Literatura

Dartana, André Vianco

Dartana é o mais novo livro de André Vianco, um dos escritores mais aclamados quando se trata de literatura fantástica, e esta obra é o primeiro volume de uma série. Eu, particularmente, nunca havia lido um livro do autor, então pra mim foi uma surpresa saber que há alguns escritores que abordam o gênero que eu mais adoro com total maestria.

O livro fala sobre o mundo de Dartana, onde seus residentes sofrem de uma maldição na qual eles esquecem de tudo que aprendem, vivendo de uma maneira rudimentar, lembrando muito os homens das cavernas do nosso planeta. Outro problema que os assola é o mal do peito que acomete as crianças e leva ao fim de sua vida em poucos dias. Há apenas uma classe de pessoas que estão livres destas maldições, as chamadas de feiticeiras, que além disso são detentoras de uma magia curativa e contam as histórias do Combatheon.

De tempos em tempos, um Deus nasce em Dartana e abre as portas do Combatheon, uma terra onde seres de vários mundos combatem entre si com a promessa de acabar com as maldições de seu povo se atingir a vitória.

Apesar de ter vários personagens que podemos chamar de principais, a narrativa de Vianco é focada em quatro, onde cada um tem o seu próprio propósito nas terras do Combatheon, ou não. Jeliath, um construtor ávido por conhecimento e, mesmo sofrendo com a maldição, consegue desenvolver certos aparatos, Mander, o general do exército de Dartana, que luta para vencer a guerra, pois seus filhos sofrem do mal do peito, Dabbynne, uma recém feiticeira que quer provar para seu ex-namorado, Jout, que o Combatheon realmente existe, e Glaucia, uma professora de medicina que leciona na universidade de São Paulo.

Uma das coisas bacanas em Dartana é que todos os personagens têm o seu papel na história, ou seja, não tem aquela pessoa que fica ali apenas por estar e não existe heróis e vilões, todos seguem seus próprios ideais da maneira que achar mais correta. Outro ponto interessante é que o autor teve a preocupação de descrever de uma forma que fosse possível de imaginar os seres de outros planetas, as locações e armas que são utilizados tornando-se uma história imersiva e envolvente.

Além do mundo de Dartana, André Vianco tenta abordar algumas críticas, principalmente no campo da religião, no envolvimento dos seres humanos com as redes sociais e a influência das grandes corporações na sociedade, fazendo os leitores refletirem um pouco sobre estas questões e dando uma riqueza maior a este universo.

Dartana foi escrito com paixão para os amantes de literatura fantástica, se aventure nesta obra publicada pelo selo Fábrica231 da editora Rocco.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Dartana
Autor: André Vianco
Número de Páginas: 784
Edição: 2016
ISBN: 978-85-68432-84-6
Editora: Fábrica231
Preço: R$ 59,50
Classificação: ★★★★☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Clayci
    March 21, 2017 at 11:33 am

    Eu nunca li nada do autor e me culpo por isto. Eu conheci o André pessoalmente e ele é incrível! Adicionei vários livros dele na minha listinha e ainda espero conseguir chegar até eles. <3
    Esse me interessou muito e como é início de uma nova história, quero dar uma chance e ter meu primeiro contato com a escrita dele.

    Beijos
    Clayci recently posted..Shift – Em BaileyMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge