Literatura

Criaturas Estranhas, um livro de contos por Neil Gaiman

Criaturas Estranhas é um livro de contos organizado por ninguém mais ninguém menos que Neil Gaiman e como o título já diz, o tema central é criaturas míticas, fatos fantásticos e histórias de fantasia em geral.

A obra consta com 16 contos, sendo a maioria deles escritos por autores contemporâneos, mas também conta com autores de séculos passados. Os teores dos contos diferem muito, variando de histórias passadas em mundos medievais, outras num futuro tão distante que viagem no tempo é uma realidade, ou acontecimentos estranhos que ocorrem no meio do cotidiano do homem moderno, ou deuses com seus cotidianos problemas, histórias infantis ou até histórias com um toque de terror. Esta grande diversidade é que acabou por dar uma riqueza maior ao livro, além de Neil Gaiman, mesmo que você não acabe gostando de uma história, outra pode te conquistar com certeza.

Outro ponto bacana é que Neil Gaiman teve a preocupação de adicionar histórias de escritores de diferentes partes do mundo, que acabaram por incorporar um pouco de sua cultura nos contos, se você acha que sabe de tudo de criptozoologia ao ler este livro, você vai ver que está redondamente enganado.

Com tantas histórias interessantes é até difícil escolher uma predileta, no entanto algumas me conquistaram como o “O grifo e o cônego menor”, em que um grifo comedor de gente vai à uma cidade apenas para ver uma estátua em sua homenagem e lá decide ficar, todos se apavoram, apenas o cônego menor teve coragem de conviver com a criatura. Um dos pontos que me conquistaram foi a moral que ficou, por trás somos egoístas a ponto de assumir nossas responsabilidades, apenas quando estamos em crise e quando não temos ninguém para responsabilizar.

Outro conto que eu adorei foi “O Lobisomem Cabal” por ter um clima de mistério e investigação policial, gênero que eu gosto bastante aliás. Vale ressaltar que ilustrações são encontradas no início de cada conto e elas são belíssimas.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Criaturas Estranhas
Autor: Neil Gaiman
Tradução: Antônio Xerxenesky E Bruno Mattos
Número de Páginas: 400
Edição: 2016
ISBN: 978-85-68263-44-0
Editora: Fastástica Rocco
Preço: R$44,50
Classificação: ★★★½☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge