Conto de Dragões, Fabi Zambelli

A gente conheceu a Fabiane Zambelli na Artist’s Alley do Anime Friends 2019, e desde o momento em que ela me contou resumidamente como era o o livro, ele pareceu ter sido feito sob medida pra ser o exato tipo de conteúdo que me diverte: tem fantasia, tem protagonista feminina que passa por um desenvolvimento interessante de personalidade, interesse amoroso masculino sofrendo por causa da garota, drama de família divertido de ler, e é fantasia, numa ambientação no interior do meu estado de São Paulo que, pelo menos pra mim, ficou bem interessante.

Sobre a narrativa:

Mariane, uma jovem universitária no auge de seus 20 anos, tem uma vida pacata e comum. Desde pequena ela sonha com criaturas místicas e sobrenaturais. No entanto, esses sonhos começam a ficar cada vez mais reais.

A rotina que ela conhecia é completamente abalada quando um garoto misterioso entra em sua vida. O nome dele é Andrey, e parece ser perigoso – não que isso realmente importe para Mariane, já que ela se sente cada vez mais atraída por aqueles olhos verdes e profundos.

Quando Andrey resolve abrir o jogo e revelar quem realmente é, o mundo da garota vira de cabeça para baixo e ela se vê envolvida numa guerra sobrenatural, na qual parece ser a chave da vitória dos dragões sobre os giants – criaturas místicas das quais, até então, ninguém ouvira falar. Mas há mais mistérios ao redor de Mariane do que ser simplesmente a “arma secreta”.

Dragões e humanos precisam se unir para vencer um inimigo em comum. E em meio ao caos surge um amor improvável.

Descrição no livro

Mariane tem o perfil típico de mocinha padrão protagonista de romance? Sim. Isso foi um problema pra mim? Nem um pouco, sem ironia. Andrey às vezes irrita quando não sabe lidar muito bem com o próprio ciúme que sente pela Mari? Claro. Ao mesmo tempo que ele não sabe lidar com ciúmes, é um protagonista que consegue cativar? Sim.

Uma das primeiras informações que eu achei bem curiosas sobre esse livro é que o cenário do texto é no interior de São Paulo. A Mari mora em Jundiaí e é estudante de jornalismo na PUC de Campinas, e em vários momentos a autora é bem específica sobre locais onde acontecem vários eventos importantes; por exemplo, a Serra do Japi é citada em alguns momentos, e o fato de uma cena bem importante na guerra entre os dragões e os giants é lá. Achei bem legal ter cena com dragões em batalha num ambiente que não é urbano, mesmo com boa parte da história em cenário de cidade.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o fato de que a parte física do relacionamento entre a Mari e o Andrey é descrita bastante por metáforas e simbolismos – por exemplo, trocas de sangue e outros rituais –
em vez de forma direta; gostei dessa opção da autora porque concentrou o texto no que realmente me pareceu mais interessante, que é toda a construção de um universo de fantasia e mitologia que tem no livro. Tem cenas do Andrey e da Mari se pegando, mas nada que suba demais a classificação indicativa do livro.

Esse livro me lembrou bastante de outros da mesma categoria, inclusive com alguns trechos específicos (quase?) iguais a algumas passagens de outros textos bem populares. Não achei isso ruim, porque mesmo o que me pareceu aproveitado de outros materiais tava bem empregado, de um jeito que eu achei criativo, então, pelo menos pra mim, funcionou.

Seria bem interessante se essa história ganhasse uma sequência; seria possível expandir ainda mais a mitologia que tá criada aqui, mostrar mais história pregressa tanto dos dragões quanto dos giants e dos caçadores de dragões que existem nesse universo, e contar uma história ainda mais dinâmica pelo fato de um monte de informações sobre esse ambiente já estarem explicadas.

Sempre encontramos conteúdos que achamos interessantes nas Artist’s Alley dos eventos de cultura pop que visitamos, e apostamos que as próximas oportunidades não serão diferentes.

informações

Título:Conto de Dragões
Autor:Fabi Zambelli
Número de Páginas:414
Edição: 1ª, 2016
ISBN:978-85-428-0907-7
Editora: Novo Século/Talentos da literatura brasileira
Preço: R$39,36
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge