Literatura

Darkly Dreaming Dexter, Jeff Lindsay

Por Giulia

Preciso começar dizendo que sou fã fajuta da série (ainda assistindo a segunda temporada) e quando peguei pra ler esse livro achei que fosse impossível gostar mais de Dexter, Deb e a galera toda. Achei errado.

Dexter

Em Darkly Dreaming Dexter, Dexter Morgan é, como ele mesmo se apelida, um lobo em pele de cordeiro. Residente de Miami, Dexter tem um passatempo peculiar. O de serial killer. A peculiaridade não acaba aí, além de ser assassino em série seus alvos são exclusivamente seus colegas de hobby.

Seu trabalho como analista de manchas de sangue na polícia de Miami é de muita ajuda quando se trata de encontrar e provar a culpa desses criminosos. E é aí que as coisas complicam. Quando surge de repente um novo assassino com técnicas semelhantes e ao mesmo tempo completamente diferentes, Dexter se ve perdido entre admiração e temor.

Eu comecei a ler esse livro tanto tempo atrás e parei – por nenhum motivo – um pouco antes da metade. Já tinha assistido a primeira temporada da série, e poder ver o que se passa dentro da cabeça de um personagem tão complexo foi incrível. Jeff escreve tão bem e Dexter, assim como todos os outros personagens são tão cativantes (talvez de um jeito estranho), que resolvi então que ia terminar de ler o livro.

Não sei apontar exatamente se minha dificuldade em passar por algumas partes se deu realmente a velocidade com a qual a história se desenvolve ou a minha lentidão enferrujada para ler, mas mesmo que arrastada em alguns pedaços a história foi aproveitada palavra por palavra do começo ao fim. E que final, ein.

Se tem uma coisa que eu aprecio e amo ver até mesmo em show de stand up são os fios bem amarrados no final. Tudo que começou teve um fim. E é exatamente essa sensação que esse livro me passou.

Falando então da tal série de TV. Eu sinto que algumas pessoa não entendem a palavra “baseada” quando leio algumas resenhas. Eu, por já ter assistido a primeira temporada duas vezes digo que: é possível aproveitar as “duas” histórias em suas semelhanças e diferenças.

Sim, elas existem. Mas não chegam a ser gritantes. É até mais divertido (ou pelo menos foi pra mim) achar e fazer comparações inofensivas entre as leves diferenças no desfecho da coisa toda.

Listando mais algumas das diferenças é que o livro é realmente focado na mente do serial killer de serial killers, enquanto na série temos uma visão mais ampla do universo de outros personagens como Angel no relation Batista e até mesmo Deb, a irmã mais nova.

Para quem viu a série e quer ter uma visão mais aprofundada na mente de Dexter, lá está o livro (com suas diferenças de plot, claro).

E para quem leu o livro e quer ver mais dos outros personagens, suas vidas e sua relação com Dexter, temos a série que está inteirinha no netflix (resaltando que 1- só posso realmente recomendar a primeira temporada e 2- reforçar novamente as diferenças no plot).

Resumindo meus sentimentos de quem acabou de ler o livro e ainda se encontra na metade da segunda temporada da série: amei tudo que vi até aqui e quero mais.

PS: as aliterações são maravilhosas!

informações

Título: Darkly Dreaming Dexter (Dexter #1)
Autor: Jeff Lindsay
Número de Páginas: 288
Edição: 1ª edição, 2004
ISBN: 9780385511230
Editora: Doubleday
Preço: R$33,50 (Compre AQUI!)
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge