Literatura

Deslembrança, Cat Patrick

O que você faria se todas as noites, cada detalhe que você vivenciou durante o dia fosse apagado de sua memória para sempre e as únicas lembranças restantes são do futuro?

Sinceramente, achei esse plot um pouco confuso. Como assim se lembrar de uma coisa que ainda nem aconteceu? Como viver não se lembrando de nada do seu passado? O que aconteceu para a protagonista ter esse lapso na memória? Mas a capa do livro é tão linda que aceitei o desafio e fui adiante com a leitura.

Todas as noites, às 4:33h da manhã, o cérebro de London Lane é reiniciado e cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Ao acordar, suas únicas lembranças são do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. E o único meio encontrado para ter uma vida normal é escrever bilhetes para si mesma narrando os fatos importantes e as roupas que usou durante o dia. Claro que ela também tem uma ajudinha da mãe e da melhor amiga, Jamie. E tudo estava bem até que imagens perturbadoras envolvendo um funeral surgem em suas lembranças… quem vai morrer?

Eu me lembro do que ainda vai acontecer. Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou. Todas as minhas lembrança, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar.

Nossa protagonista, que tem um nome digno de heroína, é uma garota com muita personalidade e gostei dela desde o início, não só por ela ser ruiva, mas por ela não ligar muito para o que os outros pensam. As atitudes dela, na maioria das vezes, são correspondentes aos meus pensamentos então tudo certo entre nós.

Como todo romance, tem que existir um garoto novo na escola por quem a garota acaba se apaixonando, aqui temos o Luke Henry, um geek completamente lindo e com olhos beirando a perfeição. Ele é todo fofo e tenho certeza que as piriguetes literárias vão adicionar o rapaz na sua listinha de namorado dos sonhos. Pois de quebra, ele é o melhor personagem do livro. Mas como é possível existir um relacionamento entre Luke e London se ela não se lembra dele?

Graças aos bilhetinhos, London consegue agir dentro do normal perto dele. E é até meio engraçado isso, me remeteu ao filme “Como se fosse a primeira vez“, em que a protagonista também esquece de tudo e tem que assistir um vídeo todas as manhãs explicando as coisas para ela.

Certa vez conversei com a Byzinha de que nunca dou muita atenção se um livro é narrado no presente ou no passado, mas desde que ela falou que é meio estranho quando é no presente, eu não paro de analisar e pensar que o narrador está vivendo e anotando as coisas num caderninho. “Estou andando. Fulando olhou para mim e eu sorri.”, por exemplo. Em Deslembrança é assim, mas não chega a incomodar.

O livro é divido em capítulos, mas se fosse por partes, teríamos duas: 1. Romance, 2. Ação. Porque é sério, você está toda apaixonada pelo romance e do nada o livro vira um thriller que te deixa louca, no bom sentido.

A autora faz um joguinho desde o começo com o leitor, de quem é o funeral que London se lembra? E você fica apontando para vários personagens e se questionando se o final será óbvio ou não, ou se a autora quer que você pense uma coisa e na verdade é outra. Eu QUASE li a última página, ansiedade mil para saber o desfecho da história.

E para quem não esperava muita coisa, o final acabou me surpreendendo. Não sei se bato ou abraço a autora pelo que ela me faz passar durante a leitura.

Deslembrança foi um livro divertido de se ler, por ser Y.A. (para jovens adultos), não foge aos clichês das histórias que se passam no high school, principalmente as cenas de romance. Mas esse é apenas o primeiro livro de Cat Patrick e estarei aguardando por mais livros dela. Em entrevista, ela contou que está escrevendo “The Originals”, um romance com clones. Vamos aguardar, né?

E mais uma coisa, o thriller será adaptado para o cinema pela Paramount Pictures, com Hailee Steinfeld (x) – que concorreu ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2011 por “Bravura Indômita” – interpretando a protagonista London. Leia a matéria completa aqui. Se o roteiro for bem escrito, creio que o filme pode superar o livro.

Título: Deslembrança
Autor:  Cat Patrick
Número de Páginas: 256
Edição: 1ª – 2012
Editora: Intrínseca
Preço: R$ 24,90
Classificação:  ★★★½☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Byzinha
    May 30, 2012 at 6:06 pm

    Sua resenha foi mais animadora que seu comentário no twitter. kkk Eu não tinha visto nem resumo desse livro, acredita? Ele só foi chamar minha atenção quando eu vi a notícia da Hailee no elenco. Hailee é eternamente minha Attia de Incarceron <3 (será que Incarceron miou mesmo? ._. É tão majah, tadinho .-.)
    Vou pensar se adiciono esse livro na minha lista de futuras aquisições, hm/ To com tanto livro na lista D;

  • Reply
    Ceile
    May 31, 2012 at 6:27 pm

    Bom, li algumas páginas do livro e a leitura é bem rápida, né?
    A capa é linda demais, não resisti quando vi na livraria /love

    Ainda estou na fase da confusão da história – tô fingindo que tô entendendo tudo e espero que esteja mesmo rsrsrsrs

    Estou medo do funeral, sério. Começam a pipocar finais que vou odiar na minha cabeça /cry

    Um beijo!
    Ceile recently posted..[Divulgando] Confira o booktrailer de TravessiaMy Profile

  • Reply
    Ann Gominho
    May 31, 2012 at 9:31 pm

    Também achei a capa desse livro linda!! Infelizmente, ainda não tenho verbas para comprá-lo… rsrs Terei que me contentar com as resenhas que ando lendo… Minhas expectativas por ele só aumentaram até agora…. Quero ler esse livro logo!!

    Beijos
    Ann G. anngominho.blogspot.com
    Ann Gominho recently posted..Resenha: Once a WitchMy Profile

  • Reply
    May
    June 1, 2012 at 9:54 pm

    Todos falando tão bem desse livro que fico morrendo de vontade de lê-lo!
    Adorei sua resenha,
    Beijinhos,
    May ;*

  • Reply
    Pamela Christine
    June 2, 2012 at 1:54 pm

    É a primeira resenha que leio do livro e isso só me deixou mais ansiosa. Desde que eu li a sinopse fiquei louca para lê-lo e só queria ter certeza de que o livro é bom. Agora estou mais ansiosa ainda…
    Muito boa a sua resenha.

    Bjs
    Pamela Chris /love
    Pamela Christine recently posted..Concurso Cultural – Hades & SempreMy Profile

  • Reply
    Juliana Pires
    June 3, 2012 at 1:36 pm

    Esse livro já me conquistou de cara pela capa.
    A história eu achei interessante e me lemboru o filme com a Drew.
    Em todas as resenhas que eu li desse livro eu senti que as pessoas gostaram do livro, mas que a historia poderia ser melhor.
    Eu ainda vou ler, por que fiquei curiosa e quero saber o que acontece.

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge