Literatura

Delírio (Delírio #1), Lauren Oliver

Por Byzinha

Amor: vai matar e salvar você, ao mesmo tempo.

Arg.

Como começar a falar desse livro para vocês sem ser chata desde o início?

Talvez eu deva informar que sou uma pessoa traumatizada com romance desde Querido John e o fracasso tão grande na minha própria (e inexistente) vida amorosa que amor~~ é um assunto chato e entediante, na minha opinião. Sério. Mimimi amor mimimi paixão mimimi meu coração palpitando, eu quero que a pessoa, por favor, me poupe.

Eu também não queria ler Delírio, não estava na minha lista de prioridades literárias, mas ele estava tão baratinho que eu não resisti e comprei. Daí Thanny falou que ele estava na lista de possíveis resenhas, então resolvi encarar.

Arg.

Lena é uma menina de quase 18 anos que vive numa Portland de um Estados Unidos do futuro no qual o amor~~ foi banido e todas as pessoas, ao completar 18 anos, ganham uma cirurgia que corta qualquer tipo de sentimento do sistema nervoso. Ela tem uma melhor amiga, chamada Hana, que ela não cansa de falar o quanto é linda e rica, o que irrita amargamente. Elas cresceram juntas e gostam de correr. No verão que antecedeu o aniversário e, consequentemente, a cirurgia de Lena, um incidente aconteceu no teste de aptidão ou já não lembro mais como eles chamam esse teste que levou-a a uma série de pequenos eventos até que ela conhecesse Alex, que, num futuro próximo, abriu os olhos para as mentiras do mundo dela e para ~~o amor~~.

Olha, talvez eu que seja chata pra cacete, mas sinceramente, o livro foi morno e previsível do início ao fim. Uma pena, porque Antes que eu Vá, o romance anterior de Oliver, é MUITO bom, bem escrito e contagiante, de um jeito que eu não conseguia largar enquanto não terminasse.

Em Delírio, Lena é sem graça e entediante. E cada vez que ela repete o quanto é sem graça e o quanto Hana é perfeita, rendia uma rolada de olhos, como se o leitor já não tivesse reparado na chatice dela. As reflexões, que todo mundo me disse serem ótimas, me soaram clichês e eu quase quis pular os parágrafos. Eu quase pulei vários parágrafos.

E todo o resto da história é uma sequência de previsões que por favor. Lauren, assim você me decepciona. Sigam comigo: A menina sem graça. Tem uma amiga linda de morrer. Não acredita no amor, porque ele destruiu sua família. Mal pode esperar para fazer a cirurgia. E adivinha o que acontece?????? Ela se apaixona! Oh, quase não consegui imaginar essa! E como se isso não fosse o suficiente, a amiga dela faz o quê? Nada! Não se apaixona, não quer sair de Portland, não nada, mesmo tendo sido ela quem apresentou esse mundo “oculto” para Lena. E as últimas páginas? Você tem certeza que não vai dar certo.

E eu nem contei para vocês (ainda) quantas vezes eu quase desisti de ler nos primeiros 2/3 do livro. A leitura se a r r a s t o u por duas semanas, eu quase chorava de desgosto cada vez que lembrava de ler o livro.

Não me entendam errado, não era um Maldição do Tigre da vida. Lauren ainda sabe escrever. Mas Lena é. tão. chata. e romance é. tão. besta. que minha leitura foi um constante “me poupe”. Pode agradar bastante os amantes de água com açúcar, mas eu recebi minha dose de glicose literária para a vida inteira dois anos atrás com a quantidade de Nicholas Sparks que entrou na minha vida (três livros, apenas, caso esteja curioso. E mais que o suficiente).

Sobre o outro ponto do livro – a distopia -, devo dizer que foi a distopia mais fraca que li na vida. Sério. What the heck essa história de “o amor destruiu tudo”? Deus do céu, o que está destruindo o mundo não tem nada a ver com amor! Quero dizer, SÉRIO? Seu argumento é inválido.

É nesse ponto que eu me vejo indicando outro livro que não o da resenha. Feios, de Scott Westerfeld. Caso não conheça, você pode conferir a resenha. Feios é sobre um mundo do futuro em que a beleza foi considerada a raiz de todos os males e a solução é uma cirurgia que deixa todo mundo bonito. Se você quer uma protagonista conformada e ansiosa pelo futuro que seu governo impõe, mas que aprende que as coisas não são bem assim e se torna uma pessoa super interessante, dentro de uma história realmente inteligente e sem falhas, eu aconselho Feios. De fato, Delírio, segue a mesma linha, mas com um pouco de fracasso.

Meu consolo é que o final do livro deu um chacoalhão em Lena e a prévia da sequência indica que ela se transformou em outra pessoa. Meu consolo é que, talvez, ela seja mais interessante no próximo livro. Espero que realmente seja consolada.

No fim das contas, Delírio foi tão sem sal nem açúcar que eu não consigo pensar em nenhum quote pra destacar aqui para vocês. Espera, deixa eu dar uma olhada no GoodReads. AQUI, achei um mais ou menos.

Acho que isso faz parte de amar as pessoas: Você tem que abrir mão de algumas coisas. Às vezes você tem que abrir mão até mesmo delas.

Ah! Achei mais um. É o que você leu lá no começo. Só achei nesse ponto da resenha que lhes escrevo. Okay, chega, já fui chata de mais por hoje. Se estiver afim de ler um romance, manda ver. Mas não esqueça que eu avisei que os primeiros 2/3 do livro podem matar de tédio. kekeke

Toodles!

Informações

Título: Delírio
Autor: Lauren Oliver
Número de Páginas: 352
Edição: 1ª – 2012
Editora: Intrínseca
Preço R$29,90
Classificação: ★★½☆☆

You Might Also Like

16 Comments

  • Reply
    Mareska
    23/07/2012 at 4:28 pm

    Eu adorei Delírio xD mas tinha visto seus comentários via twitter, já imaginei que não estivesse gostando!
    Mareska recently posted..SORTEIO "A garota que perseguiu a lua"My Profile

  • Reply
    thanny
    23/07/2012 at 5:37 pm

    Esse é um livro que divide opiniões, mas essa foi a resenha mais negativa que li até agora e devo confessar que perdi grande parte da vontade que tinha de ler Delírio. Eu gosto de romance, mas sinceramente, estou ficando sem paciência pra esses mimimimi de protagonista chata/indecisa. Futuramente darei uma chance, mas no momento, passo!

  • Reply
    Emanuella Casado
    23/07/2012 at 5:42 pm

    Thanny, CONCORDO PLENAMENTE com a resenha. comprei o livro pela capa, me arrependi amargamente. nem terminei, por sinal.

    /omg

  • Reply
    Nathália
    23/07/2012 at 6:00 pm

    Que pena que o livro é chato. Amei Antes que eu vá da Lauren que me animei quando vi que tinha outros. Pelas resenhas que vi,de três pessoas. Só uma que gosta. De qualquer forma,acho que vou comprar só pra ver,vai que eu gosto.

  • Reply
    Bruna:)
    23/07/2012 at 9:01 pm

    Desde o começo não tive vontade de ler Delírio, mas agora que minhas suspeitas se confirmaram tão fortemente acho que não vou nem tentar. Não que sua resenha tenha me influenciado, mas desde o começo eu senti uma pontinha da sinopse MUITO parecida com a de “Destino”, achei tudo muito parecido, e como não gostei de Destino, resolvi nem arriscar nesse aí. /blink

  • Reply
    Axwell Godoi
    23/07/2012 at 9:23 pm

    Rebeldiou total kkkkk
    Eu não li este livro, e não tenho vontade de lê-lo. Apesar da resenha ser 99,99% negativa, não é o motivo de eu não querer ler. Nunca fui fã de romances doce-de-batata-doce-com-super-calda-de-melado, o que me impedia de ler vários livros, mas estou aprendendo a ser mais receptivos com eles. Já li 1 livro do Sr Nicholas, não achei grande coisa não.
    Um dia eu possa vir a ler Delírios, mas não tenho nenhum interesse por ele, ainda.

    As Crônicas de Zazuleigo
    Axwell Godoi recently posted..TOP 5 Livros Onde a Amizade Faz Toda a DiferençaMy Profile

  • Reply
    Anderson Vidal
    24/07/2012 at 1:44 am

    Eu tenho muita curiosidade sobre este livro, me parece bom. Sua resenha foi ótima, mesmo não sendo TÃO positiva é sempre bom saber os pontos fracos do livros, aliás até hoje só tinha lido resenhas positivas do livro de Lauren Oliver! ótima resenha e adorei os gifs!

    Abraço, Anderson Vidal /grin (amo esse emoticon, haha)
    Hooked for Books
    Anderson Vidal recently posted..Perfil de Autor: Lissa PriceMy Profile

  • Reply
    Vanessa
    24/07/2012 at 3:11 am

    Parabéns pela resenha Byzinha! Muito em breve pretendo ler Delírio e espero não me decepcionar. Beijos!

    http://www.newsnessa.com/

  • Reply
    May
    24/07/2012 at 2:20 pm

    Eu tenho uma certa curiosidade com Delírio, mas não quer dizer que seja o primeiro livro da minha lista de desejados, sei lá!

    Beijinhos,
    May :*

  • Reply
    Jeniffer Haddad
    24/07/2012 at 3:48 pm

    Você também não gosta de querido jonh? \o/ finalmente achei alguém que concorda comigo KKKKKK
    Cara, eu tava querendo ler esse livro , pois vi muitas resenhas positivas dele, mas agora…já mi que deve ser uma chatisse que não sabemos o porque fez sucesso. haha
    obrigado por avisar.

  • Reply
    Lorraine Lopes
    25/07/2012 at 4:33 pm

    Se eu fosse escrever uma resenha de Delírio, seria bem parecida com a sua! Até a classificação, e 2 estrelas e meia é sendo muito generosa…
    A Lena é realmente tão chata, e esse romance dela é tão sem sal, e a história é tão previsível que chega a fazer a gente bocejar. A minha cota de romance água com açucar também já foi pro espaço com os livros do Sparks, apesar de eu ainda querer ler The Notebook, porque eu gosto do filme…
    Enfim. O final me matou de raiva, fiquei pensando tipo: COMO que esse livro acaba assim?! Mas não estou muito ansiosa pelo próximo volume. Se eu tiver a oportunidade, leio só para saber se essa distopia mais ou menos engata pelo menos um segunda marcha, né – porque uma primeira, acho bem difícil.

  • Reply
    Sam
    26/07/2012 at 9:27 pm

    BY SEM CORAÇÃO, PFFFFFFFF n Ok, tinha até achado o plot do livro legalzinho, mas agora broxei. Se fosse pra ler uma coisa bonitinha, tinha que ser num momento de extrema viadagem da minha parte, o que não é frequente. ENFIM. Desceu o cacete no livro mesmo, adoro HAHAHHA

  • Reply
    Emelly
    03/02/2013 at 7:06 pm

    Eu ate que gostei do livro, mas concordo com a sua resenha. A protagonista é um saco e td vez q ela falava da Hanna eu tinha que botar o livro de lado e respirar fundo umas dez vezes para continuar a ler. E o pior é que eu achei, ou melhor, eu esperava, que fosse so um livro, mas não, são TRES! E sim, tbm acho que as coisas parecem melhorar no proximo, mas Delirio foi uma grande decepção. Antes que eu vá é TAO bom.
    P.S.: Fico tao feliz em saber q n sou a unica q nao gosta do Nicholas Spark.

  • Reply
    Andressa Leite
    10/02/2013 at 10:08 pm

    Amei a sinceridade dessa resenha. Ainda não li o livro, então não posso dizer nada. Também fico de saco cheio dessas personagens cheias de mimimi, coitada de mim. Mas eu vou ler quem sabe. E sim, eu quero muito ler Feios!
    Andressa Leite recently posted..Na Semana #21My Profile

  • Reply
    Agatha Menezes
    16/02/2013 at 10:28 am

    Eu acho que eu estou salva desse mundo de romances mela-cueca. De todas as referências que você fez, só queria mesmo ler o “Feios”. Dos livros do Nicholas Sparks eu sempre fugi. Pra início de conversa pelos títulos, depois pelas capas, SEMPRE de casais apaixonados em um pôr do sol, faça o favor! kkk Mas esse Delirium me surpreendeu, talvez eu o comprasse se visse só a capa monocromática. k

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge