Cinema

Coraline e o Mundo Secreto (2009)

Coraline e o Mundo Secreto é uma animação em stop-motion baseada no livro Coraline, do autor Neil Gaiman, que produziu o roteiro em parceria com o diretor Henry Selick, já conhecido pelo seu excelente trabalho em O Estranho Mundo de Jack e James e o Pêssego Gigante. E é, quando duas mentes brilhantes se unem, não podemos esperar menos que algo incrivelmente awesome, felizmente eles não decepcionam.

coraline 1

Coraline Jones, uma garotinha, de 11 anos, bastante curiosa e aventureira acaba de se mudar para um casarão rosa, onde seus vizinhos insistem em chamá-la de Caroline e a única criança da sua idade, Wybie, fala demais. Sentindo a falta dos amigos e sem receber a devida atenção dos pais, que estão sempre muito ocupados trabalhando, ela decide explorar a casa.

Curiosamente na sala, ela encontra uma pequena porta secreta, que ao ser aberta não tem nada além de uma parede de tijolos. Frustrada, Coraline fica se perguntando por quê alguém faria isso, para onde dava aquela porta? Outro fato intrigante é uma pequena boneca que Wybie encontra na casa da avó, que é idêntica a garota, mas com botões no lugar dos olhos.

Achando tudo isso muito estranho, Coraline adormece e sonha (ou será que não?) com um mundo atrás daquela porta. Um mundo bastante semelhante ao seu, sendo que melhor. Bem, é o que pensamos inicialmente. Lá ela encontra sua Outra Mãe, que cozinha as melhores comidas, o Outro Pai que é bastante divertido e até mesmo um Outro Wybie, e que maravilha, esse não fala nada! Todos possuem botões no lugar dos olhos, e se a garota escolher viver nesse mundo terá que fazer o mesmo.

coraline 2

“You probably think this world is a dream come true, but you’re wrong.”

O único ser vivo, além de Coraline, que ainda possui olhos é o Gato. Ele tenta convencer a garota de que tudo aquilo não passa de uma armadilha da Outra Mãe, um truque para sugar sua vida. E mesmo sem querer acreditar, quanto mais tempo ela vive no Outro Mundo, mais estranhas e assustadoras as coisas ficam. Então, ela irá precisar reunir toda sua sabedoria, determinação e coragem para voltar para casa e salvar sua família, a verdadeira família.

coraline 3

Coraline e o Mundo Secreto foi o primeiro stop-motion a ser filmado com uma câmera 3D, e mesmo tendo assistido em 2D dá para ter uma noção de toda a magia criada em torno dos dois mundos, principalmente o Outro Mundo.

Todo o cenário e personagens foram feitos com extremo cuidado, e apesar de ser um processo demorado, todo o trabalho valeu a pena. Tanto que o filme foi indicado em várias premiações.

A trilha sonora também é incrível! E casa certinho com as cenas do filme, complementando o tom sombrio da história. Se você ainda não assistiu, você vai entender o que estou falando logo na abertura com todas aquelas bonecas, botões e agulhas.

Sim, é uma animação infantil, mas é MUITO assustador, seja qual for a sua idade. Coraline tem uma personalidade forte e nós acabamos confundindo isso com coragem, mas no final, ela realmente tem que provar que aprendeu a lição. Que o amor dos seus pais, mesmo que tão relapso, é melhor do que o amor possessivo da sua Outra Mãe.

PS: Esse post é um bônus para o especial #MergulheEmNeilGaiman, promovido pela editora Intrínseca, e ainda dá tempo de concorrer ao novo romance do autor, O Oceano no Fim do Caminho aqui.

Ficha Técnica

 

Direção: Henry Selick
Roteiro: Henry Selick, Neil Gaiman
Elenco: Dakota Fanning, Dawn French, Ian McShane, Keith David, Robert Bailey Jr., Teri Hatcher
Produção: Bill Mechanic
País: EUA
Gênero: Animação
Trilha Sonora: Bruno Coulais
Duração: 102 min.
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Ana Luiza Moraes
    03/07/2013 at 1:09 am

    Sou a única achar meio bizarra? q
    Não pode ser pra criança. uashusauas

    Livrinhos & Eu

    • Reply
      thanny
      03/07/2013 at 1:16 am

      Meio? HAHAHAHAHA Meu professor não deixava os filhos assistirem, ele dizia que não era filme pra criança… mas né, tem uma lição de moral bonitinha que vale os pesadelos e o medo de botões depois.

  • Reply
    Regiane "Carrie" Alencar
    03/07/2013 at 9:05 am

    Eu adorei livro e filme. =]
    Regiane “Carrie” Alencar recently posted..Presentinhos…My Profile

  • Reply
    Maíra Souza
    04/07/2013 at 12:30 am

    Ah eu gosto muito! Tanto do livro quanto do filme… Mas não acho que seja para crianças, nem deixo minha sobrinha de sete anos assistir. rs

  • Reply
    David Andrade
    04/07/2013 at 10:56 pm

    Cara parece muito show, mas é tenebroso esse lance de botões nos olhos. E essa mãe ai? Ela parece algum tipo de bruxa D: Espero q as aparecias enganem! O tema não me parece tão infantil assim.
    David Andrade recently posted..News!My Profile

  • Reply
    Marina Bartholi
    05/07/2013 at 1:57 am

    Nossa, pensa em uma pessoa “adulta” que ama esta animação, eu adoro este filme, realmente ele não parece que é para criança; é muito tenebroso, mas ao mesmo tempo fantástico. Ainda vou ler o livro.

    Ado /smile rei o post sobre ele.

    Bjkas
    Marina
    blog Leituras E Afins
    http://afinsdaleitura.blogspot.com/
    Marina Bartholi recently posted..Editora AndrossMy Profile

  • Reply
    Jheyscilane
    09/07/2013 at 1:37 am

    Realmente assusta a parte de costurar os olhos e colocar botões, eu até estranhei o fato de ser uma animação infantil na época em que vi ahahaha mas é lindo de qualquer forma ^^

    Beijos
    Jheyscilane recently posted..Carimbo: Química PerfeitaMy Profile

  • Reply
    Francielly
    19/07/2013 at 1:09 pm

    Concordo que esse filme não é pra crianças /omg arranjei pra assistir assim que li esse post. Acho que deviam explicar o que era aquele outro mundo que Coraline foi

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge