Textos

Como fazer um clube do livro

Se vocês acompanham outras pessoas que compartilham o gosto pela leitura, devem ter observado como é comum organizarem clube do livro e até criarem evento no Facebook convidando todo mundo para se encontrar em uma livraria qualquer e distribuir brindes em parceria com editoras, certo?

IMG_1918

Há alguns anos participei de um clube do livro e acabei saindo por pura preguiça, admito. Mas nos últimos meses bateu aquela vontade de compartilhar opiniões e discutir uma obra, qualquer que fosse, porque eu estava naquela coisa de não conseguir ler nada e precisava de algum estímulo.

Coincidentemente, duas amigas minhas compartilhavam do mesmo sentimento e animadas combinamos de começar o clube, porém enrolamos bastante para marcar a data da primeira reunião, além do livro a ser discutido. Por isso, a primeira regra é 1) não enrole.

Para ajudar a tirar nossos planos do papel, coincidentemente o blog da Agir Now deu algumas dicas. E na prática, algumas se tornaram bem válidas.

Após decidir o livro, a data e o local vamos para a regra de 2) não desista. Sei que pode haver imprevistos em sua agenda, mas não deixe de comparecer às reuniões, mesmo que não tenha conseguido terminar de ler o livro, sim, você irá ouvir spoiler, mas porque não cumpriu seu dever como integrante de um clube do livro.

IMG_1932

A dica é começar com poucas pessoas e com o tempo ir agregando mais pessoas ao clube, o meu tem apenas quatro integrantes. Durante os encontros é importante 3) saber ouvir e dar vez para o colega falar, afinal, todo mundo tem que mostrar seu ponto de vista sobre os personagens, enredo, estilo de narração do autor e etc.

Por fim, obedecendo as duas primeiras regras, 4) tem de haver democracia, faça sempre uma votação sobre o próximo livro a ser lido ou encarregue uma pessoa para escolher, da mesma maneira com o próximo lugar de encontro. Tente variar os gêneros literários e sair da sua zona de conforto.

Nosso clube se reúne mensalmente em alguma confeitaria da cidade, porque comemos enquanto discutimos a leitura e fazemos duas coisas que amamos ao mesmo tempo. E aí, curtiu as dicas? Já participou de algum clube do livro ou tem vontade de participar de um? Responda nos comentários.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Sulamita
    27/08/2015 at 9:58 am

    Muito legal esse post, a ideia e até bacana mas tem que ter pessoas e é muito difícil, arrumar pessoas que compartilham o gosto por leitura, por exemplo eu moro em uma área aonde mais que 90% das pessoas são analfabetas ou não tem cultura, então e difícil fazer um clube do livro em um lugar desses.

  • Reply
    Cecília Maria
    27/08/2015 at 10:00 am

    Clube do livro é amor! Eu participo de um, mas é online. A gente tem um grupo no facebook e no whats app onde a gente escolhe o gênero/tema do mês e vota no livro. Temos um dia fixo pra postar a resenha nos respectivos blogs, mas sempre estamos comentando sobre a leitura. E é maravilhoso, porque me deu a oportunidade de ler livros que eu jamais leria por conta própria.
    Acredito que essas reuniões “ao vivo” sejam bem mais bacanas, mas a ideia é válida de todas as formas :)
    Beijo
    Cecília Maria recently posted..Séries | Tv Show – o melhor meme sobre séries!!My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge