendo alvo constante de bullying.

Park é descendente de coreanos, apaixonado por música e quadrinhos. E sim, ele é diferente da maioria dos outros alunos, mas por um feito no passado, ele é imune a qualquer tipo de bullying. Ele se sentava sozinho no ônibus escolar, até Eleanor chegar e sentar (não que houvesse muitas opções para a garota). E assim, de uma maneira não tão convencional, entre leituras silenciosas e trocas de olhares, eles começam uma amizade e acabam se apaixonando um pelo outro sem perceber.

E é tudo tão fofo, inocente e lindo que é impossível não soltar alguns suspiros. Se você não acredita em mim, tem um ou dois capítulos falando sobre a magia de segurar as mãos. Isso mesmo, apenas segurar as mãos. E você acaba refletindo sobre isso ou até mesmo revivendo a primeira vez que você segurou a mão daquela pessoa que você gosta/va.

Quando Eleanor e Park estão juntos, nada mais importa. Todos os problemas são esquecidos.

Porém, é… tem os problemas. Eleanor sofre em uma família com relacionamento abusivo, por parte do padrasto, e que possui o dinheiro apenas para se manter viva, porque nem uma escova de dentes a garota tem. A situação toda é chocante, de se revoltar com a mãe dela por se submeter a isso e principalmente por não dar um devido apoio à filha adolescente. Park, que aparentemente tem uma vida perfeita e pais amorosos, não tem um bom relacionamento com eles. Ele se sente deslocado dentro da própria família e isso o deixa triste, em busca de si mesmo.

“Se você mesma não pode salvar sua própria vida, vale a pena alguém salvar?”

À medida que o relacionamento deles vai evoluindo, esses problemas, as inseguranças quanto a aparência física e os medos são revelados e, juntos eles vão se ajudando, mas a vida não é fácil… Não sei se por trauma dos últimos livros que li, eu esperava o pior no final da história e acabei me surpreendendo, ainda não tenho certeza se de forma negativa ou positiva, só sei que mexeu bastante comigo e com todos os sentimentos que saíram das páginas para minha vida.

Confesso que fiquei com raivinha pelo final aberto, não vou dar spoilers, mas você também vai se irritar. Porém, apesar disto, vai amar a história dessa casal “estranho” que começou a se aceitar e enfrentar os próprios demônios.

Eleanor & Park é um livro com uma narrativa rápida, tem aquele toque nerd dos livros do John Green, várias referência à cultura pop dos anos 80, personagens diferentes, mas que ao mesmo tempo se parecem com você e uma história que te conquista por sua simplicidade. Não vai mudar a sua vida, mas vai marcá-la de alguma forma.

Informações

 

Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Tradução: Caio Pereira
Editora/Selo: Novo Século
ISBN: 978-85-428-0125-5
Nº de Páginas: 328
Edição: 1ª – 2014
Preço: R$39,90 (Compre aqui por R$21,90)
Classificação: ★★★★½

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Gabriela Morgante
    September 17, 2014 at 2:57 pm

    /cute /cute /cute /cute /cute
    Eu quero muito ler esse livro, já tinha lido alguns comentários positivos, mas nenhuma resenha boa até agora, e a história parece ser a minha cara!
    Gabriela Morgante recently posted..Qual será a próxima tendência literária? Viagens no Tempo!My Profile

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo Amy & Matthew, Cammie McGovern - Who's thanny?
    March 12, 2015 at 7:31 pm

    […] com um final aberto, que terá seu desfecho na mente do leitor. Não sei se você se lembrou de Eleanor & Park, da Rainbow Rowell, mas eu lembrei. Os personagens também tem esses diálogos inteligentes, com […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge